LUR: “natural skinfood” made in Portugal

LUR

Tem 45 anos. Chama-se Estíbaliz Vicario, é do País Basco mas toda a gente a trata por Esti. Estíbaliz significa “feita de mel” e é a padroeira da cidade de Vitoria, a terra da sua mãe. Depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro da mama deixou de trabalhar no departamento de marketing da Licor Beirão e decidiu lançar a sua marca, a LUR Natural Skinfood. Mais do que uma marca de cosmética natural pretende ser uma marca influenciadora de um estilo de vida mais consciente, aquilo que se conhece como slow living. LUR é uma marca de cosmética natural, vegan, cruelty free, unissexo e eco-friendly, nascida em Portugal com soluções well-aging, especificamente formuladas para peles maduras. Entrevistei a Esti sobre o incrível trajeto que fez e que hoje nos permite usar e usufruir das soluções LUR!

Estibaliz Vicario

Como nasceu a LUR?

Estíbaliz Vicario: LUR Natural Skinfood surge numa altura sensível da minha vida. Após me ter sido diagnosticado um cancro da mama, no final de 2020, decidi deixar de trabalhar para cuidar de mim a 100%. Não podia manter o ritmo alucinante que tinha na empresa onde trabalhava. Adorava o meu trabalho, mas sentia que, de alguma maneira, aquela vida tinha despoletado o que me aconteceu. Comecei a tomar consciência daquilo que me rodeava, em vários sentidos: das pessoas à minha volta, da comida, do exercício, do descanso, dos tratamentos convencionais e dos complementares… enfim, tentei escolher tudo aquilo que me ajudava a melhorar e a vencer a batalha e deixei cair o que sentia que me estava a prejudicar.

Foi aqui que comecei a tomar consciência da cosmética que estava a usar e como ela impacta o maior órgão do nosso corpo, a pele. Como consumidora, já tinha adotado a cosmética natural em vários produtos de higiene e beleza, mas foi por mero acaso, que o meu marido, sabendo da apetência que tinha por este mundo, partilhou comigo um link para conhecer uma escola inglesa, a Formula Botanica, líder no setor, que nos ensina a formular todo tipo de produtos usando unicamente ingredientes de origem natural: óleos, manteigas, extratos vegetais, hidrolatos, óleos essenciais… Decidi inscrever-me num dos cursos e passados alguns meses de estudo, exames, experiências, tentativas, erros e acertos, terminei o curso com nota máxima e decidi lançar a minha própria marca de cosmética natural. Foi tudo bastante rápido e fluido. Tudo fazia sentido!

Tive todo o apoio da minha família, especialmente do meu marido, que me incentivou e me fez as perguntas certas desde o momento zero. Lancei a LUR com o dinheiro que a minha mãe me deixou em herança nesta transição. Olho para o céu e sei que ela está a cuidar de mim e desta semente.

Assim, em pouco tempo, e sozinha, dei forma a este projeto do qual estou muitíssimo orgulhosa!

LUR

O que significa LUR?

LUR tem um significado muito especial para mim. Significa TERRA numa das minhas línguas maternas, o basco. Escolhi esta palavra porque LUR representa a minha terra, a minha raiz e procedência, mas também porque é à TERRA que vou buscar os ingredientes que dão vida às minhas fórmulas. Tudo é natural, tudo vem da mãe natureza.

Quem é a Esti? Conta-me um pouco sobre ti e o teu percurso profissional.

O meu nome é Estíbaliz Vicario, tenho 45 anos e sou do País Basco, como referi. Nasci numa cidade chamada Barakaldo, perto de Bilbao. Toda a gente me trata por Esti, porque pouca gente consegue decorar o meu nome (Estíbaliz significa “feita de mel” e é a padroeira da cidade de Vitoria, terra da minha mãe).

Conheci o meu marido na Holanda, enquanto estudantes de Erasmus, e decidi acabar o meu curso de Gestão de Empresas aqui, em Coimbra. E fiquei pela Lousã, onde sou muito feliz. Sou casada com o Daniel, temos 2 filhas incríveis de 14 e 16 anos e vivemos rodeados de natureza, animais e vida. Sinto que tenho muitos e grandes amigos, que fui conhecendo ao longo destes capítulos que formam a minha caminhada, e sou muito grata por isso.

Comecei a trabalhar muito cedo, enquanto estudava. Com 14 anos dava explicações a vários miúdos e nos verões ganhava alguns trocos ajudando nas festas. Sempre tive o meu dinheiro para não ter de sobrecarregar financeiramente os meus pais. Depois de licenciada, dirigi e dei formação num centro de ensino de informática, inglês e espanhol e, quando engravidei da nossa primeira filha, tive a oportunidade de trabalhar no departamento de marketing da Licor Beirão, junto do meu marido, onde estive durante 15 anos. Até agora.

A LUR é o teu projeto a tempo inteiro?

Sim, é à LUR que dedico todo o meu pensamento (profissional, claro)! Neste momento sou apenas eu na empresa e tento “dar conta do recado”. Acho que até está a correr bastante bem! Levo o ritmo que quero, defino a estratégia que vibra comigo nesse momento e altero as coisas se deixam de fazer sentido. Nunca tinha trabalhado sozinha, mas tem muitas coisas boas! Mas confesso que, às vezes, sinto saudades de fazer parte de uma equipa. Há-de chegar o dia não tarda!

Estibaliz Vicario LUR

Que soluções podemos encontrar na LUR?

A LUR é uma marca de cosmética natural, vegan, cruelty free, unissexo e eco-friendly. A minha primeira linha de skincare é um kit Well-Aging composto por 4 produtos: um óleo de limpeza, um tónico facial calmante, um sérum well-aging e um creme well-aging. São produtos especificamente formulados para peles maduras (+35 anos).

Recentemente lancei a versão “Travel Size”, embalagens mais pequenas para levarmos no necessaire de viagem, com um packaging igualmente sustentável!

As embalagens são produzidas em vidro âmbar, o cartão das embalagens é kraft (cartolina não branqueada), com o carimbo FSC. Os produtos estão devidamente registados no CPNP. São formulados por mim, mas produzidos em laboratório para garantir a eficiência, estabilidade e segurança de cada produto.

Qual o best-seller da LUR? E quais os teus favoritos e dicas para a sua utilização?

Sem dúvida, a linha completa de Well-Aging. Não posso escolher um dos produtos porque, na minha opinião, todos fazem perfeito sentido quando usados em conjunto e de forma regular. O sérum e o creme hidratante são imprescindíveis para aportar à pele tudo aquilo que precisa a partir de determinada idade, mas eles não farão qualquer efeito se a pele não estiver devidamente limpa e equilibrada. Por isso, sugiro sempre usar o óleo de limpeza vegan, que se aplica em pele seca e se retira com água, transformando-se então num leite, o tónico facial calmante, que ajuda a limpar, aporta hidratação e equilibra a pele, e o combo sérum + creme, sempre juntos, numa simbiose perfeita, que incluem um conjunto extra de nutrientes para combater os sinais de envelhecimento, rugas e falta de elasticidade.

LUR

Foi difícil criar e lançar a LUR? Conta-me um pouco sobre o processo.

A verdade é que lançar a LUR foi um processo tão natural e fluido, que não posso dizer que me tenha custado. A minha formação académica, mas sobretudo, o meu percurso profissional na Licor Beirão, deram-me o know-how suficiente para criar a marca desde o zero. Posso dizer, com muito orgulho, que descobri muito talento que não sabia que tinha: criar o logo, desenhar e implementar o site da marca, negociar com fornecedores (laboratório, packaging, serigrafias, transportes…), criar conteúdos para redes sociais (juro que até gerir as páginas de Instagram e Facebook da LUR nunca tinha feito um post, um reels ou uma story na minha vida!), tirar fotos, editar vídeos… enfim! Isto é uma aprendizagem constante! Mas estou a adorar este processo. Mesmo que a LUR acabe amanhã, o facto de ter feito tudo isto sozinha em tão pouco tempo (acabei o meu curso em Dezembro de 2021 e em Junho de 2022 a marca já estava à venda) deixa-me de coração cheio!

Quais as tuas preocupações relativamente ao packaging?

A LUR pretende ser mais do que uma marca de cosmética natural. Pretende ser uma marca influenciadora de um estilo de vida mais consciente, aquilo que se conhece como slow living. A marca é assim porque eu sou assim. E tento transmitir à minha marca tudo aquilo que eu sou, começando pelo respeito pela natureza e pela sustentabilidade do planeta. Por isso, o packaging que utilizo nos produtos LUR é sustentável, com vidro âmbar infinitamente reciclável, bombas e sprays doseadores que podem ser reutilizados de uma embalagem para outra (posso enviar os reorders com umas pequenas tampas, minimizando, assim, o uso do plástico), as cartolinas usadas no packaging são kraft não branqueadas (não são usados químicos no seu tratamento), reaproveito materiais e caixas para embrulhos… tento reduzir a minha pegada ecológica o máximo que consigo.

Quais os próximos passos? O que queres fazer a curto, médio e longo prazo na LUR?

Adorava poder lançar uma linha para peles jovens, adolescentes. Ainda tenho muito para estudar mas pouco tempo! Tenho de me organizar melhor porque é mesmo o que quero fazer a seguir.

Também quero alargar os pontos de venda LUR: plataformas online em sintonia com a marca, espaços de venda físicos, terapeutas e profissionais da beleza… já tenho bastantes parcerias, mas quero levar a LUR a todo o mundo!

Estes são os dois grandes objetivos para 2023.

Onde podemos encontrar as soluções LUR à venda?

Neste momento, as pessoas podem comprar as soluções LUR na loja online em www.lurskinfood.com, em pessoa (para quem mora na Lousã ou perto) e em pontos de venda físicos em várias vilas e cidades (mercearias a granel, farmácias, salões de beleza e estética) e plataformas online, como a Ecobiozon, a SloowMarket…

Tenho também alguns pontos de venda físicos em Espanha!

Estíbaliz Vicario

 

As deliciosas soluções LUR estão ao nosso alcance, fruto de uma mudança radical na vida de Esti depois dos 40 anos.

É com enorme orgulho que apresento a LUR na plataforma Beautyst.pt, que tem também como finalidade ser uma montra de marcas nacionais e incubadora de novas e recém chegadas soluções ao panorama da cosmética nacional!

 

Fotografia: Márcia Soares

Fotografias da Esti: gentilmente cedidas pela própria e 85 mm Photo Studio

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