Eau de Marie, a marca portuguesa de cosmética natural

Há algo de especial na forma como os produtos Eau de Marie envolvem a pele, como se fossem um abraço de conforto e cuidado. Dos produtos que testei, o creme tem uma textura leve, mas profundamente hidratante, que acalma instantaneamente, enquanto o sérum nutritivo, com a sua riqueza em óleos, traz uma luminosidade única e uma sensação de proteção sem pesar, oferecendo um verdadeiro momento de bem-estar, mesmo para as peles mais sensíveis. Como nasceu a marca portuguesa Eau de Marie Natural Skincare? A entrevista emotiva com a fundadora Maria David.

Como surgiu a ideia de criar a marca Eau de Marie?

Eau de Marie Skincare Maria David

Maria David: A Eau de Marie Natural Skincare surgiu num processo evolutivo dos meus estudos de cosmética natural e também da minha própria experiência (ou falta dela!) na utilização de produtos cosméticos. Durante muitos anos tive dificuldade em cuidar da minha pele, não tinha uma rotina consistente, não sabia o que usar, havia sempre muita informação, muitos produtos disponíveis, era tudo muito confuso para mim. Nunca me senti nem confortável nem confiante na minha pele.

Quando comecei a estudar cosmética natural, a criar as minhas fórmulas e a testar o que aprendia em mim, percebi que o fundamental para uma pele saudável passava por uma rotina simples e consistente focada no fortalecimento da barreira cutânea. Não eram necessários muitos produtos, mas sim os essenciais para limpar, hidratar, nutrir e proteger da exposição solar.

E este foi o grande foco para o meu projeto. Ajudar mulheres a sentirem-se confiantes no seu dia a dia, através de uma pele saudável com base numa rotina simples com cosmética natural. No que diz respeito aos ingredientes naturais representativos da marca, a verdadeira fonte de inspiração veio da costa marítima vicentina, onde cresci. O cheiro da Helichrysum que abunda na nossa costa e o gerânio rosa, mas principalmente a alga Laminaria, que é o nosso ingrediente estrela, faz também parte da imagem da marca. Gosto muito de trabalhar com algas… Há muitos anos, na Azenha do Mar, Portugal era uma grande referência na apanha de algas. Exportávamos tanto para a indústria alimentar como farmacêutica e cosmética. Atualmente esta atividade está praticamente extinta…

Conta-me um pouco sobre ti e sobre o teu trajeto profissional (e o que te trouxe até aqui)

Eau de Marie Skincare Maria David

Na verdade, não sei se foi um pouco o acaso que me trouxe até esta área da cosmética… Eu sou Engenheira do Ambiente e trabalhei mais de 15 anos nesta área, primeiro em investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e depois numa entidade gestora do Grupo Águas de Portugal. Sempre estive muito ligada à defesa de causas relacionadas com a água e saúde pública. Sempre fui muito apaixonada pelo meu trabalho! A verdade, é que após 15 anos estava a sentir algum cansaço e rotina no meu dia a dia, falta de entusiasmo, o que é algo que tenho bastante dificuldade em lidar!

Em 2019 e em paralelo a esta fase mais desanimada, fiz um workshop de cosmética que despertou algo em mim! Fiquei fascinada com o processo de criação dos produtos de cosmética natural, mas a minha mente científica e rigorosa começou logo ali a questionar imensa coisa! Por que não medimos o pH? Não será importante para a pele? Como é que eu sei se alguém é alérgico a um produto natural? Foi o suficiente para me levar a uma pesquisa infindável destas questões e para entrar num processo de formação em formulação de produtos de cosmética natural que durou aproximadamente 3 anos.

À medida que ia aprofundando os meus estudos, senti a necessidade de partilhar muito daquilo que aprendia, principalmente porque havia muita informação pouco rigorosa à volta da cosmética natural. Estou a falar de alegações do tipo “a cosmética natural não usa químicos”, “se é natural é sustentável”, e a falta de conhecimento de que a cosmética natural tem de cumprir exatamente as mesmas regras que a cosmética convencional. Achei importante evidenciar que a cosmética natural também é feita com o rigor científico necessário e por isso criei em 2021, a marca Maria David Green Beauty, para partilhar e elevar a cosmética natural. Nesta altura ainda não fazia ideia de que iria nascer a Eau de Marie passados 2 anos. No início de 2022 surge um espaço em Lisboa, que tinha tudo para se tornar o meu laboratório! E assim foi: fiz obras e licenciei esse espaço com as respetivas entidades reguladoras, e assim, a vida tinha acabado de me dar todas as condições para lançar a minha marca de cosmética natural! No início de 2023, deixei o mundo corporativo, com a sensação de trabalho realizado e dediquei-me exclusivamente à criação da Eau de Marie Natural Skincare, com o lançamento oficial da loja online em setembro desse ano.

Porquê o nome Eau de Marie?

Não existe propriamente uma estratégia de marketing por trás do nome Eau de Marie, é simplesmente o nome que me fez (e faz!) sentido. Como tinha mencionado, durante todo o meu percurso profissional sempre estive muito ligada a causas relacionadas com a água. Mesmo depois da minha mudança profissional, mais uma vez, a água torna-se um elemento muito importante no meu trabalho, pois a hidratação da pele é fundamental no dia a dia. Para mim, não faz sentido uma rotina diária de skincare sem que os produtos cosméticos forneçam água à pele. E, apesar de sermos uma marca portuguesa, o nome fazia-me sentido ser em francês porque me trazia referências à minha avó Marie…

Que produtos podemos encontrar na Eau de Marie?
Eau de Marie Skincare

A filosofia da Eau de Marie baseia-se numa rotina simples e eficaz, com foco no fortalecimento da barreira cutânea e por isso temos os nossos produtos divididos em 3 passos fundamentais: Limpeza, Hidratação / Nutrição e Proteção da pele.

Até ao momento lançámos 4 produtos de fabrico próprio:

  • Para a Limpeza, temos o nosso Óleo de Limpeza L’ESSENTIEL, rico em nutrientes e antioxidantes e livre de fragrâncias e óleos essenciais
  • Para o passo de Hidratação / Nutrição temos o nosso Sérum Nutritivo L’ESSENTIEL e o Sérum Antioxidante L’ÉTÉ, sendo que recomendamos a escolha de apenas um para a rotina diária e o nosso Creme facial Hidratante L’ESSENTIEL, enriquecido com ingredientes hidratantes, antioxidantes e anti-inflamatórios
  • Para a proteção solar não temos fabrico próprio, mas tendo em conta que é um passo essencial para a eficácia da nossa rotina, criámos recentemente uma parceria com os Laboratories de Biarritz. São protetores solares certificados de cosmética natural, 100% minerais, e usam algas marinhas como um dos seus ingredientes chave. Estão completamente alinhados com a filosofia da Eau de Marie.

Eau de Marie

Eau de Marie

Temos previstos mais lançamentos, mas para já, não posso revelar mais…! 🙂

Não posso deixar de realçar que a prevenção é parte fundamental da filosofia da Eau de Marie. Por mais consistente que seja uma rotina de skincare e por muito boa qualidade que os produtos cosméticos tenham, a pele está altamente dependente de um estilo de vida saudável, o que inclui uma boa alimentação, exercício físico, descanso…  tudo começa na prevenção!

Qual o best-seller da marca? E qual o teu favorito e as tuas dicas de utilização?

O nosso best-seller é o Creme Hidratante L’ESSENTIEL. Muito focado na hidratação, em acalmar a pele mais sensível e formulado com o nosso ingrediente estrela, o extrato de alga Laminaria digitata. A Laminaria, também conhecida como alga Kombu, é reconhecida pelo seu papel na estimulação da produção de fibroblastos, responsáveis pela produção de colagénio.

O nosso Creme L’ESSENTIEL foi testado dermatologicamente em pele sensível e reativa e teve um excelente resultado, com uma classificação de “Muito boa tolerância cutânea”. É difícil dizer entre todas as minhas criações qual o meu favorito, mas acho que o Creme Hidratante L’ESSENTIEL é sem dúvida muito especial!

Quanto a dicas de utilização, das perguntas que mais me fazem sobre a utilização do creme facial é se deve ser colocado antes ou depois do nosso sérum (à base de óleo). E a minha resposta é: “Como se sentir mais confortável!”. Explico que tecnicamente, o ideal deverá ser usar o creme facial antes do sérum (à base de óleo), o que irá permitir ao sérum criar uma película protetora que impede a perda de água da pele durante o dia. Mas a verdade é que não é confortável para todas as mulheres, por exemplo (para mim não é) e se não for confortável a cliente irá acabar por quebrar a sua rotina que se pretende que seja consistente. Por isso, se for mais confortável colocar o creme facial depois do sérum, que o façam. A perda de benefício é muito reduzida e conseguimos manter o conforto e a consistência na nossa rotina.

Como foi o processo de criação e lançamento da marca? Complexo?

Sim, complexo! Primeiro tens de ter um laboratório licenciado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela tua Câmara Municipal. Ainda há muita gente a achar que os produtos de cosmética natural se fazem em casa, mas isso não é possível de acordo com a nossa legislação! Depois, para lançares um produto no mercado tens de passar por vários testes legais (alguns externos ao teu laboratório), tens de ter um relatório de avaliação de segurança feito por um especialista externo e ainda tens de ter obrigatoriamente um técnico de segurança na tua equipa a aprovar todos os documentos e procedimentos laboratoriais. Tudo isto envolve muito tempo e um grande investimento financeiro.

Acho que para mim facilitou todo este processo acreditar que estes passos eram indispensáveis para trazer segurança à minha cliente, para trazer credibilidade à cosmética natural e no final, trazer segurança e robustez à marca Eau de Marie. Logo de seguida, veio também toda a gestão de uma loja online que para mim foi aprender do zero. Mas a verdade é que nada se faz sozinho e com as pessoas certas ao nosso lado somos capazes de fazer tudo e com muita qualidade!

Quais sentes serem as maiores dificuldades de uma marca portuguesa que se lança no mercado? Quais os teus sonhos a curto e médio prazo?

A grande dificuldade é mesmo o processo de legalização e lançamento dos produtos no mercado, o que consome muito tempo e recursos financeiros. Tens de ter consciência que não é em 2 ou 3 meses que lanças a tua marca no mercado, mesmo que contrates externamente a produção. Depois tens de lidar com um mercado onde existe imensa concorrência! Mas eu acredito que existe espaço para cada marca, e são as nossas características individuais que nos diferenciam e nos tornam únicas aos olhos da nossa cliente.

O meu objetivo a curto prazo, e já para este primeiro semestre de 2025, é internacionalizar a Eau de Marie. Está na altura de irmos lá para fora. A médio prazo, gostava muito de começar a integrar projetos de investigação na área da cosmética natural, e fazer ponte com instituições de ensino. A investigação e desenvolvimento sempre fez parte do meu ADN e do meu percurso profissional.

Onde podemos encontrar os produtos Eau de Marie à venda?

O nosso principal local de venda é a nossa loja online, mas temos alguns parceiros, muito direcionados para um estilo de vida saudável e onde podem encontrar os nossos produtos, como é o caso do Estúdio Alma Mayo (Terapeuta Facialista) e do Estúdio de Pilates BeHaus Lisbon, ambos em Lisboa.

Como empreendedora que mensagem gostarias de deixar a outras mulheres que também sonham em ter o seu próprio projeto?

Eu acredito muito na partilha de conhecimento e depois do processo difícil que passei para criar o meu laboratório e lançar a Eau de Marie, percebi que poderia ajudar outras mulheres a passarem por este processo e a realizarem o seu sonho. Com este intuito, criei mais um projeto da marca Maria David Green Beauty, onde disponibilizo o fabrico de produtos de cosmética (em pequena escala) no meu laboratório, permitindo uma redução enorme de custo à marca. Também disponibilizo mentoria individual a mulheres que pretendem lançar as suas marcas e precisam de alguma inspiração ou simplesmente de apoio nas questões mais burocráticas.

Resumindo, a minha mensagem é: “Deixa que o sonho te guie e irás conseguir!”.

Maria David, Founder & Natural Cosmetics Formulator

 

Parabéns à Eau de Marie e à Maria por transformarem desafios em inspiração e por criarem uma marca que reflete autenticidade, conhecimento e amor pela cosmética natural. É emocionante ver este sonho concretizado e saber que agora todas nós podemos desfrutar de produtos que respeitam a pele e a natureza com tanta dedicação e excelência!

 

Fotografia: Andreia Fonseca

Fotografia da Maria David gentilmente cedida pela mesma

Posts relacionados

Saúde sem literacia: decisões que podem ter um custo elevado

Portugal arrisca-se a ser, não só, um dos países com mais dificuldades na Europa, mas também um dos que, por teima ou falta de conhecimento, acaba por refletir a tomada de decisões que comprometem a saúde e o bem...

Dezembro 4, 2024

Teresa Peixe: cuidar e informar como Farmacêutica de Família

Acompanho o trabalho da Teresa Peixe no perfil Farmacêutica de Família desde que colaborámos num projeto que foi especial para ambas. As suas publicações, focadas em criar literacia em saúde, esclarecem a populaç...

Novembro 12, 2024

Ainda sou do tempo… dos cosméticos de 70, 80 e 90

Quando penso nos anos 70, 80 e 90, sou imediatamente transportada para uma época de cor, estilos ousados e, claro, cosméticos icónicos que marcaram gerações. Neste artigo, convido-te a embarcar comigo e com o res...

Outubro 17, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2025