Ampola AZ: a novidade para pele oleosa / acneica e sensível

#Artigo escrito em parceria com a SVR. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Os problemas relacionados com pele oleosa / acneica já chegaram cá a casa. A pele do meu filho Duarte mudou muito com a entrada na adolescência. Se já era sensível, os cuidados de pele tornaram-se ainda mais desafiantes com a oleosidade, as borbulhas e os pontos negros. A pele oleosa / acneica é uma realidade para muitos adolescentes e adultos, e a pensar também nas peles sensíveis a SVR acaba de lançar esta novidade: a Ampola AZ! O que é?

svr

Tratamento para a pele oleosa com tendência a acneica

Penso que não é demais referir que uma consulta de dermatologia pode ser extremamente importante para definir um plano de tratamento, para além dos cuidados cosméticos a ter em casa. Falei sobre a consulta de dermatologia pediátrica que o meu filho fez aqui, com a Dra. Carolina Gouveia.

O que é a Ampola AZ da SVR?

A Ampola AZ é um sérum, numa fórmula altamente concentrada, que age em todos os níveis do processo de inflamação da acne para parar o ciclo vicioso! Numa textura leitosa e leve, que é rapidamente absorvida (sem textura gordurosa ou pegajosa), é extremamente agradável de usar – o meu filho tem usado no rosto antes do seu hidratante. Qual o “segredo” da Ampola AZ? A sua composição:

  • 15% de ácido azelaico
  • 4,5% de ingredientes reconhecidos pela sua eficácia nos cuidados dermatológicos: ácido salicílico que suaviza e purifica a pele, zinco que limita a proliferação bacteriana e regula o excesso de sebo e niacinamida, que hidrata, acalma e equilibra a barreira cutânea e
  • 14,5% de agentes hidratantes e reequilibrantes!
ampola az svr
Como se utiliza a Ampola AZ?

É sempre importante seguir as indicações da marca, e neste caso existem algumas notas importantes. A Ampola AZ deve ser aplicada de manhã e/ou à noite, em pele limpa e seca. A limpeza pode ser feita por exemplo com as excelentes opções da linha Sebiaclear, a Água Micelar ou o Gel Moussant (boa novidade – ambos os produtos têm agora recargas!). Penso que não é demais referir que a limpeza da pele deve ser feita duas vezes por dia (mesmo que não se utilize maquilhagem)!

sebiaclear

A Ampola AZ deve ser usada como um pré sérum (antes do sérum habitual) ou como sérum (imediatamente antes do produto de cuidado da pele ou protetor solar). O sérum Sebiaclear da marca é um best seller, que pode ser usado como cuidado único após a Ampola AZ. É ideal para peles oleosas e/ou com tendência acneica que procuram um cuidado antienvelhecimento, com 14% de gluconolactona que renova a pele e 4% de niacinamida, ingrediente de referência na regulação da oleosidade da pele, na hidratação e na correção da hiperpigmentação. Ainda acalma e repara a barreira cutânea.

Dica: A Ampola AZ não deve ser armazenada a uma temperatura superior a 30º C ou inferior a 5° C (por exemplo se se optar por guardar no frio).

ampola az svr

ampola az

Qual a relevância do ácido azelaico nos cuidados da pele oleosa / acneica?

A dermatologista Fabienne Ballanger-Desolneux, especializada no tratamento da acne, explica:

“O ácido azelaico está na lista de tratamentos de referência para a acne. Este tratamento é particularmente recomendado quando a pele não pode tolerar outras moléculas mais irritantes. O ácido azelaico é multifuncional1, e tem várias ações interessantes para a pele com tendência a acneica:

  • É queratolítico2: modula a diferenciação dos queratinócitos e reduz a hiperqueratinização folicular, o que lhe confere uma ação comedolítica; é antimicrobiano2: tem uma ação bactericida contra bacilos gram-negativos e positivos, portanto contra o C. acnes; é anti-inflamatório3 e antioxidante3; é um inibidor da tirosinase4: bloqueia a melanogénese epidérmica e, por conseguinte, tem uma ação despigmentante

Todas estas propriedades valeram-lhe numerosas publicações científicas. A 15%, o ácido azelaico é eficaz no tratamento de acne1, rosácea papulopustulosa5 e hiperpigmentação pós-inflamatória1. Um ingrediente com grande potencial para satisfazer as necessidades do maior número de pessoas.

O ácido azelaico foi testado contra tratamentos de referência. Numa concentração de 15%, tem sido comparado com tratamentos de referência em acne e rosácea:

  • Tão eficaz como 5% POB (peróxido de benzoílo) e 1% clindamicina, tratamentos de referência para a acne6
  • Tão eficaz como 0,1% adapaleno, tratamento de referência para a acne7
  • Mais eficaz do que 0,75% metronidazol, tratamento padrão para a rosácea5

O ácido azelaico também é benéfico em combinação com tratamentos de referência. De facto, melhora a qualidade de vida dos pacientes e reduz a gravidade da acne, utilizado sozinho ou em combinação com tratamentos tópicos como POB, retinoides ou terapia oral8. E, em combinação com retinoides tópicos, é de particular interesse no tratamento da acne e cicatrizes pós-inflamatórias na pele pigmentada1.

O ponto forte do ácido azelaico é a sua segurança e, portanto, tolerabilidade e conforto! O ácido azelaico não apresenta sinais de fototoxicidade nem de alergenicidade5. Mantém tanto a integridade da barreira cutânea como o teor de humidade da pele5. Pode ser utilizado durante a gravidez ou amamentação7 e é portanto particularmente adequado para mulheres adultas jovens com acne, uma vez que é mais bem tolerado do que POB e retinoides tópicos. Também pode ser usado em combinação com outros tratamentos tópicos. Finalmente, é muito interessante nos casos de eritema ou hiperpigmentação pós-inflamatória, que são frequentemente observados em mulheres adultas.”

Referências bibliográficas: (1) Kircik, LH. Eficácia e Segurança do Gel de Ácido Azelaico (AzA) 15% no Tratamento da Hiperpigmentação Pós-Inflamatória e Acne: Um Estudo de 16 semanas, controlado por Basileia. J Dermatol Drogas 2011 (2) Holland KT, Bojar RA, Cunliffe WJ. A interação do ácido azelaico com o Propionibacterium acnes. Journal of Investigative Dermatology 92: 446, 1989 (3) Rocha MAD et al. Dermatoendocrinol 2017 ;9: e1361570 (4) Passi S, Picardo M, De Luca C, Nazzaro-Porro M. Mechanism of azelaic acid action in acne]. G Ital Dermatol Venereol. 1989 Oct;124(10):455-63. (5) Gupta, AK, Govern, MD. Ácido Azelaico (15% Gel) no Tratamento da Acne Rosacea. Int J Dermatol 2007, 46, 533-538 (6) Dois estudos comparativos aleatórios, duplamente-cegos, entre ácido azelaico (AZA) 15% formulação de hidrogel (aplicado duas vezes por dia durante 4 meses) e peróxido de benzoílo (POB) 5% (351 pacientes) e clindamicina 1% (229 pacientes) respetivamente. Gollnick HP, Layton A [ácido azelaico 15% gel no tratamento da acne vulgaris. Resultados combinados de dois estudos comparativos clínicos duplamente-cegos]. J Dtsch Dermatol Ges. 2004. (7) Um estudo comparativo** com adapalene: estudo aleatório, controlado, de 55 pacientes com mais de 25 anos (idade média de 29 anos) com acne mínima a moderada. Comparação entre AZA 9 meses, AZA 3 meses + 6 meses de observação, Adapalene (AD) 9 meses. Thielitz A, Lux A, Wiede A, et al. Um estudo aleatório de grupo de investigadores para avaliar a eficácia e a segurança do ácido azelaico 15% gel vs. adapaleno 0,1% gel no tratamento e manutenção da acne feminina adulta. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2015;29(4):789-796. (8) Kainz JT, et al. Azelaic acid 20% cream: effects on quality of life and disease everity in adult female acne patients. J Dtsch Dermatol Ges. 2016 ;14 :1249-59 (9) Worret, WI, Fluhr, JW. Terapia da Acne com Peróxido de Benzoílo tópico, Antibióticos e Ácido Azelaico. JDDG: Journal der Deutschen Dermatologischen Gesellschaft 2006, 4, 293-300.

Qual a experiência do meu filho com a Ampola AZ?

É muito difícil encontrar um cuidado de pele adaptado à pele ultra sensível do meu filho. Mas este fez um perfect match! Logo na primeira utilização a pele ficou como que apaziguada. Com a utilização regular notámos uma redução nas borbulhas e pontos negros (e também nas manchas anteriormente causadas por borbulhas). A pele ficou sem inflamação (importante pois é comum ter borbulhas vermelhas e inflamadas), suavizada, confortável, a textura refinada e regulou o excesso de brilho, matificando a pele. Simultaneamente a pele está hidratada e com um aspeto saudável!

ampola az svr

Pontos extra a favor da Ampola AZ?

Sim! A fórmula conta com 81% de ingredientes de origem natural e o frasco é de vidro, 100% reciclável.

A textura é muito agradável de usar e tem um aroma muito suave, quase inexistente mas refrescante, uma delícia!

svr

Onde encontrar a Ampola AZ?

A marca SVR vende-se em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

 

Parabéns SVR por este lançamento!

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Creme para olhos: as minhas 20 sugestões (por objetivo)

Posso dizer que esta é uma das perguntas que mais recebo: “Joana, um bom creme para olhos (contorno ocular)?”. As expectativas e os objetivos é que “mandam”. Um bom creme para olhos para mim não tem de ser o melh...

Novembro 8, 2022

Eau Cellulaire: a novidade desta solução que uso há anos

Quem segue o meu trabalho sabe que uso a Eau Cellulaire da Esthederm há anos! Uso-a TODOS os dias! É uma água inspirada na água intracelular da pele, que garante uma afinidade e tolerância perfeita com a pele, as...

Outubro 13, 2022

Pele e pós-férias: 4 boas descobertas!

O período “pós-férias” da minha pele inicia-se quando deixo de fazer exposição solar direta. Apesar de poder fazer praia ou sol durante mais tempo que o que na realidade faço, a verdade é que ficar a torrar ao so...

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022