Sustentabilidade e o exemplo da La Roche-Posay

sustentabilidade

# Artigo escrito em parceria com a La Roche-Posay. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. O tema sustentabilidade está na ordem do dia. E na área da beleza não é exceção! Cada vez mais as marcas têm como preocupação a sustentabilidade, não só na forma como os seus produtos são embalados (o packaging) como nas fórmulas que têm sido alteradas, uma maior percentagem de naturalidade e produzidos de forma mais sustentável. Sou bastante atenta a esta área e é muito recompensador perceber como a indústria da beleza se está a alterar. Um bom exemplo e de que já falei algumas vezes, são os novos refill’s da linha Lipikar da La Roche-Posay e o lançamento do Eco Tube do seu produto de culto, o Baume AP+M, para a pele seca, sensível e/ou com dermatite atópica. Que caminho de sustentabilidade é este e que soluções existem? O que se consegue alcançar com esta visão?

Fórmula best seller La Roche-Posay?

Um dos produtos de culto da marca, o Lipikar Baume AP+M para pele seca, sensível e/ou atópica, tem agora uma fórmula ainda mais eficaz. Este tema tem particular interesse para mim, uma vez que cá em casa todos temos uma pele sensível, seca e que se queixa com a utilização da maior parte dos produtos que encontramos à venda. Tenho sempre usado produtos de corpo para pele seca e atópica, quer em mim, quer nos meus filhos. Uma das nossas queixas habituais é de prurido principalmente na zona das pernas quando termina o duche. O Syndet (creme lavante) ou o Óleo Lavante, ambos da gama Lipikar, deixam a pele nutrida, suave e confortável, sem qualquer sensação de repuxamento ou comichão. No fim, para hidratar a pele do corpo, o Baume AP+M tem sido uma boa descoberta:

  • 0% perfume
  • AP+M é uma tecnologia inovadora que reequilibra o microbioma da pele
  • Contém 20% de manteiga de karité que repara a barreira cutânea
  • Conta ainda com niacinamida que reduz a inflamação
  • A textura é aveludada e confortável e pode ser usada por toda a família, desde o nascimento!
sustentabilidade
Sustentabilidade e o exemplo da La Roche-Posay

A La Roche-Posay tem apostado nos últimos anos em trabalhar para se tornar uma marca mais sustentável. Os novos Eco Tubes têm uma redução de 45% de plástico em relação à embalagem anterior, sendo este o primeiro passo para um caminho mais verde. O Eco Tube de Lipikar Baume AP+M é uma embalagem que usa -45% de plástico e passa a integrar o cartão, da fórmula best seller para eczema atópico que ajuda a fortalecer o microbioma da pele. Como se faz a reciclagem desta embalagem? A tampa deve ser colocada no ecoponto amarelo e o tubo no lixo doméstico. A marca está a trabalhar para que a próxima geração de tubos seja 100% reciclável.

Os refill’s para o Óleo Lavante e para o Syndet (creme lavante) contêm -77% de plástico e usam 25% de plástico reciclado! Adoro a ideia dos refill’s por todos os motivos: menos desperdício de plástico e mais acessível para as famílias! De facto, era algo muito necessário no panorama dos produtos de corpo. Não sei como é nas vossas casas, mas por aqui uma embalagem destas desaparece em três tempos!

sustentabilidade

sustentabilidade

Missão de sustentabilidade La Roche-Posay

A missão da marca foi sempre apresentar soluções life changing em dermatologia. A marca procura soluções seguras e eficazes para melhorar a qualidade de vida e hoje em dia não deveríamos ter de escolher entre produtos seguros, eficazes ou sustentáveis. Como parte desta visão a La Roche-Posay iniciou uma mudança internacionalmente com os primeiros Eco Tubes que integram papel! Em linha com a estratégia “L’Oréal for the Future” o objetivo é a utilização de plástico reciclado em 70% até 2025 e 100% em 2030! Graças às green sciences o objetivo é também desenvolver fórmulas que respeitam a vida marinha. O Lipikar Baume AP+M é também um símbolo de sustentabilidade: o seu ingrediente principal, a manteiga de karité, é obtida através de um programa solidário no Burkina Faso que beneficia mais de 26.000 mulheres, o maior programa no grupo L’Oréal.

Estes compromissos já estão bem patentes nas gamas icónicas La Roche-Posay: Lipikar, Cicaplast, Anthelios e Hyalu B5. E é apenas o começo. Como marca nº 1 mais prescrita por dermatologistas em todo o mundo, a La Roche-Posay está determinada em liderar a transformação ambiental e social que o nosso planeta e a nossa pele precisam urgentemente.

la roche posay

Sustentabilidade e um novo passo para um packaging mais responsável

Desde o início de 2021 que é possível adquirir o novo Lipikar Baume AP+M Eco Tube. Este é o resultado de uma parceria entre a L’Oréal e a líder em beauty packaking, Albéa. Esta primeira geração de embalagens foi desenhada para vir a ser uma futura alternativa para o packaging comum dos cosméticos. Inicialmente lançado em França no último verão na gama Anthelios, foi premiado pela revista francesa Cosmetiquemag uma das melhores inovações na cosmética em 2020. Os Eco Tubes de 200 ml de Lipikar têm a menor pegada de carbono entre embalagens equivalentes e são os que contêm menos quantidade de plástico.

Dados a reter:

  • Em 2020 a La Roche-Posay utilizou 25% de plástico reciclado, 10 x mais que em 2018
  • O objetivo da marca é utilizar 70% de plástico reciclado em 2025 e 100% em 2030
  • Ao atingir 70% de plástico reciclado, a marca irá poupar 10.000 toneladas de plástico

Well done, La Roche-Posay!

Já conhecias este caminho sustentável da marca?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Le Rouge Interdit Baume 10 da Givenchy: a cor que engana!

Quando parece que tudo já foi inventado eis que a Givenchy desafia as mais curiosas (como eu) com um bálsamo de lábios nutritivo, o Le Rouge Interdit Baume na cor 10, que é preto mas se transforma totalmente após...

Setembro 26, 2023

Anti Thermal da Frezyderm: a bruma a pensar na praia

Quem mais não dispensa a utilização de uma bruma refrescante na praia? Neste artigo mostro uma solução pensada em concreto para os dias de praia, que eu já usei em anos anteriores e que este ano não faltará na mi...

Julho 26, 2023

Lubrificante, hidratante e higiene íntima? Sim, sim e sim!

Vamos falar sobre um tema que gera milhares de pesquisas no Google todos os meses em Portugal? Um lubrificante é um grande aliado durante as relações sexuais. Qual a diferença entre lubrificante e hidratante ínti...

Julho 15, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023