Por que vou a um congresso de dermatologia para médicos?

Congresso Dermatologia

Neste projeto, uma das coisas a que dou muito valor é ter fontes credíveis. Essas fontes, para mim, que trabalhei durante muitos anos na Indústria Farmacêutica, são fontes médicas – artigos, apresentações, congressos, estudos científicos. Tenho muita dificuldade em aceitar informação que não está devidamente comprovada. Por isso ir a um congresso de dermatologia e dermocosmética para médicos faz parte das minhas fontes de informação e faz-me imenso sentido. E estou muito habituada à terminologia médica, por via dessa minha experiência profissional anterior, por isso consigo acompanhar os temas e discussões.

Congresso Dermatologia

 

Congresso Dermatologia

Fontes credíveis

Faço habitualmente muita pesquisa em fontes credíveis, como as Sociedades Científicas (exemplo da Sociedade Portuguesa de Dermatologia, onde podes encontrar informação excelente!), na Pubmed, onde pesquiso artigos científicos, e em plataformas que considero serem relevantes. Defeito de profissão! Dizem-me que um creme é muito bom, eu pergunto: “Onde está a experiência clínica ou o estudo que o comprova?”

Congresso Dermatologia

Congresso de dermatologistas para médicos de medicina geral e familiar

A Dra. Marisa André organiza um evento muito interessante todos os anos em Abril – as Jornadas de Dermatologia & Dermocosmética em Medicina Familiar. Convida vários dermatologistas e outros especialistas a fazer um programa cheio de temas úteis e práticos para os médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), que são, em muitos casos, os primeiros médicos a ver situações de pele e cabelo. Depois podem ou não referenciar posteriormente para consulta de dermatologia, caso faça sentido.

Congresso Dermatologia

Congresso Dermatologia

Doenças de cabelo e medicina estética

Este ano, com base em respostas de inquéritos efetuados nas edições anteriores deste evento, houve um painel dedicado às doenças do cabelo, que engloba o deflúvio telogénico (queda de cabelo), a alopécia androgenética e a alopécia areata, patologias com que o médico de família tem de lidar com alguma frequência.

No bloco da medicina estética, foram afloradas algumas particularidades de resultados indesejáveis no âmbito de técnicas como a injeção de toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurónico e tratamentos com LASER.

Congresso Dermatologia

Programa mais que completo

Claro que o programa não ficou por aqui, uma vez que no painel de dermatologia pediátrica foram abordados os temas de pediculose (piolhos), escabiose e as verrugas em virtude da sua elevada prevalência, para além da importância na cooperação entre médico e farmacêutico no tratamento tópico de dermatoses, em que se focou a importância dos manipulados e do tratamento tópico no eczema atópico. Ainda houve um workshop prático destinado a enfermeiros, cujo tema foi “Opções terapêuticas no tratamento de feridas”. À semelhança de edições anteriores, houve 2 simpósios multidisciplinares em torno da Psoríase, doença que requer abordagem por vários profissionais de saúde.

Congresso Dermatologia

Casos clínicos

Houve ainda tempo para “Casos clínicos” – uma rubrica onde os médicos de MGF aprendem muito, a distinguir doenças de pele e a indicar o melhor tratamento, para além de uma sessão destinada a esclarecimento de dúvidas colocadas pelos médicos de MGF, a que a Dra. Marisa deu resposta em conjunto com uma colega de MGF, a Dra. Vanda Proença.

Congresso Dermatologia

 

Estive neste evento com IMENSA atenção, trouxe o iPhone carregado de notas (e fotografias!) e saí de lá com a sensação de ter aprendido muito. Conto desenvolver mais os temas “Cabelo e tratamento” e “Procedimentos estéticos, o que pode correr mal”. Interessam-te?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Como escolher o médico certo para o nosso cabelo / pele?

Há milhares de médicos no nosso país e sabermos se existe um especialista em determinada área e termos a certeza de que corresponde às expectativas é sempre um enigma. Já falei aqui várias vezes sobre o meu probl...

Setembro 12, 2019

Mãe em burnout, mãe ausente

Assunto tabu, este. Já falei aqui sobre o processo de burnout de que sofri. Há muitas coisas importantes que gostava ainda de partilhar contigo. Quando passamos por um processo assim, e ainda por cima achamos que...

Junho 21, 2019

O que é o burnout (depois de ter passado por um)

Se há pessoa que achava que nunca ia passar por isto era eu. Sempre com um grande foco no trabalho. Sempre a dar o litro e a tentar fazer mais. E melhor. Procurei alternativas e coisas boas para progredir. Desde ...

Fevereiro 26, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist