Limpeza de pele: é benéfica ou afinal não?

limpeza de pele

O tema limpeza de pele é um dos temas sobre os quais recebo mais perguntas. Existe uma ideia generalizada de que a limpeza de pele é, necessariamente, um procedimento que faz sentido para todos os tipos de pele e, não raras as vezes, vemos que é feita sem orientação médica, o que poderá trazer mais prejuízos que benefícios. Por este motivo a Dra. Catarina Moreira, dermatologista, explica neste artigo o que é uma limpeza de pele e para quem está indicada.

Locais de trabalho da Dra. Catarina Moreira no final deste artigo

O que é a limpeza de pele?

Durante o dia, a pele acumula células mortas, excesso de oleosidade, resíduos de poluição e dos cremes aplicados. A limpeza de pele é um procedimento estético muito popular, que tem como objetivo remover essas impurezas melhorando luminosidade, manchas e imperfeições. No entanto, quando realizada sem orientação e de forma agressiva, pode comprometer a saúde e a beleza deste que é o maior órgão do corpo humano.

limpeza de pele

“Limpeza da pele” versus “Limpeza de pele”

Existem diferentes formas de limpar a pele que se distinguem pela intensidade e profundidade e que podem ser recomendadas de acordo com as necessidades de cada paciente.

A “limpeza da pele” simples é a modalidade mais básica e menos intensa e corresponde à higienização diária efetuada em casa. É realizada com um produto que ajuda a remover impurezas e oleosidade da superfície e está indicada para qualquer pessoa como etapa da sua rotina de cuidados.

Quando usamos a expressão “limpeza de pele” referimo-nos geralmente a um método mais intenso e profundo que envolve outras etapas além da higienização e que é realizada em consultório. Nesta modalidade, após a higienização, é feita uma esfoliação e posteriormente a extração de comedões (os “pontos negros” e “pontos brancos”). Além disso, o profissional pode realizar tratamentos complementares, como hidratação, nutrição e revitalização da pele.

Quais são os benefícios da limpeza de pele?

A limpeza de pele apresenta 2 benefícios principais e que são a remoção de impurezas e o estímulo da renovação celular.

As impurezas acumuladas na pele podem obstruir os poros, causar inflamação e aumentar a produção de sebo, contribuindo para o aparecimento de imperfeições e predispondo a acne. Ao remover as impurezas, a limpeza de pele ajuda a prevenir o desenvolvimento de lesões de acne e a melhorar a textura.

A limpeza de pele também estimula a renovação celular. A epiderme (a porção mais superficial da pele) é um epitélio estratificado que se renova continuamente ao longo da nossa vida. As células localizadas nas camadas mais profundas da epiderme vão-se dividindo e diferenciando em direção à superfície resultando na formação da camada mais externa de células (camada córnea) que acabam por ser descartadas. Quando somos jovens, o processo de renovação acontece naturalmente. No entanto, à medida que envelhecemos, esse mecanismo desacelera, as células mortas superficiais são descartadas com mais dificuldade e consequentemente a pele perde o viço, fica opaca, sem brilho e sem vitalidade. A limpeza de pele ajuda a remover as células mortas e estimula a produção de novas células, o que melhora textura, luminosidade e reduz manchas.

Outro benefício adicional é a melhoria da absorção de cosméticos. Com a remoção das impurezas, a pele fica mais recetiva aos cosméticos, permitindo uma melhor absorção e aproveitamento dos seus princípios ativos.

Além disso, pode ser um momento de relaxamento e cuidado pessoal, ajudando a reduzir o stress e a melhorar o bem-estar emocional.

limpeza de pele

Onde e por quem pode ser realizada?

A limpeza de pele é realizada em consultórios médicos ou estéticos por profissionais habilitados, que podem ser médicos ou outros, como enfermeiros e técnicos de estética. De forma a garantir eficácia e segurança, recomenda-se sempre a avaliação prévia pelo médico dermatologista ou estético.

A limpeza de pele é sempre necessária?

Embora a higienização diária deva fazer parte da rotina de cuidados com a pele, formas de limpeza mais profundas estão indicadas apenas em situações particulares e na verdade, estão até desaconselhadas em alguns pacientes.

No dia a dia, a limpeza da pele do rosto deve ser realizada com um produto suave, reservando esfoliações ou a utilização de gadgets (por exemplo, escovas faciais) para 1-2 vezes por semana.

A limpeza mais profunda, efetuada em consultório, pode ser benéfica em pessoas que apresentam pele oleosa, acneica ou que desejam melhorar a aparência da pele. Pelo contrário, aquelas com pele muito sensível, rosácea, dermatite e com lesões ou feridas devem evitar estes processos mais intensos.

Convém lembrar que, quando realizada de forma excessiva ou com produtos inadequados, a limpeza pode comprometer o filme hidrolipídico cutâneo, uma camada protetora natural de óleos e água existente na superfície da pele, deixando-a desidratada, vulnerável às agressões externas e por vezes levando até a um aumento da produção de sebo.

Antes de realizar qualquer procedimento estético, incluindo limpezas de pele, é importante procurar avaliação de um médico dermatologista ou estético para identificar o tipo de pele e problemas concomitantes, determinar a existência de indicação para este procedimento e orientar a periodicidade das sessões, assim como o local para a sua realização.

Dra. Catarina Moreira, dermatologista

limpeza de pele

Este procedimento deve ser orientado pelo médico. Em casa limpo a minha pele com um produto apto para pele sensível e intolerante diariamente. Uso dispositivo de limpeza apenas uma vez por semana. Quanto a limpezas de pele tive uma má experiência há uns anos num SPA e por este motivo não voltei a fazer. Ao longo dos anos tenho feito apenas alguns protocolos em gabinete. No entanto, e com orientação médica (incluindo o local), é algo que vou querer explorar melhor.

Qual a tua experiência?

 

Locais de trabalho da Dra. Catarina Moreira:

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Vinocrush da Caudalie, o novo creme com cor! Is it a crush?

Não é segredo que prefiro alternativas à base de maquilhagem porque gosto de um acabamento muito natural na minha pele, sem efeito máscara e com pouca cobertura. A Caudalie acaba de lançar a gama Vinocrush consti...

Fevereiro 14, 2024

Baume Palpebral: o novo cuidado da pele e pálpebras irritadas

A gama Palpebral é uma gama icónica para as pálpebras alérgicas e sensíveis e agora junta-se esta novidade que tive a oportunidade (eu e a minha família) de testar em primeira mão. O que é o novo Baume Palpebral ...

Janeiro 30, 2024

Pele desidratada no contorno ocular? Os meus 3 truques

A desidratação da pele, incluindo no contorno ocular, é uma queixa muito frequente. A desidratação pode acontecer por inúmeros fatores e o resultado é um contorno ocular enrugado, com linhas, secura ou até algum ...

Janeiro 13, 2024

2 comentários

  1. Adorei!Como sempre !Uma aula!

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom Manuela, fico muito feliz! Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024