O meu Workshop de cuidados de pele

workshop beautyst

Foi no passado dia 12 de Outubro que decorreu o primeiro Workshop de Skincare Beautyst, um workshop de cuidados de pele que demorou literalmente meses a ser preparado. Por isso foi um momento muito feliz, de casa cheia, com muitas mulheres reais, cheias de dúvidas e que pretendiam compreender os cuidados de rosto, que tipo de produtos devem procurar para si, que ingredientes devem valorizar nos cosméticos e como não cederem às tentações permanentes do marketing no que toca a beauty. O que é possível aprender neste Workshop? Podes ver neste link. Queres saber tudo o que aconteceu neste dia?

workshop beautyst

workshop beautyst

A minha experiência no lançamento de produtos para a dermatologia

Como esta área me é muito simples de perceber (afinal passei pela Indústria Farmacêutica, onde, entre outros medicamentos e dispositivos médicos, também lancei produtos para a dermatologia) o meu maior desafio era transmitir questões médicas e científicas de uma forma simples e fácil. Esse desafio não era difícil para mim. Durante muitos anos treinei equipas de delegados na área do medicamento, dos suplementos e da dermocosmética, na diferenciação de produtos, na aplicação de dispositivos em cirurgias (tendo assistido a muitas), entre outros desafios super interessantes. A área da saúde “corre-me” no sangue há mais de 15 anos.

workshop beautyst

workshop beautyst

workshop beautyst

O creme mais caro não irá reverter vários sinais do envelhecimento

Neste Workshop eu pude contar com uma audiência super atenta e curiosa, a tirar imensas notas e fotografias aos vários produtos sugeridos dentro de cada ingrediente. Houve a urgência de explicar tudo o que está por trás do processo de envelhecimento, fisiologicamente, pois é muito confuso para qualquer mulher entender que apenas os cremes e séruns que colocamos não são suficientes para reverter determinados sinais da idade. É preciso compreender outras questões, como a remodelação óssea, a perda de gordura facial e a perda estrutural da pele. E que estratégias / opções existem para contornar algo que é fisiológico, que irá acontecer sempre, independentemente do creme (mais caro ou mais barato) que se utilize.

workshop beautyst

workshop beautyst

workshop beautyst

Feedback – palavras que me deixam muito feliz

No final o feedback que recebi foi impressionante e vou partilhá-lo aqui. Espero também poder contar contigo um dia! Este mês, no dia 23 de Novembro vou fazer o último Workshop de Skincare de 2019 em Lisboa. Depois só em 2020, mas primeiro irei estar noutras cidades, como Porto e Coimbra.

workshop beautyst

workshop beautyst

“Informação muito útil e passada de forma clara e sem filtros” (opinião da Patrícia)

Joana: Gostei bastante do conteúdo. A qualidade da informação para mim foi top. A informação foi transmitida de forma clara, transparente, simples e era muito pertinente. Não consigo apontar nada de negativo no conteúdo. Sinto que a minha bagagem de conhecimento está mais recheada agora. O ambiente descontraído também ajuda a que nos sintamos bem nesta partilha. Também gostei do facto de teres ensinado a “pescar” mas também de teres sugerido alguns produtos. Obrigada por teres deixado tirar fotos aos produtos. Também gostei das amostras. Foi um miminho muito bom. Em suma, gostei mesmo muito. Nunca tinha ido a nada do género nem nunca conheci uma influencer ao vivo. Estou “presa” a este projeto que surpreende a cada dia. Parabéns!

Rosário: Adorei o Workshop!!!! Temas abordados de uma forma percetível para todas e muito completo! As instalações muito agradáveis! Penso que a único apontamento que posso dizer é que poderíamos transformar as três horas num dia dedicado ao tema. Tenho a certeza que com os conhecimentos e acessibilidade da Joana seria um dia maravilhoso! Por aqui vou manter-me atenta a este excelente projeto!

Patrícia:Gostei muito do Workshop, informação muito útil e passada de forma clara e sem filtros. Um muito obrigada pela tua entrega e partilha. E simpatia, claro! Foi um gosto conhecer-te.

workshop beautyst

“É apaixonante o amor que tens pelo teu projeto” (opinião da Catarina)

Cláudia:Gostei do teu à vontade a falar connosco, o local escolhido, o tempo de duração do Workshop. A informação foi interessante e tentaste cobrir tudo, o que em 3 horas não é fácil pois surgem sempre algumas dúvidas. Acho que uma das partes que mais gostei foi quando falaste da parte mais prática, ou seja, a parte da rotina: que cremes se devem utilizar antes e quais os que devem ser colocados posteriormente (isto é algo que normalmente um dermatologista não tem em grande consideração). Também achei muito interessante a parte dos ingredientes dos produtos… de nada vale comprar um creme pela publicidade que faz.”

Catarina:Em primeiro lugar, parabéns pelo Workshop! É apaixonante o amor que tens pelo teu projeto, cativante a forma como passaste toda a informação e super esclarecedor, todos os conteúdos. Tal como comentei, é serviço público, é de verdade uma mais valia termos acesso a este tipo de conteúdos e passarmos a poder ter mais autonomia sobre este tema, que é só o cuidado da nossa pele, sem estarmos sempre sujeitos às sugestões das marcas, que quer queiramos ou não, o objetivo é vender e são centenas as opções…

workshop beautyst

“Eu fazia o Workshop de novo só para ouvir tudo mais uma vez” (opinião da Filipa)

Carla:Gostei muito da forma como se falou sobre o tema que estávamos a analisar. Muitas vezes existem dúvidas sobre quais os produtos a usar, o que nos leva a fazer compras com base em publicidade ou no que ouvimos falar, que a maior parte das vezes não é adequado ao nosso caso. A forma como abordaste o tema, simples e clara, permitiu-nos aprender muito sobre a nossa pele e sobre os produtos mais indicados, mas mais importante ensinaste a escolher os produtos com base naquilo que realmente importa para nós que são os ingredientes. Achei também importante os exemplos de algumas marcas de produtos no final de cada tema que falámos. Foi também bastante importante tudo o que aprendemos sobre o processo pelo qual a nossa pele passa desde o nascimento até ao envelhecimento e a forma como clarificaste alguns termos que usamos diariamente sem saber o que significam (ex. radicais livres…).

Ana:Gostei dos momentos de partilha entre ti e entre as próprias participantes, de te conhecer (um bocadinho!), do espaço, do grupo de participantes e das amostras e cremes (uau!).

Rita:Gostei da tua abordagem, começando por explicar os fatores que contribuem para o envelhecimento da pele. A explicação da importância de cada tipo de creme e como devem ser as nossas rotinas. Gostei do espaço, da luz … Gostei das ofertas.

Filipa:Eu amei o Workshop. Desde esse dia que tenho tido muitos mais cuidados, ando menos desleixada com a rotina da pele, e fazia o Workshop de novo só para ouvir tudo mais uma vez.

Sofia:Gostei imenso da informação transmitida e toda a tua disponibilidade para esclareceres as imensas dúvidas que o grupo tinha.

workshop beautyst

Pontos de melhoria

Em relação aos pontos de melhoria foram todos anotados e quero dizer-te que fazer uma avaliação do Workshop é essencial para perceber como prestar o melhor serviço possível a todas as pessoas que querem fazer Workshops comigo. Confesso que já estive em formações onde senti problemas, como excesso de tempo para o pouco conteúdo, informação muito dispersa, falta de gestão de tempo (muito tempo a falar de coisas pouco relevantes e andar a correr nas coisas relevantes). Todas as notas foram tidas em consideração para próximas formações.

workshop beautyst

workshop beautyst

Por isso, e como este projeto é 100% transparente, também quero que saibas as sugestões de melhoria que recebi: quase todas as presentes referiram que 3 h foi curto e que gostariam de ter tido um pequeno intervalo a meio. Também houve quem mencionasse que havia muita claridade na sala e que algumas imagens não se conseguiam ver tão bem (sugeriram colocar os nomes dos produtos por baixo das imagens dos mesmos). Outra questão colocada foi relativa ao envio da apresentação (que não posso fazer) mas ficou prometido enviar um pequeno resumo do Workshop. Houve 2 pessoas que mencionaram que achavam que iam ter uma parte prática, por exemplo, como fazer a rotina do início ao fim ou como colocar os produtos (não estava previsto e o tempo não estica, infelizmente – seria possível abdicando de muita informação transmitida).

Transparência: sugestões, preços, faturas, impostos, aluguer de espaço

Quero que saibas também que quanto mais tempo dura um Workshop maior é o custo do mesmo a todos os níveis (tempo alocado, aluguer do espaço à hora). Por isso sinto que um Workshop de 80 € é algo que está adequado ao tema (daqui eu ainda pago os meus impostos e devolvo o IVA ao Estado, sem mencionar, claro, que pago a minha Segurança Social e contabilidade). Passo faturas de todos os meus serviços prestados. Não posso ser transparente por um lado e fingir que me esqueço de passar faturas por outro. Mais tempo pressupõe um custo acrescido que sinto que a maioria das pessoas não teria capacidade de suportar.

O meu objetivo é ajudar-te a compreenderes a tua pele, o teu cabelo e o teu corpo, de uma forma simples e fácil. Obrigada por estares desse lado! Obrigada a todas as participantes pelo entusiasmo!

Agradecimento

Obrigada às marcas SVR, Lierac, Jowaé, Pestle & Mortar e Gallinée (via Inouie Beauty) pela colaboração neste primeiro Workshop de Skincare Beautyst com amostras e produtos de tamanho regular, blocos e canetas que ofereceram a todas as participantes.

Obrigada à Inouie Beauty e à Nicepharma por terem criado um código de desconto exclusivo em toda a loja online para todas as participantes do Workshop.

Nota importante: O Workshop não pressupõe a oferta de produtos ou amostras.

workshop beautyst

Um dia a repetir! E eu estou muito feliz por ter ajudado tantas mulheres a perceber muito mais sobre cuidados de pele!

Disclaimer: as opiniões apresentadas são exatamente o que 10 das participantes do Workshop decidiram partilhar. Todas as participantes autorizaram a recolha de imagens.

Espaço: A BASE

Fotografia: Márcia Soares

 

Posts relacionados

6 meses de Beautyst – 3 verdades sobre o mundo digital

Foi no dia 6 de Maio deste ano que o projeto Beautyst ficou online. Nesse dia nascia algo em que eu já estava a pensar há meses. Algo que exigiu uma preparação muito grande da minha parte para ser exatamente aqui...

Novembro 7, 2019

Como escolher o médico certo para o nosso cabelo / pele?

Há milhares de médicos no nosso país e sabermos se existe um especialista em determinada área e termos a certeza de que corresponde às expectativas é sempre um enigma. Já falei aqui várias vezes sobre o meu probl...

Setembro 12, 2019

Mãe em burnout, mãe ausente

Assunto tabu, este. Já falei aqui sobre o processo de burnout de que sofri. Há muitas coisas importantes que gostava ainda de partilhar contigo. Quando passamos por um processo assim, e ainda por cima achamos que...

Junho 21, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist