Dúvidas sobre Ecophane e suplementos para cabelo

ecophane

#PARCERIA Este artigo foi escrito em parceria com a Bailleul. Disclaimer: Os suplementos alimentares não devem ser utilizados em caso de hipersensibilidade, alergia ou quando estejam descritas interações de outro produto com qualquer um dos constituintes da formulação. Em caso de dúvida consultar o médico ou farmacêutico. Na semana passada publiquei um artigo com várias perguntas que me foram colocadas sobre suplementos para cabelo, a propósito de ter falado sobre a toma dos mesmos e sobre a experiência que tenho com Ecophane pó duas vezes por ano. A queda de cabelo é algo que sempre tive de controlar, porque como tenho uma alopécia androgenética (tomo alguns medicamentos para a tratar) sei que dar uma ajuda com um suplemento faz diferenças. O cabelo é algo muito importante na minha imagem, e sinto que ao tomar este suplemento o meu cabelo fica mais saudável e consigo controlar a queda de cabelo. Este ano também tomei um suplemento do mesmo laboratório de que falei aqui, que conheci quando fiz uma formação com a Bailleul e que está indicado, por exemplo, em casos de alopécia como o meu. Para finalizar a ronda de perguntas, hoje trago as últimas dúvidas que me colocaram sobre este tema:

Há tanta escolha de suplementos. Como optar?

O principal fator que deve ser tido em consideração na escolha de um suplemento alimentar é a qualidade da fórmula para que se obtenham bons resultados. A fórmula do suplemento alimentar deverá conter ingredientes que atuem na produção da fibra capilar de forma a estimular o crescimento do cabelo e a fortificá-lo. Os principais ingredientes reconhecidos para esta função são a cistina, a vitamina B5, B6 e B8 e o zinco. Contudo, existem depois outros ingredientes com ações mais específicas que podem ser interessantes em função da causa da queda de cabelo como por exemplo o ferro no caso de carências em ferro.

Os suplementos para cabelo funcionam mesmo?

Sim, funcionam desde que o suplemento tenha uma fórmula completa contendo um conjunto de vitaminas, aminoácidos e minerais em quantidades suficientes para que tenham uma ação eficaz no processo de crescimento do cabelo. É também importante referir que apesar do produto ser eficaz é sempre necessário respeitar os conselhos de utilização e fazer a toma de forma contínua durante pelo menos três meses.

No entanto, é preciso ter em atenção que a toma de suplementos alimentares não é suficiente em todas as situações em que se manifesta queda de cabelo. É imprescindível uma consulta de dermatologia para que o médico especialista possa avaliar corretamente o tipo de queda em questão, e mediante esse diagnóstico, avaliará o regime de tratamento mais adequado no qual se poderão incluir este tipo de suplementos alimentares.

suplemento cabelo

Devemos intercalar suplementos para cabelo? (suplementos diferentes)

Não é necessário intercalar suplementos. Desde que o suplemento tenha uma composição completa, que seja eficaz e que os resultados sejam positivos não existe nenhuma razão para que se deva intercalar com outros suplementos. Os suplementos alimentares não criam “habituação” para que esta alternância seja necessária, portanto poderá utilizar-se o mesmo produto cada vez que for necessário dar uma energia extra ao cabelo.

Qual a relação entre a toma dos suplementos e a depilação a laser? Os suplementos irão fazer produzir mais pelos?

Não existe propriamente uma relação entre a toma de suplementos e a depilação a laser.  O método de depilação a laser tem como base a destruição do folículo piloso, de forma a que naquela zona não volte a ser possível o crescimento de pelo. Assim sendo, a utilização de um suplemento alimentar capilar não vai fazer crescer pelo nos folículos já destruídos pois estes já não têm a capacidade de produzir pelos. Os suplementos alimentares não têm a capacidade de produzir mais pelo, o que pode acontecer é sentir-se que alguns pelos muito fininhos possam ficar um pouco mais grossos devido ao efeito fortificante do suplemento. Contudo, este efeito é raramente percetível.

Devo tomar suplementos para o cabelo duas vezes por ano?

É recomendada a toma de suplementos duas vezes ao ano caso exista queda ou enfraquecimento do cabelo devido à mudança de estação na altura do outono e da primavera. Fora esta indicação não existem regras para o número de vezes que se deverá fazer a toma de suplementos. A duração da toma e a sua repetição ou continuação deve ser sempre adaptada ao objetivo e à necessidade de cada pessoa.

Qual o suplemento mais completo?

Os suplementos alimentares para o cabelo mais completos são aqueles que contêm uma fórmula com ingredientes que atuem na produção do cabelo, especialmente vitaminas, aminoácidos e oligoelementos essenciais para o crescimento saudável do cabelo. Os principais são a cistina, a vitamina B5, B6, B8 e o zinco. Contudo, existem depois outros ingredientes com ações mais específicas que podem ser interessantes em função da causa da queda cabelo como por exemplo o ferro no caso de carências em ferro.

ecophane

Porque é que há suplementos diferentes para pele e cabelo?

Apesar de ambos terem algumas características em comum, a nossa pele e o nosso cabelo são estruturas diferentes entre si. Deste modo, é natural existirem produtos com ingredientes interessantes para melhorar o aspeto da pele e outros que, por outro lado, privilegiam ingredientes que são benéficos para melhorar a saúde capilar.

Como foi mencionado neste artigo e no anterior, quaisquer questões que precisem de uma avaliação mais específica, quando não se percebe a causa de uma grande queda de cabelo, quando o cabelo está muito enfraquecido com zonas de couro cabeludo mais visível (quando antes isso não acontecia), quando há comichão e/ou inflamação ou doenças do couro cabeludo – todas estas questões deverão ser vistas com um dermatologista. Há vários dermatologistas em Portugal que têm uma extensa consulta de cabelo e uma experiência aprofundada nesta área de conhecimento médico.

Fotografia: Márcia Soares

Ecophane pó e comprimidos podem ser tomados por homens e mulheres, pessoas com + de 12 anos, diabéticos, hipertensos, no pós-parto. Os comprimidos não devem ser tomados por pessoas com problemas de tiroide uma vez que contêm espirulina. Doentes celíacos não devem tomar Ecophane.

Cystiphane pode ser tomado por celíacos, diabéticos e hipertensos. Não está aconselhado em mulheres grávidas e puérperas ou em crianças.

Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre estes suplementos e este tema. Os suplementos Ecophane e Cystiphane sempre foram pagos por mim. Este ano a Bailleul ofereceu-me o Ecophane pó para eu tomar no Outono e na Primavera. As parcerias neste projeto são importantes para que o mesmo tenha viabilidade financeira, o que não significa que qualquer marca ou produto tenha visibilidade no projeto Beautyst, antes pelo contrário, tal como referido aqui. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico e com os quais eu tenho uma excelente experiência.

 

Posts relacionados

Color Wow Dream Coat, “milagre” anti frizz: afinal funciona ou não?

Não poderia ter escolhido melhor tema no pós férias que um produto sobre o qual ouvia falar há já algum tempo (mas com reviews tão opostas!) e por isso decidi debruçar-me sobre o mesmo: o Color Wow Dream Coat, um...

Outubro 1, 2024

SU da Davines, a SUUUPER linha capilar after sun!

Esta é uma das perguntas que provavelmente mais recebo nesta altura do ano: “Uma boa linha capilar after sun?” e a realidade é que até aqui eu sinto que ainda não tinha encontrado “A” gama capilar para uso no ver...

Julho 17, 2024

Terapia com laser/luz de baixa potência na alopécia androgenética

A alopécia androgenética pode afetar 80% dos homens e 40% das mulheres. Uma vez que o tema da terapia do laser / luz de baixa potência tem vindo a aparecer cada vez mais sobre a forma de produtos intermináveis qu...

Julho 9, 2024

4 comentários

  1. Diana diz:

    A toma de suplementos é para a vida toda?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Diana! Deves pedir aconselhamento médico quanto à toma de suplementos, não só para saber se é indicado no teu caso e por quanto tempo pode / deve ser feito. Um beijinho! Joana

  2. Leonice diz:

    Pode usar o ecophane 2 semanas depois do inicio do Outono, ou tem que ser no primeiro dia da estacao?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Leonice, pode iniciar-se quando se quiser, não tem de ser numa data específica. Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024