Como ler o rótulo de um produto cosmético?

rotulos produtos cosmeticos

Escolhes os produtos cosméticos que utilizas olhando para o rótulo? Não? Então está na altura de saberes como o ler.  Tenho o hábito de escolher com base nos ingredientes dos produtos, identificando alguns que quero incorporar na minha rotina de beleza e outros que quero  evitar, bem como gosto de ver outras informações. Nunca deixo de ver o rótulo. Provavelmente defeito de profissão, por ter trabalhado tantos anos na Indústria Farmacêutica (a descortinar ingredientes e substâncias ativas!). Então, como ler o rótulo de um produto cosmético? First things first!

rotulos produtos cosmeticos

As pessoas certas para falar sobre o tema

Depois de ter conhecido a Ann e a Mariana por causa do seu projeto Inouïe, percebi que tínhamos IMENSO em comum, e partilhamos desta paixão por produtos de beleza. Elas são farmacêuticas. A Mariana tem formação específica na área da dermocosmética e a Ann em controlo de qualidade. Por isso quis convidá-las a falar sobre esta área de forma isenta, e esta é a primeira colaboração.

rotulos produtos cosmeticos

O que são produtos cosméticos?

Os produtos cosméticos fazem parte da nossa rotina diária, sejam eles o nosso creme hidratante, protetor solar, pasta de dentes, batom, champô ou perfume. Mas será que sabemos o que realmente significam as diferentes informações que constam nos seus rótulos? Na Europa os produtos cosméticos têm que cumprir com os requisitos do Regulamento (CE) 1223/2009, que define um produto cosmético como: “qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo humano (epiderme, sistemas piloso e capilar, unhas, lábios e órgãos genitais externos) ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, modificar-lhes o aspeto, protegê-los, mantê-los em bom estado ou corrigir os odores corporais.”

Daqui podemos verificar que um cosmético na Europa será sempre uma substância (ou mistura) para ser aplicada na superfície do corpo, com o objetivo de limpar, perfumar, etc. Fora da Europa poderão existir variações a esta definição, como nos EUA, em que os protetores solares são considerados medicamentos.

rotulos produtos cosmeticos

Que informações podemos encontrar no rótulo de um produto cosmético?

Todos os produtos cosméticos comercializados na Europa têm que cumprir com os requisitos do Regulamento Europeu, mesmo que tenham sido fabricados fora da Europa. Desta forma, o rótulo dos produtos cosméticos comercializados na Europa deverá conter algumas destas informações:

  • Nome do produto e descrição do produto
  • Funções
  • Pessoa responsável: pode tratar-se do fabricante ou do distribuidor do produto, e é a entidade responsável pelo cumprimento da legislação aplicável ao produto. O país de origem também tem que ser mencionado.
  • Número de lote: permite identificar os produtos que foram produzidos nas mesmas condições, muito importante caso haja necessidade de recolha de um produto do mercado.
  • PAO (Period After Opening) e data de durabilidade mínima: a data de durabilidade mínima está definida como a data até à qual se pode usar o produto, desde que este tenha sido mantido nas condições de armazenamento adequadas. Esta data pode ser superior ou inferior a 30 meses. Sendo que quando é inferior a 30 meses é necessária a indicação de uma data exata (acompanhada por um símbolo em forma de ampulheta). Quando é superior a 30 meses a data exata deixa de ser obrigatória e passamos a ver o símbolo PAO, que nos indica a validade do produto após a abertura da embalagem. Este símbolo é acompanhado pelo número de meses durante os quais podemos continuar a utilizar o produto.
  • Lista de ingredientes: esta lista é obrigatória em qualquer produto cosmético, e é a parte do rótulo que suscita mais dúvidas e gera mais interesse.

rotulos produtos cosmeticos

Como interpretar a lista de ingredientes de um produto cosmético?
  1. Idioma: todas as listas de ingredientes estão em inglês e de acordo com o sistema de nomenclatura dos ingredientes cosméticos – INCI. Os ingredientes naturais são mencionados em latim.
  2. Ordem decrescente: os ingredientes são apresentados por ordem decrescente de composição, até à concentração de 1%. Sendo que a partir daí a ordem de apresentação é aleatória. É habitual vermos como primeiro ingrediente a água (Aqua/Water), como o ingrediente de maior quantidade.
  3. Indicação obrigatória de nanomateriais: sempre que existam este tipo de ingredientes, a palavra (nano) estará presente. Os nanomateriais são muito usados em protetores solares físicos (óxido de zinco e dióxido de titânio), para melhorar a galénica e optimizar a proteção solar. São de declaração obrigatória e nunca podem ser usados em aerossóis, devido à possível toxicidade por inalação.
  4. Corantes: todos os corantes estão identificados com CI + número.
  5. Indicação de alérgenos: os mais comuns são as fragrâncias e são mencionadas no final da forma como “parfum”, mas também podem aparecer como “linalool”, “limonene”, entre outros (fragrâncias naturais).

rotulos produtos cosmeticos

Como identificar alguns dos ingredientes mais procurados?
  • Vitamina C e derivados: normalmente têm uma raiz ascorb-, como Ethyl Ascorbic Acid, Sodium Ascorbyl Phosphate ou Ascorbyl Palmitate.
  • Silicones: normalmente terminam em –one ou –ane, Dimethicone ou Cyclopentasiloxane.
  • Extratos botânicos: sempre com o nome em latim da planta mais o local de onde foi extraído e o tipo de extrato. Ex.: Helianthus annuus Seed Oil (óleo de semente de girassol)
  • Retinoides: é comum terem um prefixo reti-, como retinol, Retinyl Propionate, Retinyl Palmitate ou Hydroxypinacolone Retinoate

Entender todos os ingredientes que compõe um cosmético pode não ser tarefa fácil e só os experts em formulações é que podem alcançar esse nível. Sabemos sim, que todos os cosméticos, que circulam na Europa, têm por trás deles uma equipa de científicos especialistas que validaram a sua segurança.

Ann Almeida e Mariana Lopes (farmacêuticas)

rotulos produtos cosmeticos

rotulos produtos cosmeticos

Interessante, verdade? Esta é a primeira abordagem sobre o tema, e claro, falaremos em breve sobre que tipo de ingredientes devemos procurar por tipo de pele. Vamos começar a escolher produtos cosméticos olhando para o rótulo?

Disclaimer: a parceria para realizar conteúdos Beautyst com a Ann e a Mariana é completamente autónoma da sua loja online, tendo como objetivo ajudar-te a compreender termos menos falados, a fazer uma escolha consciente de produtos e a tomares decisões por ti própria.

Fotografia: Márcia Soares

 

 

Posts relacionados

Best of Skincare 2024 (os clássicos e as novidades) – parte 1

2024 trouxe muita inovação, surpresas inesperadas, texturas mágicas, e eu mesma quis mudar algumas coisas. Senti que precisei de dar um extra na renovação celular, na luminosidade e vermelhidão. Neste primeiro ar...

Janeiro 10, 2025

Dior Prestige Le Sucre de Gommage: uma obra prima

É raro alguém ouvir-me pronunciar a palavra “melhor” porque ela carrega uma enorme subjetividade. Mas, quando o assunto é Dior Prestige e o icónico Le Sucre de Gommage, é impossível evitar: estamos a falar, sem s...

Dezembro 7, 2024

Novo Intensive Retinol+ da Esthederm (até para pele sensível)

É muito desafiante cuidar da minha pele sensível. Por isso, ao escolher um produto com retinol, o processo torna-se ainda mais delicado. Já uso o sérum Intensive Retinol da Esthederm há bastante tempo e agora há ...

Novembro 21, 2024

2 comentários

  1. Eu sou aquela pessoa que não pega num produto vai logo ler a lista de ingredientes. Talvez devido à minha profissão enquanto farmacêutico e também porque tenho formação específica e pós graduada em Dermocosmética. Posso cometer alguns erros mas tento estudar sempre os rótulos e quais os melhores produtos para a minha pele e cabelo. Um post bem interessante! Parabéns!

    1. Joana Alvares diz:

      Ricardo, muito obrigada pelo teu feedback. Sou igual a ti. Mal pego num produto vou a correr ver o que é no rótulo. Cada vez mais é importante mostrar de forma muito acessível a todas as pessoas que não é difícil escolher produtos, desde que com algumas orientações. Não sinto que seja fundamental para qualquer pessoa saber TUDO, “até à mitocôndria” ;-), mas antes estar a par do que pode escolher sem se sentir de mãos e pés atados. Muito obrigada por estares desse lado! Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2025