Desisti das unhas de gel

unhas de gel

Posso dizer-te que já experimentei quase tudo nas minhas unhas! Um dos meus mantras, para além do less is more, é “Sê tu própria”. Se há 15 anos atrás quase ninguém fazia gel e eu andava toda contente a mostrar as minhas unhas perfeitas, com manicure francesa (agora já não conseguia, juro!), hoje é o contrário. O gel e outras técnicas como o gelinho, verniz gel, imersão em pó, tornaram-se muito mais acessíveis, e como em tudo, quando se torna acessível, começamos a ver o bom e o mau. Excelentes técnicas por um lado, e aplicações mal feitas, por outro. Decidi tirar tudo e assumir unhas nuas! Vou contar-te como foi a minha experiência quando desisti das unhas de gel.

unhas de gel

A democratização do gel

O gel democratizou o cuidado das unhas. Hoje em dia todas as mulheres podem ter umas unhas “pintadas” e brilhantes. A cor é duradoura e não sai ao fim de dois dias. Este é o lado bom.

Mas diariamente vemos maus exemplos desta técnica, que supostamente serve para embelezar as nossas mãos: unhas grossas, crescimento visível, cores e bonecos inusitados, formatos diabólicos. Não é fácil encontrar umas mãos bonitas quando há gel / gelinho aplicado. Serei a única com esta opinião?

unhas de gel

Quando desisti do gel e adotei as unhas nuas

Há cerca de 2 anos desisti. Depois do gel, do verniz gel, do express gel (um gel mais fino)… as minhas unhas mereciam estar naturais. As minhas unhas mereciam respirar! No bom sentido (as unhas não precisam de respirar). Não há nada numas unhas nuas que eu sinta serem “inferiores” a outras. A relação que tenho hoje com elas é muito mais saudável. Posso passar semanas sem as pintar e não me sinto prisioneira desse ritual que nós mulheres impusemos a nós mesmas. Nós impomo-nos tanta coisa!

unhas de gel

Fiz gel, verniz gel e express gel durante mais de 10 anos

Durante mais de 10 anos fiz gel, depois verniz gel e depois express gel, sempre na Nails 4 Us. Mas a consistência não era a mesma se trocasse de técnica. Por isso tinha de arranjar sempre com a mesma pessoa. Quando por algum motivo calhava trocar de técnica, passava umas semanas a desejar tirar tudo das mãos e a ansiar pelo próximo serviço. Não desgostava do serviço. Mas hoje vejo fotos minhas com essas unhas e não aguento! (Risos)

unhas de gel

Beleza natural

Quando decidi fundar este projeto, foi um momento de pura renovação interior. Percebi que queria ser e ter um ar natural e por isso comecei a ver com outros olhos as extensões de pestanas (já fiz há muitos anos, mas hoje não consigo) e outras coisas artificiais, como a maquilhagem permanente. As unhas foram outro processo. Queria aceitá-las e parar com a escravidão das unhas. Hoje consigo ver que procurava “outra” beleza nas minhas mãos e não aceitava a sua beleza natural. As unhas curtas e nuas são tão práticas e singelas.

unhas de gel

E… os contras?

Claro que os contras foram todas as razões que me levaram a fazer gel pela primeira vez na minha vida. As minhas unhas sempre foram quebradiças. Mesmo com unhas nuas, se quero ir a um evento, uma festa, um almoço, gosto também de ter as unhas bonitas e arranjadas. O verniz transparente é uma opção, outra opção é o verniz com brilhos. Mas garantir verniz por mais que 2 ou 3 dias nas minhas unhas não é mesmo fácil. Mais que as unhas, sinto que ter umas cutículas bonitas e bem tratadas ainda é mais complicado. Já falei aqui sobre um local onde me arranjaram e pela primeira vez o verniz normal durou 10 dias! Gostei bastante. Hoje também arranjo noutro local, o Moscow Beauty Bar, de que te vou falar em breve. É simplesmente o sítio mais perfeito que conheci, onde aplicam verniz natural e verniz gel, com uma perfeição… fora de série. Mas não deixo de colocar de parte ter as unhas naturais!

unhas de gel

E tu, como convives com esta temática? Gel / verniz gel / unhas nuas?

Fotografia: Yellow Savages

Aliança de casamento: feita à medida e desenhada por mim

Aliança de noivado: Monseo

Posts relacionados

Beautyst Interview – Mafalda Beirão (2a parte)

Hoje trago outras questões que falei com a Mafalda Beirão. Temas preferidos desta entrevista? Muitos. A sua luta contra o body shaming, a comparação com a inatingível forma física e fisionomia alterada pelas estr...

Agosto 1, 2019

Beautyst Interview – Mafalda Beirão (1a parte)

Admiro belezas que não têm de ser convencionais, até porque o convencional é muito chato. Personalidades e corpos diferentes são lindos. A prova? Uma foto que me deixou deslumbrada! A beleza está nos cuidados que...

Julho 25, 2019

Beautyst Interview – Catarina Macedo Ferreira (2a parte)

Não é segredo nenhum que gosto de entrevistar mulheres reais, que não têm receios de falar do que gostam menos em si, mas que também não vivem obcecadas com isso. Por isso esta série de várias Beautyst Interview ...

Julho 16, 2019

4 comentários

  1. fedra diz:

    Revi-me a 100%. Também desisti do verniz gel à uns anos. Na altura decidi igualmente, que iria usar as unhas “nuas” ou com um verniz transparente ou em caso de algum evento um vermelho clássico. Nada mais. Acabaram-se os frascos de verniz de todas as cores, cá por casa. Actualmente pinto uma vez por semana com o verniz da Rimmel – super Gel French Manicure na cor English rose. Foi a melhor descoberta de sempre, é um verniz normal, super discreto e que dura imenso tempo nas unhas.

    1. Joana Alvares diz:

      E pintas tu mesma? 🙂 Esse verniz é um rosa? E aplicas como? Compras em supermercado?
      Eu também ando muito minimalista e faço quase sempre um branco leitoso que é o que gosto mais de ver nas minhas mãos. Um grande beijinho! Joana

  2. Fedra diz:

    Sim Joana, pinto eu mesma! É um verniz rosa leitoso muito suave, perdoa imenso mesmo quem não tem muito jeito para pintar as unhas. Em Lisboa nunca vi à venda. Compro online pela primor. Uso primeiro uma base endurecedora ( não tenho preferência ), depois o verniz e finalizo com um top coat da essence que seca em segundos e que compro na Well’s ou tambem pela primor. Beijinho 😉

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada pela tua partilha! Também uso esse top coat da Essence e confirmo, é ótimo! Um beijinho! 🙂

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist