Como fazer proteção solar todo o ano (segundo a dermatologista)

protecao solar

Sim, 90% do envelhecimento da pele é fotoenvelhecimento. Isso significa que a maior parte dos sintomas de envelhecimento, como manchas, rugas e perda de flacidez são derivadas da exposição solar, todo o ano. Quando a Dra. Marisa André me falou deste número eu fiquei chocada por um lado, mas aliviada por outro, pois passei a última década da minha vida longe do sol (por causa dos meus filhos evito as horas difíceis e vou de manhã e fim da tarde). Hoje em dia uso fator de proteção solar no rosto o ano todo (FPS 30), que podes ver aqui, mas há outros cuidados que posso ter.

A Dra. Marisa André explicou-me que no verão posso aumentar o FPS para 50 no rosto. No entanto o FPS 30 já faz uma boa proteção e a diferença para um FPS 50 não é assim tão grande. O protetor deve colocar-se por cima do hidratante, antes da base. A cor é sempre a última coisa que se aplica, a não ser que o protetor solar tenha cor. Hoje em dia existem tantos produtos diferentes, com boa cosmeticidade (toque seco, bruma, …). A questão de usarmos um protetor solar e ficarmos com a pele “besuntada”, já não se coloca! Em termos de fotoproteção há estudos recentes que dizem que o melasma está muito associado à fotoexposição por raios UVA e a proteção UVA é distinta nos fotoprotetores. Há pouquíssimos que têm uma proteção elevada em relação aos UVA. Os protetores têm por norma mais proteção UVB que UVA. Uma linha que tem este tipo de proteção e que me foi recomendada pela Dra. Marisa é a linha Photoderm da Bioderma. No caso das pessoas que têm melasma, a Dra. Marisa referiu que devem fazer fotoevição (evitar MESMO o sol) mais do que fazer fotoproteção.

protecao solar

Toque seco – recomendações da dermatologista

A nível de cosmeticidade a Dra. Marisa gosta do toque seco nos fotoprotetores: que não se percebe onde foram aplicados. Em pele com melasma Photoderm M (Bioderma) é uma boa opção tal como Heliocare 90. Heliocare 30 silk é um produto muito bom em termos de cosmeticidade.

Suplementos orais

A Dra. Marisa explicou-me que nestas situações (exposição solar) também se podem fazer suplementos orais antioxidantes nos meses de verão. Há várias linhas que têm. Os dermatologistas prescrevem em pessoas que têm doenças de pele, como o vitiligo, a rosácea, pessoas que tenham tirado um melanoma e pessoas que têm tendência para fazer manchas. A marca Heliocare é boa nesse sentido (linha Heliocare normal e Heliocare Ultra D). Quando tem doentes com manchas e melasma prescreve o Heliocare Ultra D, como se tivessem uma doença de pele mais complicada, e recomenda evitarem a fotoexposição. Para o meu caso recomendou-me Sunsublim e foi esta marca que comprei.

Estou sempre a aprender, e de facto já sabia que o sol é um grande inimigo da pele. Hoje sinto-me muito mais esclarecida e preparada para tratar bem da minha pele, para evitar manchas e rugas. E sempre que possível opto por protetores com elevada proteção UVA (Bioderma Photoderm e Institut Esthederm são duas boas apostas).

protecao solar

Opções para reaplicar durante o dia, todo o ano

Mais recentemente já vemos várias opções disponíveis para reaplicar o fator de proteção solar durante o dia. Há brumas, como a da Filorga, a da La Roche Posay, e pós como o da Isdin e do Institut Esthederm, que também matificam a pele ao longo do dia. Produtos que podem ser aplicados por cima da maquilhagem. Uma boa ideia!

Costumas fazer proteção solar todo o ano? Que produtos utilizas e que cuidados tens?

Fotografia: Yellow Savages

Disclaimer: este post não é patrocinado. Os links apresentados têm como objetivo a identificação dos produtos descritos e não são links de programas de afiliados. 

Posts relacionados

Ultra Facial Barrier Balm: hidratação e reparação “on the go”!

Uauuuuu! A Kiehl’s nunca deixa de surpreender, verdade? Hoje o assunto é o Ultra Facial Barrier Balm que todos cá em casa adoramos (ou adorávamos, pois, acabou em três tempos!). Afinal o que é esta novidade? Como...

Abril 13, 2024

Sérum Vinopure da Caudalie: 2x menos borbulhas numa semana!

Borbulhas aí por casa? Aqui sim. A acne atinge uma grande proporção de jovens, mais de 80%, e ainda cerca de 30% das pessoas na idade adulta, com uma predominância maior entre as mulheres. O que é a acne, quais a...

Março 27, 2024

La Protection Idéale, novo 3 em 1: pele segura nas ruas da cidade!

Nos meandros do mundo da cosmética, nem sempre encontramos uma marca que não apenas atende às nossas expectativas, mas também nos surpreende a cada passo do caminho. A Eisenberg pode ainda não fazer parte da roti...

Março 20, 2024

6 comentários

  1. fatimalourencoa diz:

    Comprei um frasco da Vichy, Hyalu Mask, que contém uma percentagem mínima de ácido Hialurónico para firmeza da pele. Qual é a tua opinião?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Fátima! O ácido hialurónico tem como função principal a de fornecer hidratação, pois este ingrediente é muito eficaz uma vez que retém até 1.000 vezes o seu peso em água, dando um aspeto visivelmente hidratado e preenchido. No caso do produto que mencionas é um produto que tem ácido hialurónico com alto e baixo peso moleculares, fazendo uma hidratação das camadas mais profundas da pele e também à superfície, dando um aspeto muito viçoso à pele. É uma máscara para fazer 1 vez por semana, e neste sentido as máscaras têm um efeito mais “flash”. Podes e deves incorporar também um cuidado diário com ácido hialurónico, como um sérum ou creme, e tens várias marcas com esse tipo de produto: Skinceuticals (em farmácia), La Roche Posay (em farmácia), Institut Esthederm (em farmácia), Pestle & Mortar (por exemplo na Inouiebeauty.com), entre outras marcas. Os séruns por norma têm uma maior concentração de ativos, pelo que pode ser uma boa aposta! Para usar antes do teu hidratante habitual. Um beijinho!

  2. Susana diz:

    Olá, boa tarde!
    Aplico diariamente no rosto o protector solar Shiseido Urban Environment UV Protection Cream Plus SPF50.
    Em exposição solar aplico o Foto Ultra 100 ISDIN® Spot prevent Fusion Fluid SPF50+50ml e no corpo o Avene 50 +. No verão tomo o Heliocare Ultra D.
    Estou a pensar tomar o Doriance Autobronzeador para manter a pele bronzeada, mas tenho receio que a toma continuada ative o surgimento de manchas, alguma sugestão?
    Obrigada.

    1. Joana Alvares diz:

      Susana, embora os suplementos existam com a finalidade de “tingir” a pele de um tom alaranjado / dourado, não aconselho a sua toma se há dúvidas que possam contribuir para o aparecimento de manchas. Para tirares todas as tuas dúvidas recomendo que vejas esta questão com um dermatologista. Se houver tendência para manchas convém veres de que tipo de manchas se trata. Tens outras opções para manter o bronzeado, como os autobronzeadores e o bronzeado a jato. Não recomendo, como é óbvio, a utilização de solários. Um beijinho! Joana

  3. Ana Rodrigues diz:

    Heliocare 60 cápsulas: Olá Joana. No início do Verão e com as 1as idas à praia e sol costumo ficar com alergia na pela, que se manifesta pelo aparecimento de pequenas borbulhas que se transformam em babas maiores e que dão imensa comichão. Normalmente nos 1ºs dias de sol e praia tomo uma anti-alérgico (Claritine) de manhã e que ajuda a atenuar o aparecimento destas borbulhas (menos quantidade e menos agressivas). E claro que uso proteção 50 em todo o corpo…
    No entanto, ouvi falar do Heliocare cápsulas e não sei se isto será uma boa opção e que me ajude. Sabes dar-me mais informação por favor?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana! Obrigada pela tua questão. O Heliocare que mencionas costuma ser prescrito pela dermatologia em casos de alergias solares, mas deves pedir aconselhamento médico. Tomas o anti-histamínico por indicação médica? Vale a pena realizares consulta anual de dermatologia, ainda para mais com as queixas que tens. 🙂 Um grande beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024