Estrias, o que fazer? (segundo a dermatologista)

estrias

Quando era adolescente apareceram-me as primeiras estrias na parte interna das coxas. Mais recentemente, no mesmo local, voltaram a aparecer umas quantas mais, o suficiente para eu querer abordar este assunto na consulta de dermatologia. Neste momento já ocupam uma área de cerca de 20 cm na parte interna das coxas e tenho algumas na zona das nádegas (zona onde também tenho algumas marcas – “bolinhas” – da minha queratose pilar). Embora não esteja muito preocupada com o assunto, nem vivo a pensar nisso, gostava de saber se posso fazer algo mais. Durante algum tempo usei o Bio-Oil (sem qualquer indicação médica), mas de facto não vi qualquer efeito. Então, no caso de estrias, o que fazer?

estrias

Estrias recentes e estrias antigas

Na consulta, a Dra. Marisa André explicou-me que o importante no tratamento das estrias é gerir expectativas. Não é possível curar estrias, mas é possível melhorar. Estrias recentes são mais fáceis de tratar que estrias antigas. Naquelas que estão rosadas ou arroxeadas (mais recentes) consegue utilizar-se o laser vascular que permite retirar a cor das estrias e sendo menos profundas, com o resurfacing ou o dermaroller consegue-se que fiquem muito atenuadas. No caso de estrias mais antigas, que já estão brancas (o meu caso), só é possível tentar alisar.

estrias

Utilização de retinoides

Os retinoides, como a tretinoína (ATENÇÃO: a tretinoína é um medicamento sujeito a receita médica e não deve ser usado sem prescrição e sem acompanhamento) são usados nas estrias. Quando os dermatologistas fazem resurfacing, preparam a pele com tretinoína. Quando a pele é renovada, voltam a usar tretinoína. Outra forma de utilização é com dermaroller, em que passam a tretinoína primeiro, depois o dermaroller e depois novamente a tretinoína, para aumentar a sua absorção, ou o contrário, depende da tolerância da pele de cada pessoa e do local das estrias. O dermaroller é um dispositivo que só deve ser utilizado por médico especialista.

estrias

Resurfacing

O resurfacing é uma técnica utilizada não só para o tratamento de estrias, mas também para o rejuvenescimento da pele, tratamento de manchas, cicatrizes de acne e outras cicatrizes. O resurfacing com laser de CO2 aumenta muito rapidamente a temperatura dos tecidos, destruindo a epiderme – o que corrige as imperfeições superficiais, e induz a produção de colagénio na derme, melhorando também a flacidez cutânea. A recuperação é rápida, cerca de 3-4 dias. Nos casos em que o resurfacing é feito com o objetivo de rejuvenescer a pele e tratar manchas e rugas, os resultados oferecidos são comparáveis a um peeling médio com ácido glicólico ou TCA (ácido tricloroacético), mas com tempo de recuperação três vezes inferior.

Este procedimento é pouco doloroso e utiliza-se anestesia local. Após o tratamento pode ocorrer inchaço, dor moderada e crostas que são minoradas pelo uso de medicamentos. Existem outras complicações menos frequentes, como a hiperpigmentação transitória e vermelhidão persistente (até 2 ou 3 meses). Quanto a complicações raras, podem acontecer infeções e cicatrizes. Para evitar este tipo de complicações, o resurfacing deve ser feito durante os meses de inverno. Devem ainda ser seguidas as recomendações médicas como a proteção solar e a profilaxia de infeções com antibiótico, por exemplo. A vantagem do resurfacing é ter um efeito bastante imediato e com um tempo de recuperação relativamente rápido.

estrias

Micropigmentação de estrias

Já existem algumas clínicas que se especializam na micropigmentação de estrias, mas este é ainda um método muito controverso e que gera muitas dúvidas na sua segurança e eficácia, pelo que a minha opinião é aconselhares-te sempre com um dermatologista e não fazer um procedimento destes sem indicação médica. O que acontece quando a pessoa faz exposição solar, por exemplo? Que tipo de pigmentos são usados? Estes procedimentos são supervisionados por um médico? Quais são os efeitos secundários?

O meu plano

No meu caso, a Dra. Marisa disse-me que se consegue melhorar a profundidade das minhas estrias. Mas não se consegue que desapareçam completamente. Perguntou se eu tinha feito uma lipoaspiração ou se perdi peso. Repostas: não e não. Sugeriu tentar tonificar a pele, com exercício físico ou com radiofrequência. Também mencionou a genética (e sim, há estrias na família!). Depois desta consulta aumentei o exercício para 3x por semana e fiz algumas sessões de radiofrequência nessa zona – e a verdade é que senti efeitos mais notórios e rápidos da radiofrequência na parte interior das coxas (vs a radiofrequência na zona da barriga para aumentar a firmeza que no meu caso demora mais a surtir efeito). Mas aqui estamos a falar apenas de firmeza. Faço radiofrequência, e outros tratamentos, na Body Concept.

Quanto a um plano para as minhas estrias, vou aplicar de manhã o creme D’Aveia Anti Estrias e fazer a tretinoína 3x por semana, à noite.

Como referi no início, não vivo obcecada com esta questão, mas quero tentar perceber se é possível atenuar um pouco as marcas das estrias, até porque como sou bastante morena, e as estrias são brancas, são visíveis. Qual a tua experiência com tratamentos para as estrias? Há algo que tenha funcionado contigo?

estrias

Fotografia: Yellow Savages

Disclaimer: Este post não é patrocinado. Os produtos / medicamentos que vou utilizar foram prescritos para a minha pele, tendo em conta o estado da mesma e os objetivos que eu queria atingir. Não deves usar medicamentos sem conselho de um médico ou profissional de saúde, pois os mesmos podem não ser os mais benéficos para a tua pele. Este artigo tem um link afiliado. Ou seja, se comprares através do link que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. O link foi escolhido com o objetivo de te apresentar uma opção segura de compra a um excelente preço.

Posts relacionados

Vinosculpt da Caudalie: a experiência SPA em casa

A linha Vinosculpt da Caudalie? Perfeição. Vinosculpt é uma linha de corpo para mulheres que se amam, que encontram felicidade nos pequenos gestos de auto-cuidado e que querem prolongar a sensação de uma ida ao S...

Março 2, 2023

Lipedema, o que é e como tratar?

"Pernas desproporcionalmente gordas”? Podemos estar a falar de lipedema. Esta é uma doença sobre a qual se fala muito pouco no nosso país! Neste artigo a cirurgiã vascular Dra. Joana de Carvalho explica o que é e...

Novembro 15, 2022

La Crème Main Chanel: realmente vale?

Quando comprei o La Crème Main da Chanel para usar na carteira estava na expectativa de perceber se iria ser uma paixão ou se se iria tornar em mais um daqueles investimentos sem sentido. Hoje vou explicar se o L...

Outubro 19, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023