Chick Habit: a Sofia e os seus favoritos de beleza

chick habit

O Chick Habit surgiu em formato blog em 2016 quando a Sofia ainda trabalhava na revista Vogue e o seu interesse por beleza, já antigo, estava cada vez mais palpitante. Começou por partilhar de tudo um pouco no Chick Habit sobre beleza, skincare, maquilhagem, os produtos que comprava, as técnicas que funcionavam melhor. No fundo, as suas aventuras pelo mundo da beleza. Hoje em dia continua a ser um hobby que adora e sente que construiu uma comunidade (que se estende para o Instagram, onde está mais ativa, com o mesmo nome “The Chick Habit”), que confia nas suas opiniões e conselhos e isso também lhe dá um prazer enorme nesta partilha contínua. Hoje vamos conhecer algumas escolhas da Sofia! Eu confesso que adoro ver os seus tutoriais de makeup e adoro acompanhar o Chick Habit!

P: Sentes que as mulheres portuguesas sabem cuidar de si?

R: Hoje em dia sinto que procuram cuidar de si próprias. Há interesse em conhecer melhor os produtos de skincare que usam, em procurar um bom creme anti-rugas, em perceber as funções de um sérum, etc. O maior contacto que tenho é com as minhas amigas e algumas seguidoras e parecem-me ter curiosidade em saber mais. No que diz respeito a makeup penso que existe algum receio de não saberem replicar nelas próprias o que observam, de usarem o tom errado de base ou não terem os pincéis apropriados. Contudo, a informação, seja no Instagram ou Youtube, é super acessível, por isso penso que arriscam mais.

chick habit

chick habit

P: Quando olhas para uma mulher, em que é que reparas?

R: O estilo da pessoa no geral, a maneira de vestir e a maquilhagem que usa. Gosto de reparar em mulheres que se diferenciam seja em que área for. Como passo muito tempo em shoppings por causa do meu trabalho reparo nas colaboradoras das lojas, com os seus batons vermelhos (na Zara por exemplo) ou em maquilhagens mais coloridas e arriscadas. Gosto de perceber formatos de sobrancelhas, tons de blush, se usam ou não iluminador. Por vezes fico vidrada!

P: Quando é que começaste a maquilhar-te e porquê?

R: Eu comecei a maquilhar-me muito nova. Devia ter uns 13 anos. Inicialmente fazia um risco preto nos olhos, em baixo, aquele que fechava mesmo o olho ao máximo (risos!), mas ainda de uma forma pouco consciente. Fazia isso porque as minhas amigas faziam, e por imitação. Mas com uma preocupação mais consciente, sei que me comecei a maquilhar por causa das minhas olheiras. Que é o meu grande “tema”! E aí comecei a usar um corretor de olheiras, com uns 16 ou 17 anos. Apesar de eu já sentir essa questão das olheiras, tenho ideia que nem sabia bem o que era um corretor de olheiras. Achava mais piada a batons por exemplo. Mas sempre tive uma inclinação muito natural para moda e beleza desde nova. A minha mãe diz que eu só desenhava roupas de bonecas, modelos, vestidos, e sempre quis trabalhar na área da moda. Curiosamente segui design de moda, embora hoje em dia não trabalhe especificamente com essa finalidade. Mas desde muito nova que tive esta inclinação.

chick habit

P: Já fizeste alguma coisa de que te tenhas arrependido, em termos de beleza?

R: Já fiz, muito nova, fiz aquelas madeixas loiras! Lembras-te que havia nos cabeleireiros umas toucas em que nos puxavam umas madeixas de cabelo para fora para o descolorar? Pois, fiz umas madeixas dessas. Uma coisa terrível. Tinha aquelas farripas loiras horríveis. Mesmo naquela altura eu pensei: “Mas o que é que eu vou fazer ao meu cabelo?”. Ainda por cima era um tom de loiro frio, que não encaixava nada no meu tom de pele… Mas sabes, depois nem tentei resolver o problema. Podia ter pintado por cima para apagar aquele erro, mas nem me ocorreu. Mas eu ainda tenho de ser loira uma vez na vida! Adorava. Depois também fiz um peeling com 17 anos. Tinha acne na altura, mas aquilo não correu nada bem! A minha pele não reagiu bem. Entretanto ultrapassei este problema e quero fazer um peeling novamente.

chick habit

P: Se só pudesses escolher 5 produtos de beleza, que produtos seriam?

Protetor solar sem dúvida alguma e gosto muito do Age Repair da Isdin. Também gosto muito do Fusion Water da mesma marca pois não deixa a pele nada oleosa.

Sou completamente apaixonada pelo Soin Anti-Stress da Eisenberg! Já experimentaste? É tão bom! Serve para tudo! Eu conheci-o quando fui fazer um tratamento na Perfumes e Companhia. Serve para quando tens a pele cansada, com falta de luz, ou simplesmente quando está esquisita e tu não sabes o que hás-de fazer com ela. Usas à noite, podes fazer como tratamento durante uma semana ou até a pele voltar ao estado em que deveria estar.

Um creme de olhos! Gosto de um da Sisley, e esse de facto é muito bom. Mas nunca experimentei um creme de olhos que sinta que tenha mudado a minha vida. Mas se um creme me seca, se me arde nos olhos, se esfarela é um problema… Este é um daqueles cremes que funciona muito bem, não sinto a zona ocular desidratada. Acho que é um bom creme.

Um produto que eu adoro é o bálsamo desmaquilhante de camomila da Body Shop. Eu adoro desmaquilhar-me com um óleo ou com um bálsamo, sinto que desfaz mesmo a maquilhagem toda. E adoro esta linha da Body Shop. Nada bate este bálsamo.

Eu brinco muito às máscaras sabes? Normalmente faço uma máscara de limpeza e depois faço outra. Adoro as máscaras da Galénic e da Nuxe por exemplo. Faço uma máscara detox primeiro, depois ponho uma purificante na zona T e a hidratante na zona das bochechas.

chick habit

P: E se só pudesses escolher 3 produtos de maquilhagem, quais seriam?

Corretor de olheiras, o Shape Tape da Tarte! Adoro! Consigo controlar muito bem a aplicação. Este corretor para mim é mesmo o melhor. Há um corretor da L’Oréal, o Infallible More Than Concealer, que é semelhante, mas não tão bom, na minha opinião.

Tem que ser um batom também. No meu caso é o que eu adoro colecionar. Tenho à volta de 200 batons! É muito batom (risos!).

Por fim, a máscara de pestanas! (Fica de fora o blush, que é algo que todas as mulheres deviam usar!). Gosto da máscara Christian Louboutin porque o aplicador é longo, mas é um pouco cara. É um objeto muito luxuoso. Mais acessível adoro a da L’Oréal, a Unlimited, é espetacular.

P: Há dias em que te sentes insegura com a tua imagem? E se sim, o que fazes para contornar a questão?

Sim, tenho dias assim… Eu tenho papos nos olhos, e mesmo depois de ter feito o procedimento com o ácido hialurónico fico com a sensação que parece que preciso de voltar a fazer novamente. Assim que coloquei fiquei muito feliz, depois fiquei com algumas dúvidas. Sabes que penso sempre no bater da luz na zona dos papos. Os meus dias menos confiantes são esses, em que quando me vejo ao espelho vejo esses papos. Em relação ao corpo já tive algumas oscilações de peso, e há um tempo atrás passei por uma fase mais stressante e perdi muito peso. Cheguei a pesar 47 kgs e hoje em dia peso 54 kgs. Mas já pratico muito mais o ignorar aquela voz que me diz “ai estes papos, ai estas pernas…”. É não dar importância a essa voz e passar por cima. Gosto de cultivar amor pelo corpo que tenho. Se o meu corpo é assim é porque foi “desenhado” para ser assim. O meu problema são pernocas e rabinho, mas aceito-o. Mas sou uma pessoa que não se desleixa. Respeito-me.

chick habit

Adorei a conversa com a Sofia do Chick Habit. As horas podiam passar e ficava a tarde toda a falar de produtos de beleza e de makeup. Desta entrevista já levo uma lista com uns quantos produtos que me despertaram bastante curiosidade! O que mais gostas do trabalho da Sofia?

Podes ver outras entrevistas que fiz aqui, na rubrica Everyday, no meu site.

Espaço: A BASE

Coffee break: Bit by Bit

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Rotinas de beleza da Sofia – lojas, produtos e erros

Adoro falar sobre rotinas de beleza, produtos que outras pessoas gostam de usar, ouvir a sua opinião sobre rituais e pequenos truques que fazem diferença na vida de alguém. Por isto gosto tanto de fazer entrevist...

Junho 18, 2020

Os meus 5 produtos Neostrata favoritos

Não é segredo nenhum que a Neostrata é uma das minhas marcas favoritas DE SEMPRE! E porquê? Porque apresenta cuidados anti-envelhecimento e fórmulas “dermatológicas”, ou seja, que se dirigem a problemas específic...

Maio 21, 2020

O podcast da Mariana Soares Branco & beauty thoughts

Depois de ter entrevistado a Mariana Soares Branco, esta foi a primeira vez que alguém me pôs a ouvir um podcast. Primeiro porque o formato não me dizia muito até aqui, mas depois de “perceber” a mecânica achei n...

Maio 14, 2020

2 comentários

  1. Teresa Correia Antunes Victoriano diz:

    Adoro os produtos da filorga

    1. Joana Alvares diz:

      Também gosto muito! Tens aqui no site um artigo em que falo dos meus produtos favoritos Filorga. Basta pesquisares na homepage na lupa (canto superior direito) por “Filorga”. 😉 Grande beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist