Redução mamária: o que é e para que serve esta cirurgia?

Depois de ter falado da minha mamoplastia de aumento, aqui, senti que faria todo o sentido abordar também a redução mamária, uma vez que é uma cirurgia relativamente frequente e quem a procura pretende acima de tudo melhorar a sua qualidade de vida. É uma das principais intervenções realizadas em cirurgia plástica, e as queixas frequentes são as mamas desproporcionadas, dores de costas, dificuldade na prática de exercício físico, eczemas e excesso de sudorese nos sulcos infra mamários e no contacto das mamas com a região abdominal. Hoje a Dra. Mariana da Rocha Martins, Cirurgiã Plástica Reconstrutiva e Estética na LMR Cirurgia Plástica, vai explicar-nos o que é a redução mamária e todos os pormenores sobre esta cirurgia!

Redução mamária – o motivo da consulta

“Em que posso ajudar?” “Doutora é o meu peito… já são muitos anos com este peso…”
E assim adivinha-se o motivo da consulta. A mamoplastia de redução ou redução mamária é uma das principais intervenções realizadas na Cirurgia Plástica. Muitas são as pacientes que lidam durante muitos anos com as consequências de ter umas mamas de volume desproporcional ao seu peso e altura. Não se trata apenas de uma questão estética, mas sim funcional. Queixas de dor nas costas e no pescoço, dificuldade em arranjar o tamanho ideal de soutien e as marcas do mesmo nos ombros, o desconforto na prática de exercício físico, os eczemas cutâneos nos sulcos infra mamários ou excesso de sudorese no contacto da mama com a região abdominal, e até mesmo o fator psicológico de lidar com tal desproporcionalidade causam a vinda de cada vez mais mulheres à consulta com intuito de realizar uma cirurgia para redução do volume da mama, e concomitantemente alcançar uma forma mais harmoniosa das mesmas.

Diria que, e justificado pela resolução de todos estes inconvenientes, é das cirurgias com maior grau de satisfação entre as mulheres, uma vez que há uma melhoria significativa na qualidade de vida nas mesmas.

redução mamária

redução mamária

Caso Clínico 1 – Antes e Depois

Consulta prévia à cirurgia de redução mamária

Na consulta todos os fatores são avaliados, desde o peso da paciente, ao aspeto, forma, volume das mamas, juntamente com os restantes antecedentes pessoais.

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou sedação profunda associada a anestesia local. Tal decisão passa pelo tipo de antecedentes da paciente, o grau de redução a que irá ser submetida e consequentemente o tempo cirúrgico. É considerada uma cirurgia de ambulatório. No entanto antes de se proceder a qualquer intervenção, a paciente, além dos exames expectáveis de pré-operatório, deverá igualmente fazer uma ecografia mamária / mamografia. Qualquer tecido mamário que seja removido durante a cirurgia é enviado para análise anatomopatológica.

Objetivos a alcançar com a redução mamária e pós cirúrgico

Os objetivos a alcançar com a cirurgia são a redução do tamanho das mamas (o grau de redução é algo que também é discutido na consulta), reposicionamento das auréolas e mamilos numa posição mais favorável e remodelação da forma para dar um decote e contorno mais harmonioso às mesmas. As suturas usadas são intradérmicas, isto é, não há pontos para serem removidos. No final aplica-se uma cola cirúrgica sobre as suturas que as impermeabiliza, podendo a paciente tomar banho nos dias seguintes à cirurgia.

Em cada mama é colocado temporariamente um dreno que será removido no dia seguinte à cirurgia. O período de pós-operatório é muito tranquilo; a maioria das pacientes não apresenta dores e há um alívio imediato do peso e assim do desconforto nas costas. Durante o primeiro mês após a cirurgia há necessidade de usar um soutien cirúrgico 24 sob 24 horas e gestão dos esforços principalmente dos membros superiores.

redução mamária

redução mamária

Caso Clínico 2 – Antes e Depois

Um mês após a redução mamária e época de verão

Após esse mês é possível usar soutiens com ou sem aros já com um tamanho adaptado ao novo volume, e voltar às atividades que impliquem mais esforços. Em todo este período devem as pacientes manter um estilo de vida saudável e evitar hábitos tabágicos. Após a cicatrização total da pele poderão ser aplicados cremes, apósitos, entre outros que ajudarão na melhor remodelação das cicatrizes. Nas épocas de verão, as cicatrizes deverão ser protegidas com a aplicação de um protetor solar fator máximo. Ao longo dos meses, as mamas vão adotando uma forma mais natural, conjugando-se num resultado final favorável e indo de encontro ao objetivo da paciente. Após os 6 meses deverá ser realizada uma mamografia, por forma a documentar o novo padrão de tecido mamário, que deverá servir de método de comparação nas que futuramente serão realizadas no âmbito do rastreio do cancro da mama.

Dra. Mariana da Rocha Martins, cirurgiã plástica, reconstrutiva e estética

Redução mamária – exemplos, informação adicional e perguntas e respostas

Neste link é possível ver alguns casos clínicos de redução mamária. Mais informação sobre redução mamária, os cuidados a ter e perguntas e respostas sobre este procedimento cirúrgico neste link.

 

A redução mamária torna-se uma solução para mulheres com mamas desproporcionadas e com queixas frequentes como dores de costas e pescoço, dificuldade na prática de exercício físico, eczemas e excesso de sudorese, bem como outras queixas associadas. A redução mamária apresenta-se assim como uma resposta para estas queixas.

A redução mamária é um tema que te interessa?

Fotografia: Márcia Soares

Fotografias de casos clínicos: gentilmente cedidas por LMR Cirurgia Plástica

Posts relacionados

Atoderm 2-in-1 oil: gotas de pele macia e massagens relaxantes!

Há uns tempos falei sobre o novíssimo Atoderm 2-in-1 oil da Bioderma, no artigo sobre 10 soluções de corpo sem as quais não consigo viver. O que há a saber sobre este magnífico óleo corporal, o segredo para uma p...

Abril 16, 2024

Os 10 melhores alimentos antienvelhecimento

Sou acompanhada há vários anos pela nutricionista Rita Andrade e neste artigo convidei-a a desvendar os segredos de uma boa alimentação e a mostrar-nos quais os 10 melhores alimentos antienvelhecimento, os verdad...

Fevereiro 27, 2024

Rinomodelação: 12 questões respondidas pela medicina estética

A rinomodelação é um procedimento que pode melhorar a aparência do nariz e fi-la, muito recentemente, com a Dra. Mafalda Cleto na Skinboutique. Neste artigo a Dra. Mafalda esclarece todos os cuidados a ter com es...

Fevereiro 22, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024