Caudalie Vinopure: novidade para pele oleosa / com tendência acneica

caudalie vinopure

# Artigo escrito em parceria com a Caudalie. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. A mais recente novidade da Caudalie é uma solução natural para a pele com tendência acneica: a linha Caudalie Vinopure. A acne é uma doença de pele que afeta uma grande percentagem da população, provocando lesões na pele que também se repercutem, e por vezes de forma séria, na autoestima de cada pessoa. A acne afeta uma grande percentagem de jovens, mais de 80% e ainda cerca de 30% de pessoas na idade adulta, sendo mais prevalente em mulheres. Hoje vou explicar o que é afinal a acne, que tipos de acne existem, o que fazer e que soluções Caudalie Vinopure existem para estas peles.

Borbulhas e acne – o que são afinal?

Explicando de uma forma muito breve e simples, as borbulhas e pontos negros, bem como outras lesões frequentes na acne seguem uma espécie de sequência:

  1. Produção de sebo elevada pelas glândulas sebáceas (que existem em maior número no rosto, costas e peito).
  2. Esta produção excessiva de sebo dificulta o normal processo de descamação das células da epiderme, que também se multiplicam em maior número quando existe acne, podendo acumular-se junto aos folículos pilossebáceos.
  3. Uma quantidade excessiva de sebo nos folículos + acumulação de células provoca a obstrução dos primeiros, levando ao aparecimento de comedões. Os comedões abertos, frequentemente designados de pontos negros, não são mais que este conjunto de material preso no folículo pilossebáceo, que estando exposto ao ar oxida, tornando-se escuro. Já nos comedões fechados o folículo está fechado e vemos pontos brancos.
  4. Nos folículos pilossebáceos obstruídos estão reunidas as condições ideais para que bactérias e outros microorganismos se multipliquem – podendo então desencadear uma reação inflamatória que poderá provocar: pápulas (borbulhas sem pus), pústulas (borbulhas com pus), nódulos (borbulhas maiores que pápulas e pústulas) e quistos (maiores que nódulos e que podem formar cicatrizes).
caudalie vinopure
Tipos de acne

Existem vários tipos de acne, conforme as lesões e a frequência com que as mesmas aparecem na pele e para saber que tratamento fazer há que saber as diferenças:

  • Acne retencional em que há comedões abertos e/ou fechados
  • Acne inflamatória em que há lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, quistos ou nódulos)
  • Acne nódulo-quística quando há nódulos e quistos dolorosos
  • Acne conglobata quando os nódulos e quistos formam lesões extensas na pele
  • Acne tardia que por norma se concentra mais no queixo e junto ao malar, ao contrário do que acontece na adolescência, em que se concentra mais na testa, nariz e queixo (zona T)
caudalie vinopure
O que pode levar ao aparecimento de borbulhas e acne?

Várias situações podem estar na origem da acne:

  • Variações hormonais que acontecem sobretudo na adolescência, com o aumento da produção de androgénios. A testosterona é produzida em maior quantidade nos rapazes mas aumenta também nas raparigas durante a adolescência.
  • Durante o ciclo menstrual a produção de sebo pode aumentar.
  • A acne acontece também na idade adulta estando relacionada também com algumas hormonas, como o cortisol, que são libertadas em maior quantidade quando existe stress.
  • Cosméticos inadequados: caso exista tendência para uma pele acneica, alguns produtos denominados comedogénicos (que estimulam a formação de comedões) poderão piorar o quadro de acne, daí a importância de escolher produtos adequados.
  • Calor e humidade influenciam a viscosidade do sebo, tornando-o mais líquido, o que facilita a sua saída e consequentemente o agravamento do quadro. Embora no verão muitas pessoas possam sentir uma melhoria do aspeto da acne, a realidade é que a radiação ultravioleta pode contribuir para o espessamento da pele e para a pigmentação das cicatrizes de acne.
O que fazer então em caso de acne?

Escolher uma linha de produtos adaptada a este tipo de peles. A limpeza da pele é importantíssima em peles oleosas com tendência acneica, com um produto não irritante, devendo ser evitados sabonetes sólidos por terem, por norma, um pH alcalino (irritante e podendo contribuir para o crescimento de bactérias). Géis e mousses, por exemplo, são ideais, devendo fazer-se uma lavagem de manhã e outra à noite. Atenção: dispositivos de limpeza do rosto como escovas e/ou outros, podem ser úteis e até complementares ao tratamento em acne retencional (avaliar sempre qual a periodicidade que a pele tolera), porém contraproducente e/ou mal tolerado em acne inflamatória sob tratamento com fármacos, que podem conferir alguma sensibilidade cutânea.

Hidratação adequada nestas peles: é muito importante fazer-se uma hidratação adequada mesmo em peles com tendência oleosa e acneica. É errado pensar que uma pele oleosa não necessita de hidratação. Água é diferente de gordura, e com a hidratação estamos a repor água (fundamental) na pele o que ainda faz mais sentido quando determinados medicamentos prescritos pelo dermatologista são usados. Assim, optar por soluções de hidratação leves como um gel, uma loção ou um sérum, pode resultar muito bem e dar o conforto necessário. Adicionalmente se tiverem na sua composição ingredientes que facilitam o “esvaziamento” dos folículos pilossebáceos, a pele ficará mais facilmente livre de imperfeições, borbulhas, marcas, manchas.

Avaliação com o dermatologista: é importante avaliar junto do dermatologista qual o tipo de acne presente na pele e tratamento a fazer, caso a situação não ceda a produtos cosméticos indicados para o tipo de pele. É fundamental tratar a acne como doença de pele que é. A acne não é a doença da borbulha (o objetivo neste tipo de peles não é tratar das borbulhas isoladamente). Se necessário o dermatologista irá prescrever o tratamento medicamentoso adequado havendo várias opções:

  • pílula contracetiva
  • antiandrogénicos (como a espironolactona e o acetato de ciproterona)
  • antibióticos (tópicos ou orais)
  • antimicrobianos (como o peróxido de benzoílo ou o ácido azelaico)
  • anti-inflamatórios
  • e/ou retinoides tópicos (tretinoína, adapaleno) / orais (isotretinoína)
Caudalie Vinopure: a solução natural para a pele com tendência acneica

Novidade da Caudalie, com 4 propostas para este tipo de pele, estamos perante uma linha cuja formulação não contém fragrâncias sintéticas ou PEG’s. Estes produtos não são fotossensibilizantes. Esta é uma linha vegan com 0% de parabenos, fenoxietanol, ftalatos, óleos minerais, PEG, silicones e ingredientes animais. Contém ingredientes excecionais para os cuidados da pele oleosa, nomeadamente:

  1. Ácido salicílico natural: é um ingrediente esfoliante, desobstrui os poros e refina a textura da pele. O ácido salicílico Caudalie Vinopure é 100% de origem natural, extraído das folhas de gualtéria
  2. Niacinamida – também conhecida por vitamina B3, diminui os poros dilatados
  3. A patente Poli + 6 (patente EU3684477) constituída por polifenóis antioxidantes (limitam a oxidação do sebo responsável pelos pontos negros) e 6 óleos essenciais antibacterianos (lavanda, citronela, hortelã, alecrim, erva-cidreira e gerânio, prevenindo a produção de bactérias causadoras da acne)
Os 4 gestos Caudalie Vinopure para a pele com tendência acneica

Passo 1: A limpeza purificante inicia-se com a Geleia de limpeza Caudalie Vinopure. É o primeiro passo essencial na rotina da manhã e da noite. Limpa a pele com suavidade, fecha os poros, reduz o excesso de sebo, deixando-a confortável e sem sensação de repuxamento. Como usar: de manhã e à noite em pele húmida. Onde encontrar: em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

vinopure

vinopure

 

Passo 2: A limpeza fica completa com a Loção Purificante Caudalie Vinopure. Ela encerra os poros, reduz as imperfeições da pele, o brilho e a oleosidade. A pele fica perfeitamente limpa, matificada e purificada. Como usar: de manhã e à noite a seguir à Geleia de limpeza Caudalie Vinopure. Onde encontrar: em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

vinopure

vinopure

 

Passo 3: O produto de cuidado Caudalie Vinopure é o Sérum Salicílico Anti Imperfeições, que ajuda a reduzir o aparecimento de imperfeições e minimiza a aparência dos poros. A textura é ultra fluida, um gel-creme translúcido de rápida absorção. Como usar: aplicar de manhã e à noite antes do creme hidratante. Onde encontrar: em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

vinopure

vinopure

 

Passo 3 ou 4: O último passo da linha Caudalie Vinopure é hidratar e matificar a pele com o Fluido Matificante Hidratante, é um fluido ultra fresco, que para além de hidratar matifica a pele. Este fluido ajuda a reduzir o aparecimento de borbulhas e pontos negros, refina a textura da pele e deixa-a mais saudável. Como usar: de manhã e à noite, sozinho ou depois do sérum (de manhã usar de seguida o protetor solar adequado ao tipo de pele). Onde encontrar: em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

vinopure

caudalie vinopure

Esta é a nova linha Caudalie Vinopure para pele com tendência acneica, que irá deixar a tua pele mais purificada, matificada, com os poros minimizados e menos imperfeições. Na formulação destes produtos não foram usadas fragrâncias sintéticas ou PEG’s. Estes produtos não são fotossensibilizantes. Esta é uma linha vegan com 0% de parabenos, fenoxietanol, ftalatos, óleos minerais, PEG, silicones e ingredientes animais.

Já conheces a linha Vinopure?

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo contém links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. 

Posts relacionados

Rotina pele oleosa / acneica Skinceuticals e 3 dicas importantes

Para quem me conhece já há algum tempo sabe como sou fã das propostas Skinceuticals. É muito frequente receber mensagens de seguidoras minhas que ao passar a usar um ou dois produtos Skinceuticals referem que fin...

Outubro 21, 2021

Tudo sobre hiperpigmentação e manchas: o que fazer?

O período pós férias costuma ser sinónimo de regresso às rotinas e no que diz respeito a cuidados após o verão a análise de que o nosso rosto se tornou mais “manchado”, com hiperpigmentação. Mas a hiperpigmentaçã...

Outubro 1, 2021

Intensive Hyaluronic: cura intensiva com ácido hialurónico

Já falei inúmeras vezes sobre os benefícios de incorporar produtos com ácido hialurónico na nossa rotina de rosto e hoje vou explicar-te tudo sobre este ingrediente, como o identificar num produto cosmético e exp...

Setembro 10, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist