Dupla fotoproteção nos solares gama branca Esthederm?

gama branca Esthederm Photo Reverse No Sun protetor solar

# Artigo escrito em parceria com o Institut Esthederm. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Os protetores solares da gama branca Esthederm são adaptados à pele sensível, intolerante, hiper-reativa e/ou hiperpigmentada (existe uma solução para cada necessidade), e não é segredo que uso há anos o Photo Reverse sem cor na altura da praia para prevenir e atenuar as manchas, um protetor com ação despigmentante. A partir deste ano e pela primeira vez, a Esthederm passa a comunicar, na gama branca, a dupla fotoproteção nas embalagens com um novo “selo”: proteção física (SPF 50 ou 50+) + proteção biológica. Por que são tão especiais estes protetores solares e o que significa esta dupla fotoproteção?

Gama branca de proteção solar Esthederm, a quem se destina?

Beautyst Photo Reverse No Sun Esthederm gama branca

A gama branca de proteção solar Esthederm destina-se às peles hiperpigmentadas e/ou peles intolerantes e existe um protetor para cada necessidade:

  • Photo Reverse (sem cor, em dois tons e ainda em stick): fotoprotetores antimanchas com ação despigmentante destinados a pele com hiperpigmentações (manchas de todos os tipos)
  • No Sun, fotoprotetor 100% mineral, para pele intolerante ao sol ou aos filtros químicos, para cicatrizes, após procedimentos médico estéticos e dermatológicos que possam fotossensibilizar a pele
  • Intolérances Solaires, com dois protetores (rosto e corpo) para pele hiper-reativa e sensível, e que aumentam a tolerância da pele ao sol, com ingredientes calmantes (enoxolona e sulfato de dextrano)
  • Into Repair, fotoprotetor de rosto, para pele hiper-reativa e sensível para quem procura um cuidado antienvelhecimento (rugas e perda de firmeza) graças à tecnologia Repair, que estimula a síntese de colagénio pela presença de triterpenos de centelha asiática e oligopéptidos, que minimizam os efeitos provocados pela radiação solar
  • Photo Regul: um creme fotoprotetor que uniformiza as manchas e que combina a tecnologia Photo Regul, ideal para quem quer otimizar o bronzeado
Porque é que a Esthederm passa a comunicar na gama branca a dupla fotoproteção: proteção física + proteção biológica?

Porque quem procura esta gama são consumidoras e consumidores verdadeiramente preocupados com a proteção solar devido às características da pele (manchas, pele intolerante, hiper-reativa e/ou sensível). Por isso a marca passa a comunicar, pela primeira vez, o fator de proteção solar e a proteção biológica na gama branca, com o símbolo que estará visível nas cartonagens e/ou embalagens (nesta fase de transição é possível ainda encontrarmos alguns protetores com este novo símbolo colado ou já impresso e podemos vê-lo apenas na cartonagem e ainda não na embalagem em si). Mas o que significa este símbolo?

gama branca Esthederm Photo Reverse No Sun protetor solar

gama branca Esthederm Photo Reverse protetor solar

Antes de mais, é a primeira vez que a Esthederm comunica SPF (fator de proteção solar) e se não o fazia até aqui é porque existe uma razão importante: o SPF apenas comunica o risco de queimadura solar, refere-se apenas à proteção contra radiação UVB. A Esthederm desenvolveu uma nova abordagem ao sol que protege a pele contra todo o espectro de luz. As luzes visíveis e infravermelhas são responsáveis por 50% do envelhecimento solar. A radiação UVB penetra na nossa pele à superfície e é a razão pela qual nos bronzeamos, mas também causa diversas queimaduras solares. Por outro lado, a radiação UVA penetra profundamente na nossa pele, danifica as fibras de colagénio e elastina e altera a pigmentação. Por isso não comunicar SPF na embalagem é algo que até faz sentido sim. Mas a marca está atenta às preocupações de quem procura este tipo de soluções em fotoproteção.

O que significa proteção física + proteção biológica?

gama branca Esthederm Photo Reverse No Sun protetor solar

Proteção física: a proteção física nos protetores da gama branca Esthederm refere-se à proteção contra radiação UVA e UVB. Passamos a encontrar o símbolo que refere “External protection”, ou seja, proteção SPF 50 ou 50+ contra radiação UVA e UVB.

Proteção biológica: a proteção biológica garante a proteção em todo o espectro de radiação: UVA, UVB, luz visível e radiação infravermelha. Inclui a “Global Cellular Protection” que vemos no novo símbolo nas embalagens. Uma proteção celular veiculada através de 3 ações:

  1. Ação anti-radicalar, possível através da vitamina E, para reduzir o fotoenvelhecimento
  2. Ação anti-inflamatória, possível pela presença de enoxolona e sulfato de dextrano, que reduz o eritema solar
  3. Proteção do ADN através das proteínas vegetais hidrolisadas, o que reduz o risco de danos

Ou seja, uma tripla proteção celular que previne o fotoenvelhecimento. Adicionalmente todos os protetores Esthederm têm a patente Eau Cellulaire (falei sobre esta água única aqui) que assegura a vitalidade e qualidade da pele, reforçando o microbioma, com:

  1. Sais minerais (potássio, sódio, cálcio, magnésio) para a vitalidade celular
  2. Carnosina e ácido cítrico, antioxidantes de largo espectro
  3. Hipotaurina, energizante
Photo Reverse e No Sun, dois “super protetores”!

Sem fragrância e com texturas cremosas, Photo Reverse e No Sun são fórmulas ganhadoras (não mudaram) mas as embalagens sim, com o novo “selo de dupla fotoproteção” nestas soluções do segmento premium. Quais as diferenças entre ambas?

gama branca Esthederm Photo Reverse protetor solar

Photo Reverse (sem cor) é o protetor que uso na praia há já 6 anos, um protetor solar com uma elevada proteção solar (98% UVB filtrado), tendo um rácio UVB/UVA superior ao recomendado pelas normas europeias. Este protetor tem a vantagem de, para além de proteger e minimizar o aparecimento de novas manchas, tratar e corrigir as manchas presentes no rosto, com ação despigmentante. Esta ação deve-se à presença de uma tecnologia inovadora que inibe os dois mecanismos de pigmentação da pele: a direta e a indireta. Ou seja, inibe o processo de melanogénese (estimulação direta da produção de melanina nos melanócitos por ação dos UVA) – DIRETA – e os mediadores indiretos que são enviados dos queratinócitos para os melanócitos (estimulação extra na produção de mais melanina e portanto responsável pelo desenvolvimento das manchas no rosto) – INDIRETA. Com uma textura em creme sem fragrância, sem efeito oleoso, deixa um toque aveludado na pele (adequado a qualquer tipo de pele, sobretudo mistas e secas). Existe também a versão com cor (há dois tons) e em stick.

gama branca Esthederm No Sun protetor solar

O No Sun é um protetor 100% mineral que não deixa marcas brancas, bastando espalhar muito bem na pele. Trata-se de uma excelente opção para peles intolerantes ao sol, aos filtros químicos, para cicatrizes ou pós atos dermatológicos ou tratamentos que possam fotossensibilizar a pele. A textura é muito similar à do Photo Reverse, cremosa e sem fragrância e espalha bastante bem! Tal como os restantes cuidados solares do Institut Esthederm, este cuidado possui a tecnologia patenteada Global Cellular Protection, que protege o ADN e previne a ocorrência de danos celulares, retardando o fotoenvelhecimento.

 

Por aqui continuarei a usar o meu querido Photo Reverse, o protetor que me acompanha nos dias de praia há tantos anos!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

12 protetores solares imperdíveis e as novidades mais quentes!

Tenho de começar por dizer que o protetor solar é, sem dúvida, o meu produto cosmético favorito e o produto antienvelhecimento número 1. 80% dos sinais de envelhecimento da pele são devidos à exposição solar todo...

Junho 8, 2024

Espuma Micro-Peeling Vinoperfect: pele nova em 30 segundos!

A gama Vinoperfect da Caudalie é uma referência no segmento antimanchas e luminosidade. A estrela desta gama é o maravilhoso Sérum Vinoperfect, o mais vendido dentro deste segmento nas farmácias europeias. Esta g...

Maio 14, 2024

Cica Daily Uriage: pós procedimento ou uso diário (sem perfume)

Que boa novidade da Uriage que me chegou a casa há já algumas semanas! A novidade da gama Cica Daily encantou-me, uma gama com 3 produtos hidratantes e reparadores de cuidado diário ou pós procedimento, sem perfu...

Abril 29, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024