Beautyst Interview – Catarina Macedo Ferreira (2a parte)

Catarina Macedo Ferreira

Não é segredo nenhum que gosto de entrevistar mulheres reais, que não têm receios de falar do que gostam menos em si, mas que também não vivem obcecadas com isso. Por isso esta série de várias Beautyst Interviews que tenho feito, tem sido uma verdadeira terapia para mim. Acreditas que me têm a ajudado a fazer coisas mais reais como: andar sem maquilhagem (e está tudo bem!), não secar o cabelo (e está tudo bem!), gostar mais do meu corpo (e saber que corpos 100% podem existir, mas não têm 40 anos, o tempo ou o dinheiro que tenhos disponíveis!). A Catarina Macedo Ferreira é uma inspiração neste sentido. Já mostrei aqui a primeira parte desta entrevista. Chegou a hora de mostrar nesta Beautyst Interview – 2a parte várias razões que me levaram a entrevistá-la!

Catarina Macedo Ferreira

P: Se encontrasses um ex namorado, o que te deixaria mais desconfortável? Estares sem maquilhagem? Cabelo num dia mau? Teres engordado? Uma roupa desadequada? Outro?

R: Eu acho que era estar num péssimo dia de cabelo. Isso mexe imenso comigo. Acho que com a roupa não ia ter problemas, porque eu gosto de estar sempre bem. Mas ter engordado seria um problema também. Ter havido uma grande diferença em relação ao meu corpo. Não queria parecer desleixada e que achassem que eu, sendo mãe de quatro filhos, me tinha deixado andar.

Catarina Macedo Ferreira

Catarina Macedo Ferreira

P: Se daqui a 20 anos olhasses para trás qual gostavas que fosse o teu maior achievement enquanto influencer?

R: Eu gostava que as mulheres que me seguem dissessem que eu as consegui ajudar com a minha partilha, para se aceitarem melhor e tratarem melhor de si. Como eu senti isso na minha pele, também gostava de poder ajudar pessoas na mesma situação. É um exercício que faço para mim mesma, mas que espero que ajude as outras pessoas. Por exemplo, ontem eu estava na praia e tirei uma selfie e pensei: “Ah, eu até estou bem”. Depois a Leonor tirou-me outra fotografia em que eu não estava assim tão bem, mas publiquei as duas. A verdade é que há muita manipulação de imagem, de fotografias e querermo-nos mostrar no melhor. E não há nada mais cru que uma máquina fotográfica apontada a nós. Mas queria mostrar a tal preguinha da minha barriga! Já senti muitas vezes frustração em temas relacionados com a maternidade, tudo sempre com um ar impecável. E eu sentir que com os meus filhos eu estava suja, e desesperada e irritadíssima a ver essas imagens perfeitas.  Por isso o que sinto é que mostrarmos coisas muito bonitas pode causar muita frustração a quem nos está a ver.

Catarina Macedo Ferreira

Catarina Macedo Ferreira

P: Em termos de beleza, como te vês aos 60 anos?

R: Imagino-me de cabelo todo branco, cinzento (só tenho 1 cabelo branco). Quero continuar a ser cuidada comigo, a ter pinta, saber que não fiquei frouxa, que não fiquei menos mulher. Não me importo nada com as rugas. Quero saber tê-las. Se for preciso fazer botox irei fazê-lo. Mas não quero ser uma prisioneira de tratamentos estéticos. Eu tenho a genética do meu pai. Ele tem a cara mais redondinha e aos 65 anos parece mais novo do que a minha mãe que tem 56. O meu preenchimento e o meu físico vão-me ajudar. Acho que nunca vou desistir de tratar de mim. Não tenho complexos nenhuns se for necessário fazer tratamentos estéticos. Sinto que em Portugal ninguém promove um corpo real, sabes? Vejo bons exemplos lá fora. Mas cá ainda não.

Catarina Macedo Ferreira

P: Botox, detox, no tox ou outro tox?

R: Não gosto muito de ver botox e aquelas coisas meio artificiais como bocas tipo bico de pato. Mas sinto por exemplo que gosto de fazer um reset a muitas comidas processadas e sinto-me bem. Não lhe chamo um detox, mas gosto de fazer isso, um reset para comer melhor.

Catarina Macedo Ferreira

P: Escolhe uma: boa pele ou boa maquilhagem?

R: Uma boa pele. Eu adorava não ter manchinhas (no corpo). Agora aumentaram, até já tenho algumas nos dedos. Não tinha nos braços. E dá sempre ar que apanhei um escaldão e que estou a pelar. Adoro ver aquelas peles perfeitinhas, homogéneas, sabes? Mas tenho uma boa pele de cara, por isso não me posso queixar.

Catarina Macedo Ferreira

P: Uma das coisas com as quais me identifiquei contigo foi perceber que mesmo apesar das manchas que tens andas com elas livremente expostas e fiquei muito feliz pois sempre tive alguma vergonha da minha queratose pilar e uma mancha enorme no braço direito. Como lidas com isto?

R: Eu gosto de mostrar o melhor de mim, claro. Tenho os gémeos largos e trabalhados e se quero vestir uma saia pode não ficar o melhor possível. Mas acho que tudo isto é um processo de aceitação própria. O meu blog e o Instagram, acompanharam os meus 20 até aos 30. É muito terapêutico este processo. A única parte chata é que as pessoas às vezes vêm ter comigo e dizem-me para resolver certos problemas, para ir ter com o médico tal ou tal. Mas faço questão de dizer que estou a ser bem acompanhada e que está tudo certo. De uma forma educada. E está tudo bem.

Catarina Macedo Ferreira

Catarina Macedo Ferreira

 

Tão bom esta dose de realidade! Tão bom saber que beleza / beauty /amor próprio /auto estima têm várias interpretações. Bonecas não são pessoas. São situações que podemos gostar de ver, mas a maior parte não é possível de replicar todos os dias (nem todas as semanas!). Demorar 3 horas a fazer uma maquilhagem e 2 horas no cabeleireiro? Ter os melhores PT’s e cozinheiros do mundo? Isso não é a norma para 99,9% das mulheres. Vamos ser mais reais e gostarmos mais de nós?

Catarina Macedo Ferreira

Espaço: A BASE

Coffee break: Bit by Bit

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Eight Hour Cream Lip Protectant Stick da Elizabeth Arden: vitorioso!

Descobri o vitorioso Eight Hour Cream Lip Protectant Stick da Elizabeth Arden. Para mim (vou repetir... para mim!) este passou a ser um dos sticks labiais mais maravilhosos que já usei... e tanto assim é que tenh...

Fevereiro 7, 2024

Masque Ultralift Or da Eisenberg: luxo, ouro e contorno ocular

Tudo o que inclui ouro, prata, partículas de brilho e glow desperta o meu interesse. Talvez pela simbologia do luxo ou porque simplesmente o ouro é um ingrediente usado em produtos cosméticos com algumas interess...

Janeiro 28, 2024

Os 13 vencedores SweetAwards Jul-Dez 2023!

É o último dia do ano e decidi fechar 2023 literalmente em beleza, com os 13 produtos que premiei nos SweetAwards ao longo dos meses de Julho a Dezembro de 2023. Os SweetAwards são o prémio de beleza onde mês apó...

Dezembro 31, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024