Mudar a qualidade e aparência da pele na Clínica Derma 360

Derma 360

Há muito tempo que já ultrapassámos o facto de os produtos cosméticos terem, por si só, uma eficácia limitada no processo de envelhecimento e no aspeto geral da nossa pele. Os produtos cosméticos certos têm um papel importante mas sem dúvida que os procedimentos médico estéticos, sempre feitos por médico experiente e de forma ética, podem acabar (ou pelo menos minimizar de forma muito visível) aquelas queixas frequentes (e que resistem aos cremes!) como rugas, manchas, perda de firmeza, cicatrizes de acne entre outros “dramas” da nossa vida. Neste artigo falei sobre o novo laser PicoSure Pro®, inovação da Cynosure, e hoje vou mostrar a minha experiência com este laser depois das sessões iniciais e de uma sessão de manutenção na Derma 360 com a querida dermatologista Dra. Eugénia Matos Pires.

O que é o laser PicoSure Pro® e com que objetivo o utilizei?

picosure pro

Trata-se do primeiro laser de picosegundos do mundo que produz uma densidade de energia considerável, usando uma duração de pulso infinitamente curta. Este laser fornece energia em bilionésimos de segundo, causando um efeito fotoacústico em vez de fototérmico (presente noutros lasers) para remover vários tipos de pigmento e criar novo colagénio e elastina sem o tempo de recuperação dos lasers tradicionais. O laser de picosegundos PicoSure® foi inicialmente lançado em 2013 e o laser PicoSure Pro® em 2022, tendo como principais diferenças o manuseamento por parte do médico e no caso do PicoSure Pro® as indicações aprovadas pela FDA para melasma, nevos de Ota e nevos de Hori (único no mundo).

Os meus objetivos, com este tratamento, eram a revitalização da pele, produção de mais colagénio, minimizar a aparência dos poros e tratar as minhas estrias. A minha pele estava bastante homogénea pois uso protetor solar todos os dias e sérum despigmentante mas tinha uma pequena mancha que também tratámos. Todas as minhas preocupações foram partilhadas com a Dra. Eugénia na Clínica Derma 360.

Que resultados obtive com o laser PicoSure Pro® e que características saliento?

Derma 360 Picosure Pro laser picosegundos Dra Eugénia Matos Pires

Derma 360 PicoSure Pro laser picosegundos

Derma 360

Fiquei fã deste laser. Não o digo de ânimo leve, digo-o pois notei nas estrias (antigas) que tinha, uma redução drástica, de cerca de 80%, na aparência das mesmas. Tinha estrias bastante marcadas na parte interna das coxas, o que me incomodava bastante, e neste momento quase não as vejo. Fiquei fã pois sinceramente já tinha experimentado de tudo nas estrias e sem sucesso.

No rosto senti a pele muito mais “fresca e jovem”, (a formação de novo colagénio!), tinha uma pequena mancha que desapareceu depois de uma sessão (esta foi a única que demorou um pouco mais tempo a desaparecer por completo) e o tamanho dos poros reduziram, dando-lhe um aspeto mais liso. A pele ficou mais uniforme e luminosa também! O que noto ao espelho é a pele com aspeto luzidio e mais plumped! Por este motivo fez-me todo o sentido a sessão de manutenção que fiz muito recentemente. Se não conseguisse colococar por outras palavras diria que a pele ganha uma nova vida.

Mas este é um laser que tem inúmeras indicações para além das que referi. Mais abaixo a Dra. Eugénia Matos Pires esclarece todo o âmbito de utilização deste novo laser.

Saber tudo sobre o laser PicoSure Pro®

Neste artigo destaquei todas as características técnicas deste laser pelo que recomendo a sua leitura.

O laser PicoSure Pro® e as respostas da dermatologista Dra. Eugénia Matos Pires

Reuni um conjunto de perguntas importantes sobre este laser e a dermatologista Dra. Eugénia Matos Pires da Clínica Derma 360 responde a estas que são as dúvidas mais frequentes.

YouTube player
1. Na sua opinião o laser PicoSure Pro® oferece que vantagens relativamente a outros lasers?

