Os imperdíveis perfumes de nicho Maison Matine

maison matine

Aos 20 eu usava o mesmo perfume durante meses a fio! Por vezes anos! À medida que o tempo foi passando uma nova atitude perante a perfumaria ocupou essa abordagem: havia aromas que eu associava mais a determinadas alturas do ano, também passei a gostar de descobrir novos perfumes e não queria mais ficar presa a uma só “identidade”. Apesar de toda a minha enorme dificuldade em gostar de um perfume! Recentemente descobri a marca de perfumes de nicho Maison Matine a qual merece um enorme destaque.

Como mudei a minha abordagem à perfumaria

O meu primeiro perfume de paixão foi a Eau de Parfum da Chloé, que até hoje uso, e que cheirei pela primeira vez numa viagem a Milão, ainda a marca não estava presente em Portugal. Lembro-me como se fosse hoje (e já passaram mesmo muitos anos) da sensação de cheirar esse aroma que era simplesmente perfeito (e continua a ser, para mim)! Durante anos usei a Eau de Parfum da Chloé, super exclusiva, até começar a descobrir novas formas de me perfumar.

Há cerca de 5 anos comecei a fazer uma coleção de perfumes mas isso também está relacionado com o facto de eu trabalhar na área da beleza. Posso dizer que aqui (bem como noutras facetas) sou uma cliente muito difícil. Não é fácil um perfume arrebatar-me. Poucos são aqueles que me fazem virar para “sentir o rasto” e sim, já cheguei a perguntar a pessoas que perfume estavam a usar, exatamente por esta minha “procura” ser tão difícil.

Mais recentemente descobri a subtileza das águas perfumadas. Roger & Gallet e Caudalie são uma referência! Uma nova forma de me perfumar, visto até aqui praticamente só ter usado eau de toillette e eau de parfum. A concentração de aroma diminui de intensidade desde o extrait de parfum, a eau de parfum, a eau de toilette, a eau de Cologne e a eau fraîche, sendo esta última uma excelente opção para todo o ano incluindo para o verão e para quem prefere um aroma subtil em vez de um perfume com muita presença.

Da Roger & Gallet o meu aroma favorito é Gingembre, que deixou de estar à venda em Portugal (mas que a marca gentilmente me enviou), e da Caudalie sou apaixonada pela icónica Thé des Vignes, o aroma mais vendido em farmácia em Portugal e Rose de Vignes. Thé des Vignes é um aroma que remete para aquele momento mais sensual antes da noite, quando os raios de sol salpicam as vinhas com uma suave infusão de almíscar! É o aroma que uso antes de ir dormir, que borrifo nos lençóis e que uso em toda a declinação de gel duche, creme de corpo e agora no novo champô da marca. Ritual das noites quentes que pedem um duche rápido e obrigatório antes de me enfiar na cama. Já Rose de Vignes é uma água perfumada doce e romântica, com notas de ruibarbo, rosa e almíscar branco que eu e a minha filha gostamos de partilhar!

O tema “perfumes favoritos” é sem dúvida algo que quero abordar brevemente pois não há nada mais delicioso que falar sobre raros perfumes arrebatadores.

Maison Matine: romper com os standards habituais da perfumaria

maison matine

Maison Matine é uma marca francesa de perfumes de nicho, fundada em 2019, por Arthur e Marie, com o objetivo de romper com os standards habituais da perfumaria, combinando criatividade e sustentabilidade. As fragrâncias gráficas, responsáveis e generosas são criadas por uma nova geração de perfumistas franceses que quebram as regras: chega de opulência e sexismo! Agora é a hora da simplicidade e da diversidade. Uma visão livre e atrevida que se dirige a uma geração que procura criatividade e independência, em busca de significado, com edições limitadas e que incorporam um mundo em movimento.

A marca diz: “Criadores, rebeldes, nómadas, preguiçosos, curiosos, slashers, sintam o mundo ao vosso redor e expressem a vossa atitude!”.

A coleção Maison Matine foi desenvolvida pela pequena comunidade da marca, com os perfumistas e designer gráfico. Todos os perfumes são unissexo (embora existam uns mais “femininos” e outros mais “masculinos”, na minha opinião), com um aroma e ilustrações únicos. Estes perfumes são fabricados em França, com álcool extraído do trigo, proveniente de agricultura biológica, e sem plástico nas embalagens (não trazem o tradicional plástico celofane a envolver a cartonagem). As tampas são feitas em cortiça reciclada e borracha sintética.

O meu perfume Maison Matine favorito

maison matine

maison matine

Quando a Inouïe Beauty lançou a marca eu estava curiosíssima! Como seriam os perfumes Maison Matine? Pela descrição achei que Bain de Midi seria o meu favorito pelas notas de coco e baunilha. No entanto testei todos os aromas através do Sample Set, o que achei delicioso! Foram horas a tentar perceber qual seria o meu aroma favorito e com alguma dificuldade (dado o meu entusiasmo!) cheguei a Nature Insolente, o perfume que não parei de usar, com notas de saída: laranja, limão, bergamota, notas de coração: lírio-do-vale, menta, melão de mel e notas de base: vetiver, cedro, almíscar. Se eu achava que iria gostar pelas notas olfativas? Hell no! Laranja e limão são notas olfativas que normalmente não tolero mas neste perfume nem as sinto. Foi uma verdadeira surpresa! É um aroma suave e surpreendente, límpido e fresco, que apetece usar sempre, em dias de férias e dias de trabalho, no verão e na primavera, ou no outono e inverno para um toque alegre e jovem! Este perfume é uma delícia! Razão pela qual o selecionei para fazer parte do Inouïe x Beautyst Set Travel Edition (que entretanto já esgotou!), e sobre o qual falei aqui.

Os perfumes imperdíveis Maison Matine (na minha opinião)

Se tivesse de escolher mais 3 aromas, para além de Nature Insolente que é o meu favorito, seriam por esta ordem:

Tu te Calmes, talvez o mais “masculino” dos aromas, surpreendente e moderno, um perfume amadeirado e estimulante, com notas picantes e herbáceas, uma delícia! Com notas de saída: cardamomo da Guatemala, neroli, óleo de limão; notas de coração: folha de figueira, petitgrain bigarade; notas de base: almíscar, cedro da Virgínia, vetiver do Haiti.

Poom Poom, um perfume que é um cruzamento entre uma rosa e um kiwi, que cheira a frutas frescas e traz alegria! Com notas de saída: rosa, flor de tangerina, kiwi, laranja; notas de coração: orquídea, peónia, frésia, rosa; notas de base: almíscar, sândalo, ébano, baunilha.

Finalmente Arashi no Umi, um perfume elegante, que combina de forma harmoniosa as notas florais e frutadas com um toque amadeirado, inspirado numa viagem. É um perfume fresco e guloso, que vibra num mundo utópico, rodeado por mar e por todos os seus mistérios. Com notas de saída: maçã verde, frésia, pêssego; notas de coração: jasmim, rosa damascena, ylang ylang; notas de base: madeira de cedro da virgínia, firsantol, almíscar.

maison matine

Após muitas utilizações!

Perfumes deliciosos! Um privilégio conhecer marcas que quebram as regras e aromas que fogem ao tradicional, se impõem pela diferença e rasgo de genialidade mantendo a humildade e proximidade às pessoas e ao mundo moderno. Adorei conhecer e vou ser cliente Maison Matine por muito tempo certamente!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Dior 999: como pode um tom vermelho ser tão adorado?

A poucos dias do Natal, não poderia deixar de falar no icónico tom Dior 999, o tom de vermelho que fica bem nos lábios em TODOS os tons de pele e que recentemente ganhou uma versão ultra cintilante que parece mag...

Dezembro 21, 2023

Siluete Healthy Balm: a solução anti snacking!

Aqui está uma invenção que eu achava que não iria funcionar...! A verdade é que depois de testar o Siluete Healthy Balm percebi que ele realmente é eficaz para ajudar a conter a vontade de petiscar o que não quer...

Novembro 14, 2023

The Green Beauty Concept: beleza sustentável

Recentemente descobri uma plataforma portuguesa, a The Green Beauty Concept, que tem à sua frente a Mayuri, uma mulher com tantos pontos em comum comigo, com uma enorme paixão pelo mundo da beleza, imensa experiê...

Outubro 19, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024