Queda de cabelo como tratar? – Jornadas de Dermatologia

Queda de cabelo

Já falei aqui sobre o congresso em que estive presente, as Jornadas de Dermatologia e Dermocosmética em Medicina Familiar. É um congresso muito interessante que aborda vários temas dermatológicos, ministrado por dermatologistas e outros especialistas para médicos de medicina geral e familiar. Um dos temas de grande interesse e que suscitou muitas questões por parte dos médicos de família, foi o tema: “Queda de cabelo: como abordar?”, tema este que foi apresentado pela Dra. Marisa André, que é também a Presidente Executiva destas Jornadas. Como tratar a queda de cabelo?

Queda de cabelo

Tipo de queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser difusa ou localizada e é classificada consoante há envolvimento do folículo piloso ou não, representando uma queda de cabelo irreversível ou reversível, respetivamente. A nomenclatura médica para a queda difusa de cabelo é deflúvio (ou eflúvio). Esta é uma doença que está associada a uma alteração numa das fases do ciclo do crescimento do cabelo (anagénese, catagénese e telogénese). O tipo de deflúvio varia de acordo com a fase de ciclo de crescimento do cabelo afetada. Cada folículo é submetido a um turnover constante através de uma série de ciclos de crescimento (distintos para cada um dos folículos) e degenescência perpétuos; cada um destes ciclos compreende 3 fases distintas: uma fase de proliferação do cabelo (anagénese), uma fase de involução (catagénese) e uma fase de repouso (telogénese).

Queda de cabelo

Deflúvio telógeno – condição comum à maioria dos doentes que procura ajuda médica

A maioria dos doentes que procura ajuda médica por queda de cabelo tem um deflúvio telógeno (DT). Classicamente, esta é uma definição que se atribuía a uma queda de cabelo aguda e difusa provocada por vários fatores. Todavia, atualmente, observam-se vários doentes com DT crónico, definido como uma queda de cabelo cuja duração é superior a seis meses. O DT agudo é uma perda de cabelo difusa que ocorre cerca de três meses após um evento desencadeante, sendo habitualmente autolimitado (6 meses).

Queda de cabelo

Fatores desencadeantes

Há uma panóplia de fatores desencadeantes que têm sido associados a esta patologia, como período pós-febril, pós-parto, trauma major, cirurgias major, stress psicológico major. A perda de cabelo habitualmente não excede 50% da totalidade de cabelo. Pode haver uma diminuição generalizada da espessura do cabelo, mas é mais frequente esta ocorrer na região lateral do couro cabeludo (região bitemporal). É importante tranquilizar estes doentes e assegurar-lhes que não vão ficar carecas e que se trata de uma situação reversível, temporária e limitada. Se não existir uma causa aparente da queda de cabelo, poderão ser efetuadas algumas análises para rastreio de eventual doença subjacente.

Queda de cabelo

E quando dura mais de 6 meses?

Quando a queda de cabelo persiste mais de 6 meses, trata-se de um DT crónico e poderá não ter uma causa apurável (designando-se de primário), ou ser secundário a uma alteração sistémica: deficiência de ferro, má nutrição, doenças de tiroide, doença renal ou hepática crónica, lúpus, entre outras.

A maioria dos DT agudos são autolimitados e resolvem-se espontaneamente. Já as causas de um DT crónico podem ser multifatoriais e difíceis de estabelecer. As doenças subjacentes deverão ser tratadas e as carências nutritivas e/ou metabólicas reparadas.

Toda a medicação que poderá contribuir para queda de cabelo e que possa ser suspensa, deverá ser descontinuada. Nas mulheres jovens é importante excluir dietas intensas que poderão estar na génese do problema. Então como tratar a queda de cabelo?

Queda de cabelo – como tratar?

No tratamento dos deflúvios poderá ser considerada a ingestão de suplementos, bem como a aplicação tópica de alguns produtos / medicamentos para ajudar no crescimento de novos cabelos (vários médicos perguntaram exemplos de produtos e a Dra. Marisa mencionou, por exemplo, o Neoptide e o Folstim como promotores da anagénese – nestes casos de deflúvio – não confundir com outras doenças de cabelo, como as alopécias). Nalguns doentes poderá ser importante o apoio psicológico para controlo da ansiedade associada ao receio de ficar sem cabelo.

Dra. Marisa André (dermatologista)

Queda de cabelo

Este tema foi muito debatido após ter sido apresentado. Perfeitamente compreensível! É cada vez mais frequente em consulta médica o tema “queda de cabelo”. Na minha opinião, sinto que pode ser mais fácil e rápido identificar o motivo de queda ou doença de cabelo em consulta de dermatologia (dermatologista com experiência vasta em tratamento de cabelo). No meu caso, que tenho uma alopécia androgenética, o deflúvio concomitante pode piorar a situação e isso significa que o meu cabelo tem fases, umas vezes melhor, outras pior. A alopécia é uma doença muito chata e que carece de muita atenção, numa base diária. Mais importante que tudo é perceberes que tipo de queda tens. Fazes ideia?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Best of Haircare 2024 (os clássicos e as novidades)

Cheguei a um dos meus temas favoritos neste conjunto de artigos Best of 2024 (os clássicos e as novidades): os cuidados com o cabelo. 2024 foi um ano de excelentes descobertas, MESMO! Houve produtos que considere...

Janeiro 14, 2025

Rated Green Real Shea: a surpresa inesperada no meu cabelo!

À medida que os anos passam sinto que o meu cabelo se tem tornado mais seco (nada da oleosidade que tinha quando era mais nova) e nunca me imaginei a usar uma linha para cabelo seco, até descobrir a surpresa que ...

Outubro 24, 2024

Novo Lambdapil Melatonin Concentrate: a evidência da melatonina

Na área do cabelo, um ingrediente tem vindo a ganhar palco, a melatonina. O que é a melatonina e qual o seu papel na queda ou perda capilar e o que promete o novo Lambdapil Melatonin Concentrate da ISDIN?

Outubro 12, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2025