Dra. Eugénia Matos Pires (Clínica Derma 360): Em relação a outros lasers, o laser Picosure Pro® oferece várias vantagens:

  • Segurança: o laser Picosure Pro® emite energia em pulsos ultracurtos, com um comprimento de onda de 755 nm, o que lhe confere particular afinidade pelo cromóforo melanina. Desta forma, o Picosure Pro® é um laser muito seletivo, seguro e eficaz no tratamento de lesões pigmentadas, pois poupa as estruturas adjacentes, como por exemplo os vasos sanguíneos.
  • Versatilidade: numa sessão de laser com Picosure Pro® é possível tratar várias situações em simultâneo, incluindo: alterações da pigmentação, cicatrizes, rugas ou poros dilatados. Além disso, este laser pode ser usado em várias localizações, incluindo face, pescoço, decote e mãos.
  • Rapidez: os tratamentos com o laser Picosure Pro® são tipicamente mais rápidos do que outros tratamentos laser.
  • Downtime (tempo de recuperação) mínimo: os tratamentos com laser Picosure Pro® praticamente não têm tempo de inatividade, não comprometendo, assim, a vida social ou laboral. Os tratamentos de rejuvenescimento ou de cicatrizes de acne, por exemplo, não levam à formação de crostas, apenas eritema e algum edema que desaparece, em média, em 24 horas. É por isso um tratamento muito popular em pessoas com estilo de vida muito ativo.
  • Eficácia: os tratamentos com o laser Picosure Pro® produzem resultados eficazes e com menos sessões face a outros lasers. A sua eficácia está bem documentada nos múltiplos estudos científicos publicados e que se confirma na prática clínica diária.
2. Em que situações tem usado este laser? Qual tem sido a sua experiência clínica com o laser PicoSure Pro®?

PicoSure Pro laser picosegundos

Derma 360 laser picosegundos PicoSure Pro Dra Eugénia Matos Pires

O Picosure Pro® fornece energia com duração de pulso ultracurta, em bilionésimos de segundo, de altíssima energia e com comprimento de onda com afinidade pelo cromóforo melanina. Desta forma, o seu efeito é essencialmente fotomecânico, levando à rutura do pigmento em pequenas partículas. Por outro lado, a lente difrativa que este laser possui, leva à formação de lesões na epiderme, as Light-Induced Optical Breakdown (LIOB) que conduzem à síntese de novo de colagénio e elastina. Desta forma, na minha prática clínica, uso este laser em várias situações como:

  • Remoção de tatuagens escuras
  • Lesões pigmentadas: efélides, lentigos solares, melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória, nevos de Ota, nevos de Hori
  • Cicatrizes de acne / cicatrizes cirúrgicas: melhora a aparência das cicatrizes ao estimular a síntese de colagénio e ao remodelar a pele
  • Rejuvenescimento cutâneo: trata rugas, uniformiza o tom e melhora a textura e qualidade da pele
  • Redução da aparência dos poros
  • Melhoria da aparência das estrias
3. Utiliza o laser PicoSure Pro® em combinação com outros lasers e tratamentos?

derma 360 PicoSure Pro laser picosegundos Eugénia Matos Pires

Sim, o laser PicoSure Pro® pode ser combinado com outros lasers / tratamentos na mesma sessão, incluindo: laser vascular, laser CO2, radiofrequência, toxina botulínica, biorremodeladores, skinboosters ou polinucleótidos. Desta forma é possível potenciar os efeitos dos diferentes tratamentos. Com um intervalo de aproximadamente 1 mês podemos fazer tratamentos com bioestimuladores de colagénio (ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio) ou preenchimento com ácido hialurónico.

4. Este é o primeiro laser com aprovação da FDA para melasma. Todas as pessoas com melasma podem utilizá-lo? De que forma?

Virtualmente todas as pessoas com melasma podem realizar este laser. O PicoSure Pro® é uma mais valia no tratamento desta patologia, porque ajuda na remoção do pigmento em excesso ao mesmo tempo que melhora a qualidade da pele. Este último aspeto é muito importante, pois uma das muitas alterações presentes na pele com melasma é o fotoenvelhecimento. Os parâmetros laser devem ser adaptados ao fototipo e ao tipo de melasma de cada pessoa.

5. Deve fazer-se uma manutenção dos resultados obtidos? Com que periodicidade?

De facto, nenhum tratamento laser oferece resultados vitalícios, pelo que idealmente deve ser feita uma manutenção. A periodicidade é variável, em função da patologia, gravidade e idade da pessoa tratada. Por exemplo para manter os resultados de um rejuvenescimento é desejável repetir o tratamento entre 6 meses a 1 ano.

6. Em que situações é que este laser deverá ser evitado? No verão ou com exposição solar direta o seu uso está contra-indicado?

O PicoSure Pro® é um laser seguro e eficaz que pode ser usado em todos os tipos de pele. No entanto, antes de se avançar com o tratamento é essencial fazer uma história clínica, com anamnese e exame objetivo cuidados por dermatologista, pois em algumas situações o tratamento está contra-indicado:

  • Gravidez e aleitamento
  • Infeção local (por exemplo herpes ou impetigo) ou sistémica
  • Dermatoses inflamatórias ativas como eczema ou psoríase
  • História de cancro cutâneo e lesões suspeitas na área a tratar
  • História atual ou pregressa de tratamento com sais de ouro
  • Exposição solar recente (pele bronzeada)
7. É importante que este tipo de lasers seja manuseado por um médico experiente?

Os médicos, em particular os médicos dermatologistas, são os únicos profissionais habilitados a manusear este tipo de lasers. Os dermatologistas são os médicos especializados nas doenças da pele, cabelo e unhas, sendo por isso os que têm maior conhecimento da anatomia, fisiologia e patologia da pele.

Estes aspetos são cruciais para o sucesso dos tratamentos com laser por vários motivos:

  • os dermatologistas conhecem bem a interação entre laser e pele, o que lhes permite ajustar e individualizar os parâmetros do laser para resultados ótimos, minimizando assim o risco de efeitos adversos;
  • são os especialistas nos cuidados da pele, pelo que além do tratamento com laser instituem um plano complementar de cuidados pré e pós tratamento fundamentais nestes procedimentos;
  • os dermatologistas são os médicos habilitados a diagnosticar doenças da pele, a efetuar diagnósticos diferenciais e por isso são aqueles que melhor selecionam as lesões a tratar, distinguindo-as de neoplasias malignas, ou de lesões de outra natureza com as quais se podem confundir e que não podem ser tratadas com laser

Este último aspeto é de extrema relevância, pois o diagnóstico correto é o pilar fundamental para o sucesso terapêutico e ótimos resultados.

Dra. Eugénia Matos Pires, dermatologista (Clínica Derma 360)

Considerações finais sobre o laser PicoSure Pro® da Cynosure

Derma 360 Picosure Pro Dra Eugénia Matos Pires

O laser PicoSure® é o primeiro laser de picosegundos do mundo e com mais aprovações pela FDA: é o único aprovado pela FDA para melasma, nevos de Ota e nevos de Hori (PicoSure Pro®), o único laser de picosegundos que emite energia de 755 nm, o único que comprovou clinicamente criar LIOBs (light induced optical breakdown que se difundem pela derme, levando a inflamação que por sua vez vai estimular a nova síntese de colagénio e elastina) na epiderme com segurança sem danificar a pele circundante. É ainda o laser com mais evidências clínicas que qualquer outro laser de picosegundos e que fornece resultados de tratamento comparáveis aos dos lasers mais agressivos, com menos dor e sem tempo de inatividade (com a lente Focus) – permite uma recuperação imediata, com mais de 1 milhão de tratamentos realizados com sucesso e 100% de satisfação do paciente.

Não podia estar mais contente com o meu tratamento nem poderia recomendar mais o trabalho da querida dermatologista Dra. Eugénia Matos Pires da Clínica Derma 360 por todo o seu trabalho, empenho, atenção e preocupação permanentes! É da extrema importância que um laser como este seja manuseado por dermatologista, por todas as razões anteriormente referidas.

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Vinocrush da Caudalie, o novo creme com cor! Is it a crush?

Não é segredo que prefiro alternativas à base de maquilhagem porque gosto de um acabamento muito natural na minha pele, sem efeito máscara e com pouca cobertura. A Caudalie acaba de lançar a gama Vinocrush consti...

Fevereiro 14, 2024

Baume Palpebral: o novo cuidado da pele e pálpebras irritadas

A gama Palpebral é uma gama icónica para as pálpebras alérgicas e sensíveis e agora junta-se esta novidade que tive a oportunidade (eu e a minha família) de testar em primeira mão. O que é o novo Baume Palpebral ...

Janeiro 30, 2024

Pele desidratada no contorno ocular? Os meus 3 truques

A desidratação da pele, incluindo no contorno ocular, é uma queixa muito frequente. A desidratação pode acontecer por inúmeros fatores e o resultado é um contorno ocular enrugado, com linhas, secura ou até algum ...

Janeiro 13, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024