Rotinas de beleza da Sofia – lojas, produtos e erros

chick habit

Adoro falar sobre rotinas de beleza, produtos que outras pessoas gostam de usar, ouvir a sua opinião sobre rituais e pequenos truques que fazem diferença na vida de alguém. Por isto gosto tanto de fazer entrevistas, saber o que usam outras mulheres, ouvir a sua experiência. Hoje falamos sobre as rotinas de beleza da Sofia, do Chick Habit, que eu entrevistei e cujos produtos favoritos já tive a oportunidade de partilhar neste artigo. Hoje vamos falar de cabelo, de erros a evitar, de compras de produtos de beleza, e de tantas outras coisas irresistíveis! Sou só eu que adoro saber tudo isto?

P: Cabelos brancos, sim ou não?

R: Olha, estás a apanhar-me na fase ideal. Tenho uma colónia de cabelos brancos só de um lado e penso muito na minha mãe, que teve uma história de cabelo muito parecida com a minha. Eu pintei o cabelo até há um tempo atrás e agora tenho a minha cor natural. Pintei durante alguns anos de ruivo mas fartei-me. Não é tanto pela questão de estragar o cabelo. O meu cabelo sempre reagiu bem às tintas, mas achava que estava com um ar pouco natural. E quis voltar a um tom natural, por isso voltei à minha cor, ao castanho. Agora com os brancos… Por enquanto este tipo de brancos não me incomoda. Mas se sentir que é algo que me envelhece não digo que não pintarei. Mas não tenho ainda uma resposta definitiva em relação a isso. Acho que aos 50 anos pode ficar bem e posso assumir esses cabelos brancos. Mas aos 30, aos 40. Não sei se fica bem, não sei.

chick habit

P: Falando agora de rotinas de beleza, como é que fazes a tua rotina de noite? Como te desmaquilhas?

R: Eu normalmente faço tudo de uma vez só. Adoro desmaquilhar-me em dois passos e por norma uso ou o bálsamo ou o óleo da Body Shop, ambos da linha de camomila. A seguir eu lavo sempre o rosto, com um gel ou uma espuma. Usei recentemente um da Jowaé, uma espuma muito agradável para lavar o rosto. Gosto do gel de limpeza da Filorga, o Oxygen Glow. Depois deveria aplicar um tónico, que não acontece sempre. Às vezes esqueço-me. Gosto do tónico Rose Tonic da Pixi. Há um tónico maravilhoso que adoro, o Oxygen-Peel da Filorga. Ele faz uma esfoliação química, como o Glow Tonic da Pixi, e sentia a minha pele muito mais suave enquanto o usei, com muito menos textura. Depois uso um sérum e estou numa fase em que não estou apaixonada por nenhum, embora goste muito do sérum da Kiehl’s, o Hydro Plumping Re-Texturising, a pele fica mesmo hidratada. E depois gosto de aplicar um creme robusto. Gosto do Soin Anti-Stress da Eisenberg. Gosto de um produto mais hidratante. Acho piada ir alternando a minha rotina.

beautyst

 

chick habit

P: Onde gostas de fazer as tuas compras de produtos de beleza?

R: Gosto da Sephora, acho que é o primeiro sítio, porque tem as marcas que eu gosto mais, como a Marc Jacobs, a Benefit, a Anastasia Beverly Hills. Depois compro muito online coisas mais específicas, como produtos da Charlotte Tilbury. Adoro a ColourPop, super acessível. Aconselho TANTO! Não sou tanto dos sites multimarca. Já comprei na Lookfantastic, na FeelUnique, na Maquibeauty, mas agora sinto que estou mais focada e procuro as marcas especificamente. Estas lojas são rápidas e sempre correu tudo bem. Até no Net-a-Porter já comprei produtos de beleza. Uns batons da Hourglass. Faço compras espalhadas em alguns sites.

chick habit

P: Existe algum gesto de beleza que todas as mulheres deveriam adotar?

R: Proteção solar! Todas as pessoas deviam fazer. Verão, Inverno. O ano todo. Isso ainda não entrou na cabeça das mulheres. E de homens também!

P: Qual o maior pecado de beleza que as mulheres cometem?

R: São alguns… Mas o pior de todos… o risco na pálpebra inferior dos olhos. Esse é um dos erros que não favorece ninguém. Aquele risco que fecha mesmo o olhar. A Sarah Jessica Parker é um bom exemplo. Ela esteve tão bem no Sexo e Cidade, e agora adotou esse risco e parece que tem uns olhos de ET. Não é uma questão de gosto. Fica mesmo mal.

Bases de cor errada. Acho que acontece muito. Eu também errava muitas vezes. A mulher portuguesa tem um subtom de pele mais amarelado. E as bases do mercado, há muitas com subtom rosado e fica uma desgraça na nossa pele, fica péssimo! Eu sei que tenho de me afastar dos tons rosados. E vê-se muito este erro. Sabes como é que eu notava que tinha o tom errado? Via a caminho do trabalho, o meu queixo com um tom acinzentado e o pescoço amarelado! Fica muito mal! Bases muito claras também dão um ar um pouco fantasmagórico.

Mas não gosto nada de fazer shaming a essas pessoas, porque eu própria já fiz estes erros todos. Para mim é mais fácil porque eu adoro maquilhagem, mas entendo que seja até relativamente difícil saber escolher uma base. E uma mulher não tem de saber sobre maquilhagem, nem é uma coisa intuitiva ou fácil. Mas gosto de ajudar outras pessoas a escolher produtos.

chick habit

chick habit

P: Nas rotinas de beleza há sempre truques. Qual o truque de beleza que fazes com regularidade?

R: Para quem pinta os olhos, eu sinto que é muito importante colocar a sombra que usas na pálpebra de cima e passar ligeiramente na linha inferior das pestanas. Pode usar-se um pincel achatado para uma aplicação mais localizada, ou um pincel mais fofinho, que espalha mais. Quando se pinta só a pálpebra superior parece que o look não está acabado. E não é com lápis, é mesmo com a sombra. Basta esfumar e sinto que a maquilhagem fica mais composta assim. Para quem se aventura numa maquilhagem com sombra, faz muita diferença. Experimenta!

P: Qual a tua opinião sobre cirurgias, preenchimentos, toxina botulínica? As pessoas assumem que as fazem?

R: Eu sinto coisas muito diferentes. Eu quando fiz preenchimento com ácido hialurónico e os meus papos desapareceram de um dia para o outro nem faria sentido não dizer que eu tinha feito este procedimento. Eu sinto que as pessoas falam sobre estes procedimentos, mas conheço situações em que há pessoas que preferem dizer que é tudo natural. Sinto que houve uma grande mudança nos últimos anos. As pessoas já falam sobre isto hoje em dia. Por exemplo no Brasil fala-se sobre isto de forma muito aberta. Sinto que as pessoas que não falam são pessoas que vivem um pouco aprisionadas num falso perfeccionismo. Se calhar a pessoa nem aceita bem a questão que a chateia e prefere não falar sobre isso.

chick habit

P: Tens uma boa relação com o teu cabelo? Que tipo de cuidados tens com ele? Quais as tuas rotinas de beleza com o cabelo?

R: Tenho uma boa relação com o meu cabelo sim. Eu estico o cabelo todos os dias. O meu cabelo se não for esticado fica “assim…”, faz umas ondas. Eu fiz durante muitos anos a escova marroquina, e vendiam-me aquilo como um tratamento de hidratação. Era maravilhoso, porque nos 4 meses seguintes o cabelo ficava perfeito. Mas comecei a ficar chateada porque na altura aquilo ardia-me imenso nos olhos, e acho que podia não ser assim tão saudável.

Quando lavo o cabelo, gosto de o esticar. Se não estico, não gosto tanto de como fica.

Gosto muito de um produto da Klorane, um spray detox. Tira o cheiro ao cabelo. O champô é tão refrescante! Em relação a champôs, vou alternando, conforme o que me vão oferecendo. Mas por exemplo, gosto imenso de uma linha de supermercado, a OGX, que tem uns condicionadores que deixam o cabelo super macio! Com o cabelo ainda húmido gosto de usar esse spray da Klorane por exemplo, dá um cheirinho fresco. Nas pontas gosto de usar um óleo, por exemplo o da OGX.

A Shu Uemura tem produtos excelentes de styling e proteção de cabelo como o Essence Absolue e o Blow Dry Beautifier. Também sou fã do Oi Oil da Davines.

Foi uma boa decisão ter deixado de pintar o cabelo.

chick habit

Depois de reler a nossa entrevista, fiquei com vontade de experimentar tudo o que a Sofia falou! Quem mais adora saber as rotinas de beleza de quem gostamos de seguir? De facto, é sempre interessante ver e conhecer as escolhas de alguém que tem acesso a tantos produtos e que pode testar tantas opções diferentes! Vale a pena seguir o trabalho da Sofia, no blog e nas redes sociais! Eu adoro as suas sugestões!

Espaço: A BASE

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Chick Habit: a Sofia e os seus favoritos de beleza

O Chick Habit surgiu em formato blog em 2016 quando a Sofia ainda trabalhava na revista Vogue e o seu interesse por beleza, já antigo, estava cada vez mais palpitante. Começou por partilhar de tudo um pouco sobre...

Maio 26, 2020

Os meus 5 produtos Neostrata favoritos

Não é segredo nenhum que a Neostrata é uma das minhas marcas favoritas DE SEMPRE! E porquê? Porque apresenta cuidados anti-envelhecimento e fórmulas “dermatológicas”, ou seja, que se dirigem a problemas específic...

Maio 21, 2020

O podcast da Mariana Soares Branco & beauty thoughts

Depois de ter entrevistado a Mariana Soares Branco, esta foi a primeira vez que alguém me pôs a ouvir um podcast. Primeiro porque o formato não me dizia muito até aqui, mas depois de “perceber” a mecânica achei n...

Maio 14, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist