Ainda sou do tempo… dos cosméticos de 70, 80 e 90

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Quando penso nos anos 70, 80 e 90, sou imediatamente transportada para uma época de cor, estilos ousados e, claro, cosméticos icónicos que marcaram gerações. Cada década trazia consigo tendências distintas, refletindo a cultura e a moda da altura, e eu era uma verdadeira entusiasta do mundo da beleza. Neste artigo, convido-te a embarcar comigo e com o responsável pela página Ainda sou do tempo, numa viagem nostálgica, onde exploramos os cosméticos que não apenas definiram essas eras, mas também moldaram a nossa identidade pessoal e coletiva. Are you ready?

Ainda sou do tempo… a relembrar os produtos de higiene e cosmética do século XX

H.S.: Sendo homem, não vou afirmar que sei tudo sobre as revoluções nos produtos de higiene e cosmética ao longo das últimas décadas do século XX, mas posso tentar lembrar algumas das marcas que vi por todo o lado, nas casas de tias, vizinhas ou amigas.

Na minha opinião, há uma marca que se destaca de todas ao longo dos anos e que acompanhou gerações de portugueses. Falo da Nivea, cujo creme é um verdadeiro ícone. Numa embalagem oval, disponível em vários tamanhos, este creme tornou-se essencial para crianças, adultos, homens e mulheres, graças às suas 1001 utilizações. Nos anos 70 e 80, a Nivea capitalizou essa popularidade ao colocar bolas gigantes em várias praias portuguesas, que se tornaram verdadeiros pontos de encontro numa época em que não existiam telemóveis.

Creme Nivea anos 70 80 90 cosmeticosNo segmento de higiene, o sabonete Feno de Portugal foi um dos primeiros a marcar presença, quer para lavar as mãos, quer para perfumar as gavetas de roupa. As minhas tias, por exemplo, usavam-no para dar aquele aroma natural à roupa, tal como o anúncio de televisão prometia. E, por falar em anúncios, eles também ajudaram a popularizar os sabonetes líquidos, com o gel de banho Badedas e o Tahiti Duche a ganharem destaque entre os portugueses.

Cosméticos dos anos 70, 80 e 90

Nos champôs, quem cresceu nas décadas de 70 e 80, lembra-se bem da embalagem do champô Foz, especialmente nas versões Ovo e Maçã Verde. Já nos anos 90, surgiram os produtos 2 em 1, que combinavam champô e amaciador, como o da Vidal Sassoon e o Head & Shoulders, respondendo à tendência de praticidade.

Para os cuidados dentários, enquanto a Couto começava a perder algum terreno, a Colgate deu um golpe de mestre ao lançar o Colgate Júnior, uma pasta de dentes com sabores pensada para atrair as crianças e incentivar a escovagem.

Colgate Junior Ainda sou do tempo cosmeticos anos 70 80 90E claro, não posso esquecer os desodorizantes, que também tiveram os seus protagonistas na televisão. O 8 x 4 e o Impulse ficaram marcados na memória, com o famoso slogan: “E se um desconhecido te oferecer flores, isso é…?”

Os portugueses, no entanto, sempre foram mais fiéis aos perfumes e águas de colónia. Os homens eram adeptos do Brut ou do Old Spice, enquanto as mulheres se rendiam ao Anaïs Anaïs, da Cacharel. Tudo tinha que cheirar bem, principalmente nas matinés de domingo à tarde, um clássico dos anos 80.

Por fim, já nos anos 90, o ambiente ficou mais vibrante e divertido, e a Studio L’Oréal apostou forte nos géis de cabelo, deixando para trás o uso da laca, tão popular nas décadas anteriores.

H.S., responsável pela página Ainda sou do tempo

Juntando a minha perspetiva feminina…

Juntando agora a minha perspetiva feminina, posso falar dos produtos cosméticos icónicos que marcaram as décadas de 70, 80 e 90 em Portugal, muitos deles sempre presentes nas casas de familiares e amigas. Eu ainda sou desse tempo!

Nos anos 70, o batom da Cacharel, principalmente nas cores mais naturais, era um favorito entre muitas mulheres. Também não podemos esquecer as sombras azuis e verdes, que marcaram a maquilhagem da época. Para o cuidado da pele, além do famoso creme Nivea, muitos usavam o Creme de Rosto Benamôr, que já existia desde os anos 20, mas continuava a ser um clássico português. Ainda nos anos 70… o pó de arroz da Coty era o preferido de muitas mulheres que o usavam para deixar a pele com um acabamento aveludado, o Perfume Eau Sauvage da Dior, um dos primeiros perfumes para homem com um toque cítrico, muito popular também entre as mulheres e o Clarins Huile Tonic (amooo!) já famoso na altura e lançado em 1965, um óleo adorado pelas mulheres para tonificar e hidratar a pele.

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Nos anos 80, a maquilhagem foi marcada por cores vibrantes e looks ousados. Alguém usou sombras azuis turquesa? A Maybelline e a L’Oréal ganharam destaque com as suas máscaras de pestanas e batons de cores intensas. No cuidado capilar, aparece a marca Pantene Pro-V, com a promessa de um cabelo forte e brilhante, e o uso de laca, como a da Studio Line, para fixar penteados volumosos, era bem conhecida. No cabelo os surfistas usavam descolorantes caseiros para o toque “beijado pelo sol na praia”, que se tornou uma febre entre as adolescentes.

Nos anos 90, surgiram produtos que viriam a mudar as rotinas de beleza. O BB Cream ainda estava longe de aparecer, mas o fond de teint da Bourjois ganhou popularidade pela sua cobertura natural (aliás, toda a maquilhagem da marca, quem se lembra?). A maquilhagem para sobrancelhas começou a ganhar importância (nada que se compare à febre de hoje com a Benefit), e a Rimmel tornou-se uma marca de referência. No final da década, o uso de gloss labial, com os Lancôme Juicy Tubes, trouxe brilho e frescura aos looks. A CK One, da Calvin Klein, uma fragrância unissexo, marcou o espírito dos anos 90, juntamente com o Anaïs Anaïs da Cacharel, que ainda era muito popular. Usei tudo isto! Há que recordar ainda a Máscara Great Lash da Maybelline: o famoso tubo cor-de-rosa e verde tornou-se um dos produtos mais reconhecidos de maquilhagem, usado para definir as pestanas.

Beautyst Ainda sou do tempo cosmeticos anos 70 80 90 Anais Anais Cacharel

Estes produtos tornaram-se autênticos ícones de beleza, lembrando-nos como as tendências evoluíram ao longo dos anos, mas também como algumas marcas continuam a ser relevantes até hoje.

As minhas próprias memórias dos cosméticos dos anos 70, 80 e 90

Juntando as minhas próprias memórias, consigo lembrar-me de alguns produtos icónicos que marcaram a minha adolescência e a casa dos meus pais:

  • O desodorizante em stick Lander: um clássico, conhecido pela sua fragrância fresca e duradoura. Era um dos desodorizantes mais comuns e fáceis de encontrar em várias prateleiras (e ainda existe, basta ver aqui! Que memórias!)
  • Perfumes da adolescência: não esqueço um dos meus favoritos, o New West, forte e irreverente, uma novidade emocionante dos anos 90 que seria incapaz de usar hoje! Mas usei também, claro, o Anaïs Anaïs da Cacharel, os perfumes da Benetton (Colors e o Tribu) e uma paixão… o Cabotine de Grès, este já nos anos 90.
  • Laca Elnett: a minha mãe era fiel à Elnett, famosa pela sua capacidade de fixar o penteado sem deixar o cabelo “colado”. O seu cheiro e o som do spray ao ser aplicado ainda estão gravados na minha memória (e continua a usar até aos dias de hoje).
  • Pink Lotion: a icónica loção cor-de-rosa fazia parte da minha vida e das primeiras descobertas em beleza. Comecei a usar com 12, 13 anos e acompanhou-me durante algum tempo. Para além de cheirar lindamente servia para tudo: desmaquilhar, limpar e hidratar a pele (e provavelmente para mais alguma coisa!).
  • Jolen: esta era uma solução para clarear os pelos indesejados, que consistia na mistura de um pó e um creme, mas lembro-me bem como deixava a pele a queimar (!) se a deixássemos atuar tempo demais. Era quase um ritual de risco, mas comum entre as raparigas da altura.

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  • Papelotes para fazer ondas: quem tinha cabelo liso e queria ondas perfeitas recorria aos papelotes (ou às permanentes – até eu fiz, que desastre! – e às máquinas de fazer ondas minúsculas que nos faziam parecer umas figuras de circo). Eu tinha um conjunto muito popular nos anos 80, com papelotes azuis e amarelos (uns mais finos que outros). Passar a noite com eles era um sacrifício (como era sequer possível dormir assim?), mas valia a pena pelo efeito final no dia seguinte!
  • Old Spice: o perfume do meu pai, inconfundível, estava sempre presente. O Old Spice com o seu frasco clássico e fragrância forte era um dos favoritos entre os homens da altura.
  • Sabonete Feno de Portugal, que usávamos em casa para tudo, para lavar corpo, rosto e (socorro) até o cabelo! Foi um must durante anos. Felizmente, uns tempos mais tarde, comecei a usar champô e o Johnson’s terá sido, seguramente, a tentação de todas as raparigas!
  • A pasta de dentes em forma de estrela, a Colgate Junior… Quase lhe sinto o sabor na boca!
  • Água de rosas: este produto era (e ainda é) usado como um tónico facial natural, muito comum entre as nossas mães e avós. A água de rosas, além de refrescante, tinha propriedades calmantes e era ideal para limpar e tonificar a pele. O aroma suave era uma verdadeira assinatura deste produto e ainda hoje é muito utilizado em rotinas de beleza mais simples e naturais. Lembro-me que suavizou imenso a minha pele, marcada pela queratose pilar desde muito nova.
  • Tokalon: um verdadeiro clássico entre os cremes de beleza, o Tokalon era usado principalmente como creme hidratante e anti-idade, prometendo uma pele suave e rejuvenescida. Este creme marcou uma era, sendo muito popular nas décadas de 70 e 80, quando as mulheres procuravam cuidados com a pele mais sofisticados e eficazes.
  • Lancôme: uma nota para a marca mais usada pela minha mãe desde sempre, em cremes, pós… era (e ainda é aos dias de hoje) a sua marca favorita!
  • Provavelmente o aroma mais frequente na nossa casa? A Colónia de Lavanda da Ach Brito, um verdadeiro símbolo de tradição e simplicidade, muito apreciado ao longo das décadas. A Ach Brito, uma das mais antigas e respeitadas casas de perfumaria e sabonetes em Portugal, criou esta colónia que traz o aroma fresco e clássico da lavanda, usado tanto por homens como por mulheres. A Colónia de Lavanda não era apenas um perfume para o corpo, mas também para perfumar a roupa e até os lençóis. Este produto mantém-se ainda hoje relevante, continuando a conquistar gerações. A simplicidade do frasco de vidro e a qualidade do produto fizeram com que a Lavanda da Ach Brito se tornasse um item de culto em muitas casas portuguesas, associando-se à memória de um cuidado diário discreto.

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Estes produtos marcaram várias gerações e continuam a trazer memórias nostálgicas dos tempos em que o ritual de beleza e autocuidado era feito de outra forma, com alguns destes ícones, mesmo que alguns já tenham evoluído ou desaparecido das prateleiras. Saudades.

Mas muito feliz com a evolução da cosmética e com as maravilhas que temos ao nosso alcance hoje em dia. É incrível ver como os produtos cosméticos se tornaram mais avançados, sustentáveis e personalizados para as nossas necessidades, tornando o cuidado pessoal e a beleza mais acessíveis e eficazes.

E… as tuas memórias, quais são?

 

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Um especial agradecimento ao H.S. pelas suas memórias e pela partilha constante de TUDO o que fez parte do meu crescimento, na página Ainda sou do tempo

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