Rosamed, o fim da vermelhidão da minha pele

Rosamed

Este ano tive o privilégio de conhecer o Centro de Hidroterapia em Avène, que acolhe pessoas de todo o mundo que sofrem com problemas de pele desde a dermatite atópica, eczema, psoríase, prurido crónico, cicatrizes, problemas nas mucosas orais (sim a água termal de Avène pode ser bebida neste Centro), problemas do couro cabeludo ou sequelas de tratamentos oncológicos. Em Avène fiz um tratamento com uma pulverização fina de água termal que deixou a minha pele mais suave que NUNCA. Desde então que a água termal de Avène não deixou de fazer parte dos meus cuidados diários (já a usava mas mais pontualmente). Mas uma descoberta viria, também, a mudar a minha vida e a vermelhidão da minha pele: Rosamed.

Vermelhidão da pele

A vermelhidão na pele pode surgir na zona do nariz e das maçãs do rosto, mas tende a piorar com o tempo se não for tratada adequadamente. Com os anos, fatores como a exposição ao sol podem tornar a pele mais delicada, sensível e com vermelhidão permanente, muitas vezes acompanhada de vasos sanguíneos visíveis, especialmente nas laterais do nariz.

Essa vermelhidão tem impacto na autoestima, algo que só percebi quando notei que precisava de “esconder” o rubor do rosto com maquilhagem. Isso começou a acontecer, talvez, nos últimos dois ou três anos. Apesar de não me incomodar muito, a verdade é que a minha pele não tinha um tom 100% uniforme. Sendo naturalmente sensível, sempre experimentei algum rubor facial, especialmente em momentos de stress, desde muito jovem.

A vermelhidão na pele é permanente?

A vermelhidão na pele começa geralmente como uma reação temporária e difusa – o meu caso. Quando os vasos sanguíneos na pele se dilatam rapidamente, a vermelhidão torna-se visível na superfície do rosto: o rubor. Depois, os vasos sanguíneos retornam ao seu estado “normal”. Contudo, se a pele não receber os cuidados adequados, esses vasos podem manter-se dilatados ao longo do tempo, levando a uma vermelhidão permanente ou ao desenvolvimento de condições como a rosácea.

A progressão da vermelhidão pode manifestar-se desta forma:

  • Vermelhidão temporária ou “rubor”
  • Vermelhidão dispersa, mas permanente – eritrose, aparece com mais frequência nas bochechas
  • A piora de eritrose, com pequenas veias visíveis, também conhecida como rosácea
  • Zonas vermelhas (às vezes com pontos brancos), que se podem tornar rosácea inflamatória
Como lidar com a vermelhidão da pele?

Existem alguns aspetos importantes que podem fazer a diferença. Claro que se existem suspeitas de rosácea, há que procurar o dermatologista para instituição de tratamento. Entretanto também devem ser evitados alguns triggers:

  • Evitar temperaturas extremas. Banhos de água morna serão sempre preferíveis a água quente
  • Evitar alimentos com picante e estimulantes como chá e café
  • Evitar o consumo de álcool
  • Proteger a pele todos os dias do ano
  • Parar de fumar
  • Simplificar a rotina de pele e procurar a ajuda de um dermatologista
  • Usar produtos específicos para a vermelhidão
E o que fazer em caso de rosácea?

Procurar, claro, um dermatologista. A rosácea é uma doença de pele que carece de tratamento, não só tópico como muitas vezes sistémico. Procurar soluções, sem acompanhamento médico, pode atrasar o diagnóstico e piorar o quadro de rosácea. Além disso a rotina de pele deverá ter a orientação de um dermatologista.

Rosamed, a descoberta do ano para mim

Rosamed

Nunca imaginei que um “simples produto” para a vermelhidão pudesse ter um impacto tão grande na minha pele e, na verdade, na minha autoestima. Hoje, a minha pele está completamente livre de vermelhidão, e isso foi possível graças ao Rosamed, uma novidade para o tratamento da vermelhidão, lançada este ano pela Avène. Descobri o produto precisamente quando visitei Avène, em França. Na altura, decidi experimentá-lo nas áreas mais avermelhadas do meu rosto (maçãs do rosto, laterais do nariz e queixo) e, em pouco tempo, notei uma grande transformação na pele.

Já tinha, aliás, falado sobre este tema com a dermatologista Dra. Eugénia Matos Pires, e planeava verificar se seria necessário algo mais. Na zona dos vasos do nariz, já havíamos feito laser vascular (eu e o meu marido também), na Clínica Derma 360, com resultados imediatos.

O que é o Rosamed e como usar?

Rosamed

Rosamed

Rosamed é um creme com uma textura muito ligeira (parece uma loção muito leve) que foi lançada pela Avène, após três anos de pesquisa. Trata-se de uma solução desenvolvida com dermatologistas, com o poderoso ingrediente Angiopausine TM, derivado do cardo mariano, a 6%, que reduz a hipervascularização superficial. Este ingrediente é de origem 100% natural, combate a vermelhidão e tem uma ação antirrecidiva. Não só acalma de imediato a pele (até as sensações de aquecimento) como hidrata perfeitamente a pele e deixa-a com um toque suave e deslizante, perfeito para a aplicação dos cuidados seguintes. Nada oleoso, pode ser usado por todos os tipos de pele. Não contém perfume o que é perfeito para as peles mais reativas e sensíveis. Realmente a textura surpreendeu-me imenso e foi um dos pontos a favor para me manter fiel ao tratamento.

Pode ser usado de forma localizada (como eu uso) ou como hidratante de rosto. Pode ser usado 1 ou 2 vezes por dia (no meu caso 1 vez por dia foi o suficiente para fazer desaparecer a vermelhidão do meu rosto em pouco tempo). Este é um cuidado que pode ser usado em todo o rosto e pescoço, exceto no contorno ocular.

Este concentrado tornou-se mesmo indispensável para mim. Ter uma pele sem vermelhidão deixa-me mais confiante. À medida que envelhecemos a nossa pele também se transforma. Percebi nos últimos anos que fui desenvolvendo uma vermelhidão ligeira em zonas localizadas do rosto. Mas isso faz parte do passado e não poderia tecer comentários mais positivos sobre o Rosamed.

Onde comprar o Rosamed?

Em farmácias, parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

 

Após algum tempo de uso do Rosamed, posso dizer que a diferença na minha pele é notável. A vermelhidão, que antes era constante, diminuiu até desaparecer, trazendo-me mais confiança. A textura da pele também ficou mais suave, o que reforça os benefícios do produto além do controle da vermelhidão. Com uma fórmula que respeita a pele e oferece resultados reais, o Rosamed tornou-se parte essencial da minha rotina de cuidados.

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Dior Prestige Le Sucre de Gommage: uma obra prima

É raro alguém ouvir-me pronunciar a palavra “melhor” porque ela carrega uma enorme subjetividade. Mas, quando o assunto é Dior Prestige e o icónico Le Sucre de Gommage, é impossível evitar: estamos a falar, sem s...

Dezembro 7, 2024

Novo Intensive Retinol+ da Esthederm (até para pele sensível)

É muito desafiante cuidar da minha pele sensível. Por isso, ao escolher um produto com retinol, o processo torna-se ainda mais delicado. Já uso o sérum Intensive Retinol da Esthederm há bastante tempo e agora há ...

Novembro 21, 2024

Nova gama VinoHydra da Caudalie: hidratação à medida

Esta é uma das minhas gamas de eleição da Caudalie graças ao poder incomparável de hidratação que proporciona e pelo facto ser "a gama Caudalie" para pele sensível. A gama muda agora de nome para VinoHydra (em ve...

Julho 30, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024