Beautyst Interview – Mafalda Beirão (1a parte)

mafalda beirao

Admiro belezas que não têm de ser convencionais, até porque o convencional é muito chato. Personalidades e corpos diferentes são lindos. A prova? Uma foto que me deixou deslumbrada! A beleza está nos cuidados que temos connosco. Gostamos de nós? Cuidamo-nos? Temos amor próprio? Vivemos bem com as nossas imperfeições? Isso, para mim, é que é beleza. A Mafalda Beirão, que escreve o blog Um Malmequer, é a personificação deste conceito. Uma mulher linda, que adora cuidar de si. Não vive obcecada com a sua imagem e tem um corpo diferente. E eu nesta entrevista fiquei vidrada no seu rosto super expressivo! Conhece melhor algumas rotinas e produtos que usa a Mafalda Beirão nesta Beautyst Interview!

mafalda beirao

P: Uma dúvida sobre pele ou cabelo que nunca perguntaste a ninguém?

R: Boa questão. Eu sou muito curiosa, por isso tudo o que questiono procuro sempre. Tenho uma situação pessoal que nunca perguntei, aliás perguntei a amigas. Tive uma espécie de uns eczemas que não sei porque é que apareceram, e porque é que desapareceram. Nunca fui a um dermatologista e nunca consegui perceber. Passou, mas fiquei sem nunca perceber. É muito fácil deixar andar, e pensamos “Isto passa!”, mas realmente podia ter visto isto e nunca questionei um especialista.

mafalda beirao

mafalda beirao

P: Qual a maior asneira de beleza que já fizeste?

R: Eu devia ter 12 ou 13 anos e decidi que queria pintar o cabelo de azul e fui a um daqueles cabeleireiros de centro comercial péssimos. A cabeleireira descolorou-me as pontas todas do cabelo, ao ponto que quando lavei saiu a tinta toda e o cabelo desfez-se! Na altura tinha o cabelo pela cintura e tive de o cortar todo porque resolvi que queria ter o cabelo azul! O cabelo partiu-se mesmo! Valeu-me para a vida e nunca mais o pintei. Não correu nada bem. Fora isso, no dia a dia tenho muito cuidado com a minha pele. Tiro a maquilhagem antes de me deitar. Podia colocar mais hidratante no corpo (acho que ponho pouco). Por isso a maior asneira foi mesmo essa.

mafalda beirao

P: O que é para ti um good hair day?

Confesso que o meu cabelo não é uma coisa que me chateie muito e que seja muito difícil de domar. Mas eu gosto do segundo dia de cabelo. Por norma não o lavo todos os dias, mas gosto sempre mais do segundo dia. Ele no primeiro fica assim “nhé…”. Não sou muito exigente, não gosto de o secar com secador, não gosto de o esticar. Gosto dos jeitos naturais que ele tem. Lavo e deixo secar naturalmente. Costumo lavar o cabelo sempre à noite. Ele tem alguma vida e eu gosto dele assim.

mafalda beirao

P: O que fazes quando o teu cabelo está horrível?

Por norma apanho-o sempre. Ora ponho uns ganchos, ou apanho-o num rabo de cavalo. Não aplico mil produtos no cabelo. Como ele tem alguma vida não recorro a produtos porque sinto que lhe tira esta vida que ele tem. Mudei de champô há cerca de um ano e aprendi que os champôs de supermercado não se devem usar. Por isso sinto que isso é uma coisa que faz muita diferença no meu cabelo. E agora percebo bem a diferença. Estou a usar um champô da Shu Uemura, da linha Cleansing Oil, a linha mais básica e agora percebo porque é que são tão caros. Mas faz muita diferença mesmo!

mafalda beirao

P: Qual é o ritual de beleza de que não prescindes?

O desmaquilhar-me. Por muito cansada que esteja, mesmo que vá sair à noite, mesmo que chegue muito tarde, eu não consigo ir deitar-me sem me desmaquilhar. Se estiver muito cansada passo só com água micelar e passo depois a cara por água. Mas por norma gosto de me desmaquilhar quando chego a casa, é uma forma de garantir que depois não adormeço no sofá e não tiro a maquilhagem e por outro lado é o meu espaço, estou em casa e gosto de me sentir confortável, sem a maquilhagem. Gosto sempre de limpar com óleo desmaquilhante, depois passo a água micelar e lavo a cara, ou simplesmente lavo só a cara depois do óleo desmaquilhante. Às vezes antes de me deitar passo novamente o tónico e depois o resto da rotina. E faço muitos produtos mesmo. Tudo o que ponho na pele depois da limpeza, só aí, são 5 produtos. É o óleo Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s, é o sérum Vinoperfect da Caudalie, é o creme de olhos Genifique da Lancôme que entretanto acabou e estou a usar agora o da linha Midnight Recovery da Kiehl’s. Depois o creme de noite Vinoperfect da Caudalie e o hidratante de lábios – Sleeping Lip Mask da Alex para a Primark, que também acabou e substituí pela Lip Mask da Laneige e pela Buttermask da Kiehl’s, vou alternando. Só aí já são 5 produtos! Mas eu acho que faz mesmo diferença! Eu nunca ouvi tanto como agora o “a tua pele está tão bonita, faz tanta diferença!”. E este é o meu momento, para mim, sabe bem!

mafalda beirao

mafalda beirao

P: Qual é o teu segredo para comprar produtos de beleza a um bom preço?

R: Boa questão! A um bom preço não sei. Sempre que vou comprar um produto eu experimento sempre antes. Se calhar não é uma dica para comprar mais barato, mas é uma dica para não empatar dinheiro. Porque não compro correndo o risco de depois ficar na prateleira. Por isso hoje em dia, seja na Sephora, na Perfumes e Companhia, seja na Kiehl’s, há amostras. E se não há amostras eles fazem. É por exemplo uma coisa que eu acho que as pessoas não sabem, é que se pedirem na Sephora para fazer amostras, eles fazem e colocam em boiõezinhos. Hoje em dia é fácil experimentar antes de usar. Não é bem uma dica de como é que posso poupar, mas antes de como posso não gastar tanto dinheiro em coisas que não vou usar depois. Já não compro uma base 3 tons acima do meu tom de pele porque trago uma amostra antes. Percebo aquela “sede” de querermos trazer a base naquele dia, porque queremos usar. Mas se calhar depois não a vamos usar porque não é o tom que deveria ser. E foram 30 ou 40€ que ficaram ali.

mafalda beirao

P: Se pudesses dar o melhor conselho de beleza a uma grande amiga, qual seria?

Eu bato muito nisto, mas é o desmaquilhar e beber muita água. Sinto que o desmaquilhar é muito desvalorizado. Nós passamos o dia todo com a maquilhagem na pele, mais a porcaria que existe toda no ar, e se ficarmos 8 horas com aquilo no rosto (se dormirmos 8 horas) faz mesmo muito mal. E as pessoas não têm a noção que realmente se a pele for bem cuidada faz muita diferença.

Nessa viagem da Primark de que te falei, ela fez esta coleção também para as britânicas e uma das coisas que fez foi uns patches para borbulhas. As inglesas usam imensa maquilhagem com efeito máscara. E o que ela dizia era que as inglesas em vez de tratarem aquela borbulha, tapam e tapam e tapam e fica uma camadona de maquilhagem! Se a pele estiver bem tratada de raiz não há assim tanta coisa para disfarçar. E o beber muita água faz bem a tudo!

Mafalda Beirão

mafalda beirao

mafalda beirao

Com imensa vontade de partilhar já tudo sobre esta entrevista, mas em breve vou publicar a segunda parte! Volta para saberes mais! Adorei conhecer a Mafalda!

Espaço: A BASE

Coffee break: Bit by Bit

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Os links de produtos não são links de afiliados, e têm como única finalidade mostrar mais em detalhe as características dos produtos mencionados durante esta entrevista.

Posts relacionados

Beautyst Interview – Mafalda Beirão (2a parte)

Hoje trago outras questões que falei com a Mafalda Beirão. Temas preferidos desta entrevista? Muitos. A sua luta contra o body shaming, a comparação com a inatingível forma física e fisionomia alterada pelas estr...

Agosto 1, 2019

Beautyst Interview – Catarina Macedo Ferreira (2a parte)

Não é segredo nenhum que gosto de entrevistar mulheres reais, que não têm receios de falar do que gostam menos em si, mas que também não vivem obcecadas com isso. Por isso esta série de várias Beautyst Interview ...

Julho 16, 2019

Beautyst Interview – Catarina Macedo Ferreira (1ª parte)

Comecei a seguir o trabalho da Catarina Macedo Ferreira por causa do seu projeto de fotografia Ties. A Catarina é fotógrafa de famílias, crianças, momentos. E aquilo que me cativou foi a luz que imprime e a emoçã...

Julho 9, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist