Escovas de cabelo e 4 dicas relacionadas com escovagem

Recebo inúmeras perguntas sobre escovas de cabelo e hoje vou mostrar quais usamos em casa. Vou ainda explicar quais as minhas 4 dicas relacionadas com a escovagem de cabelo, como manter as escovas higienizadas e limpas e de que forma o gesto de escovar o cabelo pode contribuir para um cabelo bonito e saudável.

A marca de escovas que uso há mais tempo, a Tek

Há anos que uso a marca Tek! Muito honestamente não me recordo qual a primeira escova Tek que comprei (foi há mesmo muitos anos) mas desde essa altura que fiquei fã. Depois disso já comprei vários artigos da Tek, entre escovas de cabelo e pentes e não só têm uma qualidade incrível como se mantêm sempre sempre bem! A Tek é uma empresa italiana que produz pentes, escovas e outros produtos, com uma atenção especial à proteção ambiental. Cada componente dos artigos de madeira Tek é criado seguindo princípios sustentáveis.

escovas de cabelo tek

Tek e um pouco de história

A Tek nasceu em 1977, uma ideia de Giulio Valsecchi, no mercado italiano com um produto patenteado e único: um pincel com cerdas de madeira. Foi imediatamente reconhecida como empresa inovadora e premiada. Os produtos foram expostos no MOMA (Museu de Arte Moderna) de Nova Iorque, e a empresa também recebeu um prémio na Exposição Internacional Gran Design do Museu de Ciência e Tecnologia de Milão. Em 2000, para reforçar a liderança no setor profissional, a Tek criou a Tek Ceramik System: a primeira escova a utilizar a tecnologia aeroespacial para garantir que os cabeleireiros profissionais (e todos) podem ter acesso à “escova perfeita”.

Onde comprar: para quem me pergunta onde comprar a marca Tek, existe por exemplo aqui.

escovas de cabelo

4 dicas sobre escovagem do cabelo
  1. Escovar o cabelo é importante para a saúde do mesmo: já mostrei aqui 10 estratégias para lidar com a queda de cabelo, e de facto quem tem queda de cabelo muitas vezes pensa que é preferível não o escovar para não ter mais queda. Mas esta questão não tem sentido, pois os cabelos que se desprendem durante a escovagem já iriam cair de qualquer forma (para isso é importante perceber as 3 fases pelas quais passa o noso cabelo). Escovar o cabelo é essencial para facilitar o desprendimento dos cabelos que já entraram em fase de queda. Escovar o cabelo permite estimular mecanicamente a microcirculação, irrigando o bulbo piloso. Eu gosto de escovar o cabelo várias vezes por dia.
  2. Escovar o cabelo antes da lavagem: este gesto é obrigatório (pelo menos cá em casa!). É um gesto muito simples mas que facilita imenso a lavagem do cabelo, pois, como o champô só é necessário aplicar nas raízes, ao termos o cabelo previamente penteado, ele não embaraça na lavagem. Posso dizer que depois da lavagem eu e a minha filha temos o cabelo pronto a pentear, sem nós e sem qualquer dificuldade.
  3. Escovar o cabelo de baixo para cima: não é literalmente debaixo para cima, mas ao escovar devemos começar pelas pontas, e só depois ir subindo. Isto é especialmente importante para quem tem tendência para fazer nós. É muito mais fácil desta forma e evitam-se danos no cabelo.
  4. Lavagem de escovas de cabelo e pentes: lavar as nossas escovas de cabelo e pentes é FUNDAMENTAL! As escovas e pentes acumulam sujidade e oleosidade, por isso regularmente eu gosto de higienizar os meus pentes e escovas e utilizo o champô Phyto Detox para o fazer, pois deixa as escovas e pentes (e o cabelo!) perfeitamente limpos!

Outras marcas de escovas de cabelo que gosto e recomendo

Em casa somos fãs da Tangle Teezer (há um modelo específico de escovas de cabelo da marca para cabelos finos) e também das Wet Brush. Ambas são excelentes para desembaraçar bem o cabelo (e sem lágrimas!). Eu, os meus filhos e o meu marido usamos escovas destas duas marcas. A Tangle Teezer encontramos em farmácias e parafarmácias (e também online) e a Wet Brush existe por exemplo na Pluricosmética (é onde compro a marca).

escovas de cabelo

Que escovas de cabelo usas e que cuidados tens na escovagem?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Dyson e o acessório Flyaway – resultado profissional em casa?

Já mostrei aqui no site uma review bastante completa sobre o secador Supersonic da Dyson e cuja leitura aconselho para todas as pessoas que se questionam se vale ou não a pena investir no secador desta marca. Rec...

Outubro 9, 2021

Queda de cabelo sazonal (e outras quedas) – o que fazer?

Muitas seguidoras minhas têm vindo a partilhar nesta altura a sua preocupação com uma maior queda de cabelo. A queda de cabelo sazonal, normal para esta altura do ano, reflete o aumento da temperatura, que leva a...

Setembro 24, 2021

Cuidar do cabelo no pós férias: o que faço?

Desde que passei a olhar para o meu cabelo como olho para a minha pele que o conceito de haircare passou a estar tão presente quanto o conceito de skincare. Adoro cuidar do cabelo pois ele devolve em brilho, aspe...

Setembro 14, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist