INCIDecoder: o que é e como o utilizo?

INCIDecoder

Cada vez menos adquirimos um produto cosmético tal como fazíamos até há uns anos. O movimento que os consumidores exigem hoje em dia das marcas é que produzam produtos transparentes, confiáveis ​​e personalizados o que se traduz num exame minucioso das listas de ingredientes e nas pesquisas no Google. Por isso é que procuramos reviews e opiniões honestas antes de fazer uma escolha (e uma compra). Na hora de analisar um produto, gosto de conhecer a sua composição (nem sempre as marcas disponibilizam). A ferramenta que mais uso neste sentido é o INCIDecoder mas esta plataforma tem ainda outras funcionalidades.

O que é o INCIDecoder (e o que significa INCI)?

O INCIDecoder foi criado e é atualizado pelo The Personal Care Products Council, entidade que foi fundada em 1894. Foi renomeada como American Manufacturers of Toilet Articles (AMTA) em 1922, depois renomeada como Cosmetic, Toiletry, and Fragrance Association em 1970, finalmente estabelecendo-se como Personal Care Products Council em Novembro de 2007.

INCI (lê-se inqui) significa International Nomenclature of Cosmetic Ingredients (nomenclatura internacional de ingredientes cosméticos) que é, de forma simples, a lista com a composição de um produto cosmético. O INCIDecoder é um enorme banco de dados de produtos cosméticos e ingredientes usados em cosmética, que facilita a consulta da composição de quase todos os produtos cosméticos existente (é provável que alguns muito recentes possam ainda não constar da plataforma, mas às vezes tenho boas surpresas!). Neste site é possível pesquisar por nome de produto, por ingrediente (para entender a sua função) ou ainda consultar novos produtos que são adicionados a esta enorme base de dados.

Como usar o INCIDecoder?

Em primeiro lugar, este site gratuito é extremamente fácil de usar. A forma como eu o uso habitualmente é simples: escrevo o nome do produto que quero pesquisar e num instante é-me disponibilizada a lista de ingredientes (para quem não percebe nada sobre o tema, o site ainda explica o que é e o que faz exatamente cada ingrediente).

INCIDecoder

Mas, se por exemplo, um determinado produto que me interessa não estiver disponível nesta base de dados, é possível criar uma conta e fazer upload da lista de ingredientes ou tirar uma fotografia da mesma. O site vai decifrar a lista e fazer uma “avaliação” da mesma (pode demorar alguns dias a duas semanas para que novos produtos sejam aprovados para consulta pública na base de dados, mas é possível ver os detalhes do produto imediatamente através de um link).

Independentemente da opção que se escolher, o INCIDecoder fornece três tipos de informação:

  • A primeira: mostra os ingredientes agrupados de acordo com a sua função ou desempenho. Cada ingrediente vem com links que fornecem mais informações. Também existe uma ferramenta de comparação onde se podem analisar produtos lado a lado.
  • A segunda: uma tabela onde podemos visualizar todos os nomes dos ingredientes, “o que fazem”, a probabilidade de causar irritação (por exemplo) numa escala de 0 a 5 e, em seguida, a classificação geral.
  • A terceira: contém cada ingrediente dividido em parágrafos, com um nome, uma descrição, opinião e links para pesquisas adicionais.

INCIDecoder

INCIDecoder

A indústria de cosméticos e cuidados pessoais é muito regulamentada nos Estados Unidos e também na Europa. As entidades competentes estão permanentemente a analisar e a atualizar as quase 12 mil substâncias usadas em produtos cosméticos, por isso o consumidor deve confiar nos produtos cosméticos que estão colocados no mercado (atenção: produtos ditos “naturais”, fabricados em casa ou vendidos em “feiras” muitas vezes não entram neste “sistema” pelo que simplesmente não temos dados que possam afirmar – até antes pelo contrário – que se tratam de uma melhor escolha).

O INCIDecoder em conclusão

Escolher um novo produto pode ser como navegar num labirinto… Este site descomplica essa aventura. Através do INCIDecoder podemos ter uma visão rápida da composição de cada produto, conhecer o que fazem os ingredientes cosméticos e até consultar novos produtos que estão a ser adicionados (sejam eles novidades ou até clássicos). Claro que temos de ter espírito crítico. Alguns ingredientes “menos cotados” pelo site podem ter uma função importante, como por exemplo o álcool que pode servir para acelerar e maximizar a penetração de um produto. É uma ferramenta que uso com muita regularidade uma vez que nem todas as marcas disponibilizam para consulta a lista completa de ingredientes (como tenho pele sensível um dos ingredientes que tento evitar são as fragrâncias – embora a minha pele até tolere alguns produtos com fragrância adicionada).

INCIDecoder

O INCIDecoder é como um super-herói da beleza, revela alguns segredos para futuras missões de compras, pode ajudar a esclarecer o que pode estar a sensibilizar a pele e a encontrar produtos similares e perceber um pouco mais sobre ingredientes cosméticos. O site tem ainda uma newsletter mensal e o melhor é que está sempre a crescer, com novidades e uploads devidamente analisados.

Acho-o muito interessante!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Dior 999: como pode um tom vermelho ser tão adorado?

A poucos dias do Natal, não poderia deixar de falar no icónico tom Dior 999, o tom de vermelho que fica bem nos lábios em TODOS os tons de pele e que recentemente ganhou uma versão ultra cintilante que parece mag...

Dezembro 21, 2023

Siluete Healthy Balm: a solução anti snacking!

Aqui está uma invenção que eu achava que não iria funcionar...! A verdade é que depois de testar o Siluete Healthy Balm percebi que ele realmente é eficaz para ajudar a conter a vontade de petiscar o que não quer...

Novembro 14, 2023

The Green Beauty Concept: beleza sustentável

Recentemente descobri uma plataforma portuguesa, a The Green Beauty Concept, que tem à sua frente a Mayuri, uma mulher com tantos pontos em comum comigo, com uma enorme paixão pelo mundo da beleza, imensa experiê...

Outubro 19, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024