Catarina Barbosa – a marca portuguesa para mulheres únicas

catarina barbosa

Tenho vindo a acompanhar o trabalho da Catarina Barbosa praticamente desde o início. A marca de skincare portuguesa com o mesmo nome da sua fundadora, marca nascida e criada em Vila Nova de Milfontes, para mulheres que procuram produtos únicos, raros e nacionais, aptos mesmo para peles sensíveis, representam o sonho de Catarina, engenheira química. A marca Catarina Barbosa Skincare tem uma oferta de 5 produtos, com texturas ma-ra-vi-lho-sas, e que proporcionam momentos incríveis de self care! Em entrevista à Catarina, hoje quero mostrar-te um projeto que tens de conhecer e seguir!

catarina barbosa

Como nasceu a vontade de criares a tua marca “Catarina Barbosa”? Foi fácil?

Sempre tive uma grande preocupação com a pele e interessava-me muito por produtos cosméticos e que ingredientes eram utilizados nos mesmos. Comecei por pesquisar mais sobre os ingredientes e fui conhecendo quais as alternativas naturais que existiam no mercado. Tirei formação em desenvolvimento e formulação de cosméticos e foi quando decidi criar o meu próprio negócio. Não foi um trajeto fácil, desde a projeção do laboratório, adequar todas as normas para o seu funcionamento, à colocação do produto final no mercado, mas valeu muito a pena!

Qual é o teu background? Em que é que o mesmo te ajudou a lançares e a formulares os teus produtos?

Tenho formação em Engenharia Química. Ajudou-me muito na projeção do laboratório, saber que equipamentos utilizar e no desenvolvimento do processo de fabrico. Ajudou-me muito também a perceber quais as propriedades químicas de cada ingrediente e qual o seu efeito no produto final.

Qual foi o primeiro produto da marca e quais os best-sellers ou produtos de culto “Catarina Barbosa”?

O primeiro produto que formulei foi o óleo Amália. Sempre gostei de adicionar óleos faciais na minha rotina de cuidados da pele, então tinha que ter um óleo na coleção da marca. Por coincidência o óleo Amália também é o best-seller.

óleo Amália

Porque é que os teus produtos têm nomes de mulheres portuguesas?

Durante o desenvolvimento dos produtos, quis homenagear as mulheres pelos seus feitos e conquistas. Decidi então que toda a linha seria inspirada em Grandes Mulheres Portuguesas que tiveram um papel importante no nosso país. Uma maneira também de inspirar quem usa os nossos produtos.

catarina barbosa

És tu que fabricas os teus produtos? Que legislação tens de cumprir nesse sentido? O que são as boas práticas de fabrico?

Sim todo o desenvolvimento e produção dos produtos é realizado por mim no laboratório em Vila Nova de Milfontes. Qualquer produto cosmético que coloco à venda no mercado português tem que cumprir os requisitos estabelecidos pelo Regulamento (CE) n.º 1223/2009 (Regulamento dos cosméticos) e com o Decreto-Lei n.º 189/2008 (Diploma nacional). Durante a produção, tenho que seguir a norma harmonizada ISO 22716 – Boas Práticas de Fabrico, que são procedimentos e práticas de garantia da qualidade que asseguram que os produtos cosméticos são continuamente produzidos e controlados de acordo com os padrões de qualidade.

A marca “Catarina Barbosa” pode ser encontrada em que países? Onde a podemos comprar em Portugal?

Em Portugal está disponível para venda no website Catarina Barbosa. Fora de Portugal, a marca pode ser encontrada em Espanha, Bélgica, República Checa, Polónia, Alemanha e Hong Kong, através dos nossos parceiros.

As questões ambientais e sociais são importantes para o desenvolvimento da tua marca? Podes dar-nos algum exemplo?

Sim, muito importantes! Preocupo-me muito com a sustentabilidade e ética da origem dos ingredientes que uso nos produtos. Por exemplo, na máscara Florbela utilizo mica. A Índia é o maior produtor mundial de mica e a maioria das minas estão concentradas onde a população vive abaixo do limiar de pobreza. Estima-se que cerca de 22 mil crianças, com idade média de 8 anos, trabalham todos os dias na mina. Para mim é imprescindível saber de onde provêm todas as matérias-primas que utilizo nos ingredientes e por essa razão a mica que utilizamos é proveniente de um fornecedor com garantia de que não há trabalho infantil na sua produção.

Florbela

Que tipo de testes tens de fazer aos teus produtos após o seu fabrico?

Durante a fase de desenvolvimento do produto, são necessários testes de estabilidade e microbiológicos. Estes testes são efetuados num laboratório externo, em Oxford. Se o produto passar nos testes, fecho a fórmula e vai para testes dermatológicos. Após a produção no laboratório, são realizados testes internos ao lote produzido para verificar a sua conformidade. Se tudo estiver conforme é então emitido um Certificado de Análise do lote e colocado no mercado para venda.

Produtos artesanais, sim ou não?

Nada contra! Apenas que sejam produzidos em ambiente controlado e que sigam a legislação em rigor, pois a segurança de quem usa os produtos é o mais importante.

Que ingredientes tentas evitar nos teus produtos?

Evito fragrâncias artificiais, parabenos, Lauril / sulfato de laureto de sódio (SLS / SLES), silicones sintéticos e derivados, apenas porque não se enquadram na filosofia da marca. Não tenho nada contra os ingredientes, pois são tão seguros para a pele como qualquer outro ingrediente utilizado nos produtos cosméticos.

Fala-nos um pouco sobre os acessórios que tens na marca para complementar a utilização dos teus produtos.

Quero que a utilização dos produtos seja uma verdadeira experiência e para tal decidi complementar a minha oferta com uma taça, um pincel e uma colher/espátula. A taça é feita à mão por artesãos portugueses e pode ser utilizada com a nossa máscara Carolina juntamente com o pincel. Quis que os acessórios fossem uma adição à experiência de cuidados da pele, mas também um acessório de decoração.

catarina barbosa

Que produtos prevês ter ou gostarias de lançar nos próximos tempos?

Ainda este ano irei lançar uma essência hidratante e um sérum (Sophia), com ingredientes ativos que ajudam no combate a manchas. Para o próximo ano está previsto um creme de olhos e um creme diário.

Um produto “Catarina Barbosa” destina-se a que mulher?

Uma mulher forte, determinada, independente, elegante, feminina, que se preocupa com o seu bem-estar e que gosta de cuidar de si própria.

catarina barbosa

Como vês a tua marca daqui a 5 anos?

Tenho como objetivo que “Catarina Barbosa Skincare” esteja na vanguarda da indústria de cosmética natural, formulando continuamente produtos de beleza inovadores e de alta qualidade. Daqui a 5 anos gostaria de abrir uma loja física – “Boutique SPA”, um SPA de luxo com venda dos produtos.

Catarina Barbosa, engenheira química e fundadora da marca Catarina Barbosa Skincare

 

Os 5 produtos da marca – quais são e para que servem?

Esta marca pode ser conhecida com todo o pormenor aqui. Estes são os 5 produtos Catarina Barbosa Skincare:

  1. O óleo de rosto Amália é uma delícia! Contém óleo de argão, óleo de rosa mosqueta, óleo de camélia, óleo de romã, antioxidantes como vitamina E e contém ainda bakuchiol, uma alternativa natural ao retinol, reduzindo as imperfeições da pele. Pode ser aplicado na nossa rotina de rosto para uma nutrição extra ou depois de uma máscara.
  2. O bálsamo antioxidante Simone deve ser usado na rotina da manhã depois do nosso sérum ou após o hidratante para um conforto absoluto. Contém vitamina C, manteiga de manga, vitamina E, alantoína, pro-vitamina D e Revinage® para amaciar e confortar a pele. Luta contra a desidratação da pele, neutraliza os radicais livres e promove a regeneração celular. Basta retirar uma pequena quantidade com a linda espátula que acompanha o produto (a espátula também pode ser comprada à parte, aqui, uma boa ideia para retirar qualquer produto de um boião!).
  3. O sérum Maria é um sérum de hidratação para todos os tipos de pele, principalmente as desidratadas e maduras, com ceramidas, colagénio, prebióticos e uma composição muito completa. Parece quase uma água e deixa a pele mais firme, hidratada e com mais energia, neutralizando a perda de elasticidade, a desidratação e o envelhecimento prematuro da pele.
  4. A máscara Florbela começa pelo luxo da textura (e da cor!) e deixa-nos com uma pele lisa, hidratada e imaculada. É uma máscara enzimática, com enzimas de frutas, fermento de casca de salgueiro, lípidos de arroz, óleo de camélia, óleo de jojoba e alfa-bisabolol que faz uma esfoliação química mas suave e que revela uma pele com glow, textura afinada e um tom radiante. Pode ser aplicada com o pincel da marca.
  5. Por fim, a máscara Carolina é ideal para todos os tipos de pele, incluindo as desidratadas, mistas e/ou com tendência a acne. Contém argila Rhassoul marroquina, argila de caulim, aloé vera e pó de acerola. Ajuda a reduzir o aspeto cansado da pele, devido à poluição e stress. A pele fica macia e com um toque luxuoso. Ativamos esta máscara com água, transformando-se numa mousse que aumenta a circulação, remove as impurezas e revela uma tez revigorada e bonita. Pode ser aplicada com o pincel da marca, usando também a Ritual Bowl.

 

Well done, Catarina! Vou acompanhar sempre este trabalho!  Quem já conhece esta marca de skincare portuguesa?

Fotografia: Daniela Sousa

Fotografia dos acessórios: Catarina Barbosa (edição Beautyst)

Posts relacionados

INCIDecoder: o que é e como o utilizo?

O movimento que os consumidores exigem hoje em dia das marcas é que produzam produtos cosméticos transparentes, confiáveis ​​e personalizados o que se traduz num exame minucioso das listas de ingredientes e nas p...

Maio 18, 2024

Dior 999: como pode um tom vermelho ser tão adorado?

A poucos dias do Natal, não poderia deixar de falar no icónico tom Dior 999, o tom de vermelho que fica bem nos lábios em TODOS os tons de pele e que recentemente ganhou uma versão ultra cintilante que parece mag...

Dezembro 21, 2023

Siluete Healthy Balm: a solução anti snacking!

Aqui está uma invenção que eu achava que não iria funcionar...! A verdade é que depois de testar o Siluete Healthy Balm percebi que ele realmente é eficaz para ajudar a conter a vontade de petiscar o que não quer...

Novembro 14, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024