Beautyst Interview – Catarina Macedo Ferreira (1ª parte)

catarina macedo ferreira ties

Comecei a seguir o trabalho da Catarina Macedo Ferreira por causa do seu projeto de fotografia Ties. A Catarina é fotógrafa de famílias, crianças, momentos. E aquilo que me cativou foi a luz que imprime e a emoção que passa naquelas imagens. Hoje em dia identifico-me muito com o caminho de self love que tem com o seu corpo.  Fala de uma forma muito aberta e já partilhou a sua experiência com a lipoabdominoplastia. Mostra sem medos as manchas de pele que não a impedem de levar uma vida normal. Uma mulher real. Com 4 filhos. Que me ensina que falhar é a vida, que tentar fazer melhor é possível todos os dias.

catarina macedo ferreira

catarina macedo ferreira

P: Uma dúvida sobre pele ou cabelo que nunca perguntaste a ninguém?

R: Sabes que a minha mãe é super despreocupada com estas coisas. Põe só creme e não usa muito mais, tem um cabelo muito fininho e nós (as filhas) somos muito mais vaidosas que ela. Mas uma dúvida sobre cabelo: posso lavar o cabelo todos os dias?

Pele… deixa-me pensar: quantas vezes devemos fazer esfoliação? Fui uma vez ao dermatologista há 10 anos para tentar tratar as minhas manchas, mas não resultou. E agora voltei há pouco tempo para ele me ver os sinais. Ele recomendou-me fazer esfoliação para retirar as peles mortas, nestas manchinhas que tenho. Mas como vou fazer? Há imensos produtos no mercado. O que faço?

catarina macedo ferreira

catarina macedo ferreira

P: Qual a maior asneira de beleza que já fizeste?

R: Autobronzeador na cara, em spray e em creme, quando tinha uns 17 anos. E quando aplicava autobronzeador só numa zona da cara para parecer que estava bronzeada (risos!). Também já experimentei pintar o cabelo em casa quando tinha 22 ou 23 anos. Fiquei com o cabelo meio cor de laranja. Na altura até achava que estava bem…, mas não. Não estava. Outra asneira foi ir a uma cabeleireira de bairro e pedir-lhe para ela me fazer umas luzes, e eu ter ficado cheia de madeixas! Por isso é que agora estou a tentar contrariar a coisa, mas com bons cuidados. Quando engravidei da Leonor fiquei com o cabelo mais escuro. E queria fazer umas luzes, mas nesse cabeleireiro de bairro a coisa correu muito mal!

catarina macedo ferreira

catarina macedo ferreira

catarina macedo ferreira

P: O que é para ti um good hair day?

R: É o cabelo acabadinho de lavar, fresquinho, solto. Não ponho nada no cabelo. Tenho o cabelo aos caracóis mas não sinto que tenham a ver comigo. Houve umas alturas que andava com mais caracóis. Por isso vou fazendo uns alisamentos para tê-lo mais estruturado. Normalmente lavo o cabelo dia sim dia não. Às vezes sinto necessidade de o lavar mais vezes. Por isso o que faço é, passo o secador, escova e dou uns jeitos com o ferro. Ponho o protetor de calor apenas, Redken acho, já usei vários.

catarina macedo ferreira

catarina macedo ferreira

P: O que fazes quando o teu cabelo está horrível?

R: Apanho o cabelo, ou então vou lavá-lo. Ou ponho uma bandolete, um lenço. Qualquer coisa que ajude. Se o meu cabelo não estiver bem eu sinto-me mal o dia todo. É uma coisa que mexe imenso comigo. Tento resolver logo de manhã e se não der ponho a bandolete.

catarina macedo ferreira

catarina macedo ferreira

P: Qual é o ritual de beleza de que não prescindes?

R: Limpeza e ligeira make-up todos os dias. Não há um dia que não ponha máscara de pestanas e blush. São os meus produtos preferidos de maquilhagem. No inverno uso base, sim, sempre. No verão não uso. E depois desmaquilhar e limpar bem a cara. Mas foi uma coisa que ganhei com o blog. Aprender que isso é importante. Fiquei com a pele muito melhor. Depois de receber tanta informação em casa, das agências de comunicação de produtos de beleza. Afinal elas foram as minhas “mães”, quem me transmitiu estes cuidados de beleza, porque como já te referi, a minha mãe não me passou estes ensinamentos. A partir do momento em que tive a Graça, decidi ter mais cuidados comigo. Foi quando decidi também ser operada (lipoabdominoplastia). Porque é que as pessoas não mostram mais as coisas que fazem? Comecei a ver isto com blogs internacionais, onde as pessoas falam de estrias, etc. Eu achava que era a única que tinha estrias, porque ninguém mostra! Depois de mostrar uma fotografia da minha barriga horrível, as pessoas disseram: “Ainda bem que mostraste isto! Há muitas mulheres que passam pelo mesmo!”.

catarina macedo ferreira

catarina macedo ferreira

P: Qual é o teu segredo para comprar produtos de beleza a um bom preço?

R: A Sephora faz imensos descontos. Acho bom estarmos atentas a essas campanhas. Também há bons produtos no supermercado. E usar pouca quantidade para os produtos renderem! Se calhar é a melhor dica! Usar poucas quantidades.

P: Se pudesses dar o melhor conselho de beleza a uma grande amiga, qual seria?

R: Olhar-se ao espelho e ver do que gosta. E a partir daí trabalhar. Conselho em termos de produto?… Difícil… Mas diria uma boa hidratação e beber muita água.

Catarina Macedo Ferreira

catarina macedo ferreira

Não consigo explicar, mas a Catarina tem uma luz dentro dela, tal como a luz que têm as suas fotografias. E uma beleza natural muito interessante. Adoro este cabelo meio mexido, numa cor que faz lembrar o verão. Olho para a Catarina e vejo a sua experiência como mãe de 4, vejo o seu empreendedorismo e sinto que é isso que torna as mulheres bonitas, as suas experiências e como se desenvencilham no dia a dia. Cada vez mais procuro seguir mulheres reais. Para mim são tangíveis e não me fazem sentir frustrada. Inspiram-me a ser melhor e a gostar mais de mim, com os meus defeitos. Adorei conhecer a Catarina Macedo Ferreira!

Espaço: A BASE

Coffee break: Bit by Bit

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

L’Eau Rêvée d’Hubert: a minha fragrância mais enigmática

A L’Eau Rêvée d’Hubert da Sisley é a minha fragrância mais enigmática (e eu sou apaixonada por ela). Longe de ser consensual, e tal como num sonho, os variados acordes revelam janelas para mundos repletos de mist...

Junho 13, 2024

Futuredew da Glossier: glow em frasco que deslumbra de 3 formas

Em Fevereiro, estive em Londres e um dos lugares que não podia perder era a loja da Glossier. Uma das soluções que estava ansiosa por experimentar era o icónico Futuredew da Glossier, um híbrido com tanto para of...

Maio 7, 2024

Nanobrow Eyebrow Pencil: sobrancelhas wow, wow, wow!

Ai as minhas sobrancelhas... adoraria que fossem fartas e simétricas mas a realidade é que são tudo menos isso. Na impossibilidade de neste momento fazer o meu retoque de sobrancelhas tenho procurado mantê-las, o...

Abril 20, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024