Autobronzeadores: cor dourada sem sol em 6 sugestões

autobronzeadores

Chega a esta altura do ano e começo literalmente a ser “bombardeada” com perguntas sobre autobronzeadores para corpo e rosto e também em suplemento e qual a experiência que tenho. Por isso hoje decidi dedicar-me a este tema! Todos os anos, desde há vários anos, que faço um suplemento autobronzeador, começando por volta de Maio e terminando sensivelmente em Setembro. Também gosto de usar autobronzeador diretamente na pele. Neste artigo mostro as minhas 6 sugestões!

Como funcionam os autobronzeadores?

Para quem procura mais informação sobre a composição de um autobronzeador, recomendo a leitura deste artigo do Portal Info Cosméticos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Autobronzeadores em suplemento, funcionam?

A pergunta mais recebida! Na minha pele funcionam sim, mas não vamos ficar “morenaças”! Vamos ficar com um tom sublimado e bonito. Já testei alguns suplementos, dois dos quais já mostrei neste artigo. Um deles não consigo mais encontrar, o Doriance autobronzeador, que deixava um tom suuuuuper dourado na pele (entre o castanho e laranja), o que na minha pele sempre resultou muito bem, pois eu tenho alguma tendência para ficar castanha e esse tom acabava por me ficar muito bem.

Este ano decidi comprar o célebre autobronzeador Oenobiol, que estou a tomar há 1 mês. Já noto alguma diferença no tom de pele sim: um tom mais “moreno” e zero laranja (mas um tom saudável), embora a marca refira que deva ser tomado pelo menos 2 meses (e 3 meses para um resultado máximo). O Autobronzeador Oenobiol permite obter um bronzeado bonito de forma muito gradual (demoramos a ver resultados, eu só comecei a perceber alguma diferença com pelo menos 15 / 20 dias), tanto no rosto como no corpo, mesmo quando não há sol. A fórmula deste suplemento é composta por 5 fitopigmentos – licopeno, luteína, extrato de curcuma, zeaxantina, astaxantina. Como não possui betacarotenos adicionados, este suplemento não deixa um tom alaranjado. A marca refere: “Um gesto simples para um resultado harmonioso após 2 meses de utilização”. Com cerca de 1 mês eu já vejo alguma diferença sim!

oenobiol autobronzeador

Destina-se a quem pretende um bronzeado luminoso durante todo o ano, mesmo quando não há sol. Apto para todos os tipos de pele e exclusivamente para adultos. Como usar: 1 cápsula por dia tomada à refeição (tomei sempre depois de almoço) durante 2 meses para um efeito ideal e durante 3 meses para um resultado máximo. Onde se compra? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

Atenção! Não oferece proteção contra queimaduras solares. Não dispensa o uso de proteção solar adequada a cada tipo de pele.

Outra opção de que gosto muito: Sunissime Cápsulas Bronzeado da Lierac

Este testei pela primeira no ano passado e gostei bastante por dois motivos: não só me deu um tom bonito e dourado como tem ainda a vantagem de “preparar” a pele através do concentrado antioxidante com vitamina E e selénio (que ajudam a proteger as células contra o stress oxidativo). O tom na pele é garantido pelo concentrado de carotenoides: óleo de cenoura, betacaroteno de algas vermelhas, oleorresinas de tomate e extrato de pétala de calêndula concentrado em luteína. O tom é um pouco mais “dourado”, na minha opinião, que o conseguido com Oenobiol, mas igualmente subtil. Não vamos ficar “morenaças” com este tipo de suplementos tal como referi anteriormente, mas irão ajudar a dar um tom bonito à pele sim. O suplemento Sunissime da Lierac conta ainda na sua composição com azeite, óleo de borragem e extrato de curcuma.

autobronzeadores

Destina-se a quem pretende um bronzeado luminoso durante todo o ano, mesmo quando não há sol e para quem pretende “preparar” a pele para o sol. Como usar: tomar 1 cápsula por dia ao pequeno-almoço com um copo de água. A marca recomenda começar a toma 15 dias antes da exposição solar e terminar 15 dias após o final da exposição solar. Onde se compra? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

Atenção! Não exceder a dose diária recomendada. Manter fora do alcance das crianças. Não substitui uma alimentação variada e equilibrada e um estilo de vida saudável. É essencial usar proteção solar ao sol. Não combinar com outros produtos que contenham selénio. O consumo excessivo pode ter efeitos laxativos. Consultar um médico ou farmacêutico se se estiver a tomar anticoagulantes ao mesmo tempo. Armazenar a uma temperatura inferior a 25°C, protegido da luz e da humidade.

Autobronzeadores de rosto

Nota: para que o autobronzeador de rosto ou corpo tenha um efeito bonito e uniforme na pele, esta deve ser esfoliada 1 vez por semana para garantir uma superfície homogénea e um resultado natural.

Sou sempre bastante conservadora no que diz respeito a autobronzeadores (sobretudo de rosto) pois tenho sempre imenso receio de ficar com um aspeto pouco natural. Mas existem boas opções no mercado! Uma de que já falei vezes sem conta é a solução da Pestle and Mortar: as Glow Drops. Já expliquei absolutamente tudo sobre estas maravilhosas gotas aqui. Como usar: são muito fáceis de utilizar. Basta colocar algumas gotas (neste artigo explico quantas mediante o resultado pretendido) misturadas com o hidratante de rosto (manhã ou noite) uma a duas vezes por semana (ou mais, de acordo com a nossa preferência) para um tom dourado e uma pele hidratada todo o ano, sem manchas nem tom falso! Gosto imenso e costumo usar à noite. Onde comprar: aqui.

autobronzeador

Uma outra opção, o Sensai Silky Bronze Self Tanning for Face. Conheci recentemente porque a marca estava a fazer uma ação na Stivali e achei uma opção bastante interessante para o rosto (a marca também tem uma opção para o corpo). Este é um gel cremoso e autobronzeador para rosto que espalha delicadamente na pele. A pele fica bronzeada e sedosa e a pele hidratada. Como usar: 2 a 3 vezes por semana no fim da rotina de rosto (à noite faz-me mais sentido), espalhando uniformemente por todo o rosto e pescoço. Lavar as mãos de seguida. A pele fica com um tom muito bonito e dourado e com um ar bastante natural! Onde comprar: em perfumarias ou por exemplo aqui.

Autobronzeadores de corpo

Já tive há muitos anos uma péssima experiência com um autobronzeador que me provocou uma enorme alergia! Pelo que deixei passar muitos anos antes de me aventurar novamente e pensar no tema “autobronzeadores”! Só o fiz quando vi uma modelo de fato de banho falar na Mousse Autobronzeadora St. Tropez que efetivamente adoro usar e dá um aspeto incrível, bronzeado e dourado à pele e de que já falei com todo o pormenor aqui, no ponto 6 – expliquei como usar, a minha experiência, tudo! É mesmo goof proof (recomendo o uso com a luva da mesma marca). A minha filha é que me costuma aplicar nas costas e fica impecável! Onde comprar: por exemplo aqui (é um kit com um tamanho bem simpático + a luva para quem não pretende comprar logo muito produto).

Outra solução que acho bastante interessante, um pouco à semelhança das Glow Drops que se misturam com o hidratante de rosto, é o Booster Autobronzeador Concentrado e Iluminador de Corpo da Clarins, do qual já recebi mesmo excelente feedback de quem comprou e usou. Só não o testei ainda (apesar de já o ter comprado) pois queria aferir primeiro o resultado do suplemento autobronzeador Oenobiol (se usasse autobronzeador na pele não poderia formar uma opinião sobre o suplemento). Este booster permite um bronzeado todo o ano sem sol. Basta adicionar 4 a 6 gotas na mão ao creme de corpo, aplicar na pele do corpo e lavar imediatamente as mãos. Não se deve usar sozinho, mas sempre misturado com o creme de corpo. A embalagem é bem pequena (quando recebi a encomenda em casa até me ri!) mas de facto tratando-se de gotas a misturar com o hidratante de corpo basta uma pequena quantidade.

É formulado com 99% de ingredientes de origem natural. Como usar: 4 gotas para um bronzeado subtil, 6 para um bronzeado intenso. Basta virar o frasco ao contrário e apertar a parte de baixo: 1 aperto = 1 gota. A fórmula é à base de plantas com aloé vera e a textura é completamente líquida. Onde comprar: por exemplo aqui (foi onde comprei o meu). A marca também tem uma luva aplicadora, mas uma vez que usamos as gotas misturadas no hidratante, muito honestamente não acho necessário. A marca tem ainda um produto igual para o rosto.

autobronzeadores

Esta é a minha experiência com autobronzeadores em suplemento e produtos para aplicação direta na pele do rosto e corpo. Gostava de saber a tua experiência com autobronzeadores em comentário a este artigo para partilha de experiências.

Qual o teu autobronzeador de eleição?

autobronzeadores

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Firmeza, celulite e gordura localizada: as 3 soluções Esthederm

Quando se fala em firmeza da pele, celulite e gordura da localizada queremos conhecer soluções eficazes e que acima de tudo nos ajudem a conquistar uma melhor auto-estima. A Esthederm, marca de que gosto tanto, l...

Abril 5, 2022

Topialyse e as boas novidades de 2022 para pele sensível!

A gama Topialyse da SVR é MUITO conhecida cá em casa! Usamos esta gama há vários anos e somos fãs. Vários produtos já entraram nos meus artigos sobre favoritos anuais, como é o caso do Baume en Spray Topialyse, d...

Fevereiro 3, 2022

Eczema / pele seca: como espaçar as crises? 21 dicas

Quem tem eczema e/ou pele seca sabe quão desconfortável pode tornar-se a pele. Comichão, sensação de desconforto, secura, descamação... várias são as queixas que impactam a nossa qualidade de vida. Em casa, a min...

Outubro 29, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist