Lábios secos: como os manter hidratados e sem peles?

labios secos

Falei há pouco tempo nas Stories no meu Instagram sobre alguns produtos para dar a volta aos lábios secos e como os manter hidratados e sem peles. E confesso que não esperava a reação que tive! Afinal este é um problema frequente e pelo que percebi há imensas dúvidas sobre como cuidar dos lábios de forma a não estarem sempre secos. Ainda por cima, quando o tempo está frio esta questão ainda é mais frequente. A barreira da pele fina dos lábios fica comprometida, dando origem a peles, desconforto e a uma base muito irregular para a aplicação de batons de cor. Então, que soluções existem para os lábios secos para deixá-los hidratados e sem peles?

Lábios secos – como deixá-los hidratados e sem peles?

Primeiro que tudo, devemos compreender que se a pele do nosso rosto já deve ser tratada com o maior dos cuidados, isto ainda se aplica mais à pele dos nossos lábios que é muitas vezes mais fina! Em lábios que se apresentam secos ou com peles, não aconselho o uso de batons de cor porque o resultado estético final não será bonito. Primeiro deves fazer uma “cura”, ter a certeza de que os lábios recuperaram e só depois sim começares a aplicar cor. Primeiro que tudo, tal como na pele do rosto, devemos ter a certeza de que estamos a fazer uma alimentação rica em vitaminas (com vegetais e frutas) e a ingerir suficiente água. Há vários estudos que não relacionam diretamente a ingestão de água com os níveis de hidratação da pele, mas há também estudos que os relacionam. E na dúvida, a água é fundamental para várias funções vitais, por isso no meu caso eu bebo cerca de 2l de água por dia e sinto que isso tem impacto, não só na pele como nos lábios.

Outra questão importante é perceber que há vários fatores que podem levar a lábios secos, como fumar, determinados medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos e alguns produtos tópicos usados para a acne que se entram em contacto com os lábios podem deixá-los mais secos. Não esqueças que alimentos que contêm muito sal e as bebidas alcoólicas desidratam IMENSO a pele, incluindo a dos lábios.

Batons, bálsamos e truques

Quem já fez os meus workshops já sabe algumas destas coisas que vou explicar. Utilizar um produto com um ácido esfoliante (não tenhas medo da palavra ácido! São substâncias ótimas para obter uma pele lisa, hidratada e sem imperfeições, mas há muitas regras!) pode ser aquilo que não estás a usar e que pode fazer toda a diferença! Vamos às regras: para usar um produto destes, que tem como objetivo afastar as peles mortas e promover a renovação celular, deves procurar na composição de um batom ou bálsamo um ácido como o glicólico, salicílico, láctico ou mandélico. Neste caso, e uma vez que as listas de ingredientes dos produtos estão em inglês, procura respetivamente por glycolic acid, salicylic acid, lactic acid ou mandelic acid. Este tipo de produtos eu não aconselho que seja usado mais do que uma vez por dia – poderá sensibilizar demasiado a pele fina dos lábios – o que é compatível com uma série de comentários que já recebi sobre o assunto. Assim, produtos para os lábios com ácidos (verifica sempre a lista de ingredientes!) aplica SÓ uma vez por dia – sempre À NOITE antes de ires dormir!

Batons e cuidados de lábios com ácidos esfoliantes

Eu adoro o Pra Dar Tchau Pras Pelinhas da Quem Disse Berenice, que infelizmente foi descontinuado no mercado português muito recentemente (só consigo encontrar atualmente no site brasileiro). É o bálsamo que mais uso à noite antes de ir dormir (está mesmo no fim!). Este produto contém ácido salicílico na composição, mas há outros que também têm. Por isso, uma outra sugestão é o Carmex. Eu gosto do tubinho sem sabor (devemos ter em conta que corantes e perfumes não adicionam nada às fórmulas e podem sensibilizar a pele). Nem todas as pessoas gostam do Carmex. Ele tem um aroma intenso por conter cânfora e mentol, mas é bastante eficaz. Mas como digo: uma vez por dia apenas – À NOITE antes de ires dormir.

Outra opção é o Mandélico da D’Aveia. Neste caso tem ácido mandélico, mais suave que o ácido salicílico, no entanto recomendo a sua utilização apenas uma vez por dia – À NOITE! Já recebi relatos de pessoas que ficaram com os lábios sensibilizados por usarem este produto como batom de hidratação.

labios secos

Hidratar lábios secos durante o dia – tipos de ingredientes nos produtos labiais

Vamos a mais uma pequena aula! Qual o objetivo final da hidratação? É manter a humidade natural na pele. E isso é conseguido através de três mecanismos diferentes e de três tipos de ingredientes diferentes: há ingredientes humectantes, ingredientes oclusivos e ingredientes emolientes. Têm funções diferentes, embora o objetivo final seja o de proporcionar hidratação. Os ingredientes humectantes atraem e retêm quimicamente a água na pele. São exemplos: o ácido hialurónico, a glicerina, o hexanodiol, o butilo-glycol, o sorbitol, aminoácidos como a glicina, arginina e prolina, o mel, as proteínas hidrolisadas, a água termal e a ureia. Os ingredientes oclusivos, por outro lado, têm um mecanismo diferente: criam uma barreira na pele prevenindo a perda de água. Exemplos típicos em cuidados de lábios: lanolina, vaselina, cera de abelhas, dimeticone, esqualeno, propilenoglicol, lecitina, manteiga de cacau e manteiga de karité. Por fim, os ingredientes emolientes, são ingredientes que fornecem elementos em falta nas peles secas (como os lípidos) preenchendo os espaços entre as células. Exemplos: ceramidas, ácido linoleico, cetearyl alcohol, óleos de argão, abacate, côco e jojoba (ou outros) e capric/caprylic triglyceride.

Soluções para hidratar lábios muito secos durante o dia: lanolina pura

Há inúmeros cuidados de lábios, sendo que numa urgência, com lábios muito secos, é sempre preferível começar por usar ingredientes oclusivos – ou seja, ingredientes que mantenham a hidratação na pele e que criam uma barreira de tal forma forte que a água naturalmente presente nos lábios não tem forma de “escapar”. Um bom exemplo é o Lanolips (sempre preferível a fórmula sem perfume ou corantes adicionados) que podes encontrar na Sephora, mas também o Lansinoh e o Purelan (indicados ambos para os mamilos secos durante a amamentação, mas cuja composição é exatamente igual: lanolina pura). Tenho sempre à mão um produto destes. São basicamente três produtos com a mesma composição, mas com nomes e packagings diferentes. Estes produtos podem e devem ser aplicados várias vezes por dia, de manhã antes de sair de casa, depois de cada refeição e sempre que sentimos os lábios bastante secos. Remédio santo.

labios secos

Soluções para hidratar lábios secos durante o dia: bálsamos e glosses

Numa situação não tão grave assim (de lábios severamente secos), podemos usar um bálsamo hidratante que pode conter uma mistura dos três tipos de ingredientes que falei mais atrás. Um bom exemplo, e um dos meus favoritos, é o Lip Balm da Jowaé porque espalha facilmente (muitos pontos por isso!) e que até tem sido um favorito dos meus filhos (exatamente por isso – usam todas as manhãs antes de saírem de casa e eu também). Um bálsamo labial que também gosto de usar é o Nutritic da La Roche Posay e um dos últimos que comprei e que é bastante hidratante (mas espalha pior e deixa uma ligeira tonalidade esbranquiçada) é o Stick Labial Nutritivo Cold Cream da Avène. Mais recentemente estou a experimentar o Cuidado de lábios Topialyse da SVR que espalha incrivelmente bem, está a ser uma excelente surpresa e anda comigo na carteira! Para quem gosta do efeito gloss, uma opção que adoro é o Bálsamo Nutritivo da Youth Lab. Dá um efeito ultra brilhante aos lábios e sinto que é mais indicado para mulheres, por esse motivo.

labios secos

Esfoliação física em lábios secos?

Confesso que não sou adepta da esfoliação física nos lábios. A pele dos lábios é demasiado fina, e diria mesmo que um esfoliante físico usado de forma regular pode deixar a pele muito sensibilizada. Muito pontualmente, e quando digo isto é, no último ano terei aplicado o esfoliante de rosto (não é necessário um específico para os lábios!) 2 ou 3 vezes nesta zona, mas não mais, em momentos que senti que era necessário dar uma pequena ajuda. Mas a esfoliação química, que mencionei no início do artigo, na minha opinião, faz muito mais sentido.

Estes são os meus truques e que têm funcionado na perfeição! Os meus lábios estão hidratados e sem peles e os culpados são estes produtos que mencionei atrás, bem como a alimentação e a hidratação. Não uso regularmente batons de cor, mas acabo por sentir que cada vez que os uso os lábios não ficam tão hidratados (talvez porque não reaplico o cuidado hidratante labial tantas vezes). Partilhas da mesma experiência? Que produtos adoras usar para cuidar dos lábios?

Num próximo artigo falarei de cuidados filler para os lábios. Já usas algum?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu utilizo ou já utilizei todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços.

Posts relacionados

Chick Habit: a Sofia e os seus favoritos de beleza

O Chick Habit surgiu em formato blog em 2016 quando a Sofia ainda trabalhava na revista Vogue e o seu interesse por beleza, já antigo, estava cada vez mais palpitante. Começou por partilhar de tudo um pouco sobre...

Maio 26, 2020

Os meus 5 produtos Neostrata favoritos

Não é segredo nenhum que a Neostrata é uma das minhas marcas favoritas DE SEMPRE! E porquê? Porque cumpre todos os critérios e mais algum para uma pele com as preocupações que tenho: cuidados anti-envelhecimento ...

Maio 21, 2020

O podcast da Mariana Soares Branco & beauty thoughts

Depois de ter entrevistado a Mariana Soares Branco, esta foi a primeira vez que alguém me pôs a ouvir um podcast. Primeiro porque o formato não me dizia muito até aqui, mas depois de “perceber” a mecânica achei n...

Maio 14, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist