Beautyst Interview – Mafalda Beirão (1a parte)

mafalda beirao

Admiro belezas que não têm de ser convencionais, até porque o convencional é muito chato. Personalidades e corpos diferentes são lindos. A prova? Uma foto que me deixou deslumbrada! A beleza está nos cuidados que temos connosco. Gostamos de nós? Cuidamo-nos? Temos amor próprio? Vivemos bem com as nossas imperfeições? Isso, para mim, é que é beleza. A Mafalda Beirão, que escreve o blog Um Malmequer, é a personificação deste conceito. Uma mulher linda, que adora cuidar de si. Não vive obcecada com a sua imagem e tem um corpo diferente. E eu nesta entrevista fiquei vidrada no seu rosto super expressivo! Conhece melhor algumas rotinas e produtos que usa a Mafalda Beirão nesta Beautyst Interview!

mafalda beirao

P: Uma dúvida sobre pele ou cabelo que nunca perguntaste a ninguém?

R: Boa questão. Eu sou muito curiosa, por isso tudo o que questiono procuro sempre. Tenho uma situação pessoal que nunca perguntei, aliás perguntei a amigas. Tive uma espécie de uns eczemas que não sei porque é que apareceram, e porque é que desapareceram. Nunca fui a um dermatologista e nunca consegui perceber. Passou, mas fiquei sem nunca perceber. É muito fácil deixar andar, e pensamos “Isto passa!”, mas realmente podia ter visto isto e nunca questionei um especialista.

mafalda beirao

mafalda beirao

P: Qual a maior asneira de beleza que já fizeste?

R: Eu devia ter 12 ou 13 anos e decidi que queria pintar o cabelo de azul e fui a um daqueles cabeleireiros de centro comercial péssimos. A cabeleireira descolorou-me as pontas todas do cabelo, ao ponto que quando lavei saiu a tinta toda e o cabelo desfez-se! Na altura tinha o cabelo pela cintura e tive de o cortar todo porque resolvi que queria ter o cabelo azul! O cabelo partiu-se mesmo! Valeu-me para a vida e nunca mais o pintei. Não correu nada bem. Fora isso, no dia a dia tenho muito cuidado com a minha pele. Tiro a maquilhagem antes de me deitar. Podia colocar mais hidratante no corpo (acho que ponho pouco). Por isso a maior asneira foi mesmo essa.

mafalda beirao

P: O que é para ti um good hair day?

Confesso que o meu cabelo não é uma coisa que me chateie muito e que seja muito difícil de domar. Mas eu gosto do segundo dia de cabelo. Por norma não o lavo todos os dias, mas gosto sempre mais do segundo dia. Ele no primeiro fica assim “nhé…”. Não sou muito exigente, não gosto de o secar com secador, não gosto de o esticar. Gosto dos jeitos naturais que ele tem. Lavo e deixo secar naturalmente. Costumo lavar o cabelo sempre à noite. Ele tem alguma vida e eu gosto dele assim.

mafalda beirao

P: O que fazes quando o teu cabelo está horrível?

Por norma apanho-o sempre. Ora ponho uns ganchos, ou apanho-o num rabo de cavalo. Não aplico mil produtos no cabelo. Como ele tem alguma vida não recorro a produtos porque sinto que lhe tira esta vida que ele tem. Mudei de champô há cerca de um ano e aprendi que os champôs de supermercado não se devem usar. Por isso sinto que isso é uma coisa que faz muita diferença no meu cabelo. E agora percebo bem a diferença. Estou a usar um champô da Shu Uemura, da linha Cleansing Oil, a linha mais básica e agora percebo porque é que são tão caros. Mas faz muita diferença mesmo!

mafalda beirao

P: Qual é o ritual de beleza de que não prescindes?

O desmaquilhar-me. Por muito cansada que esteja, mesmo que vá sair à noite, mesmo que chegue muito tarde, eu não consigo ir deitar-me sem me desmaquilhar. Se estiver muito cansada passo só com água micelar e passo depois a cara por água. Mas por norma gosto de me desmaquilhar quando chego a casa, é uma forma de garantir que depois não adormeço no sofá e não tiro a maquilhagem e por outro lado é o meu espaço, estou em casa e gosto de me sentir confortável, sem a maquilhagem. Gosto sempre de limpar com óleo desmaquilhante, depois passo a água micelar e lavo a cara, ou simplesmente lavo só a cara depois do óleo desmaquilhante. Às vezes antes de me deitar passo novamente o tónico e depois o resto da rotina. E faço muitos produtos mesmo. Tudo o que ponho na pele depois da limpeza, só aí, são 5 produtos. É o óleo Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s, é o sérum Vinoperfect da Caudalie, é o creme de olhos Genifique da Lancôme que entretanto acabou e estou a usar agora o da linha Midnight Recovery da Kiehl’s. Depois o creme de noite Vinoperfect da Caudalie e o hidratante de lábios – Sleeping Lip Mask da Alex para a Primark, que também acabou e substituí pela Lip Mask da Laneige e pela Buttermask da Kiehl’s, vou alternando. Só aí já são 5 produtos! Mas eu acho que faz mesmo diferença! Eu nunca ouvi tanto como agora o “a tua pele está tão bonita, faz tanta diferença!”. E este é o meu momento, para mim, sabe bem!

mafalda beirao

mafalda beirao

P: Qual é o teu segredo para comprar produtos de beleza a um bom preço?

R: Boa questão! A um bom preço não sei. Sempre que vou comprar um produto eu experimento sempre antes. Se calhar não é uma dica para comprar mais barato, mas é uma dica para não empatar dinheiro. Porque não compro correndo o risco de depois ficar na prateleira. Por isso hoje em dia, seja na Sephora, na Perfumes e Companhia, seja na Kiehl’s, há amostras. E se não há amostras eles fazem. É por exemplo uma coisa que eu acho que as pessoas não sabem, é que se pedirem na Sephora para fazer amostras, eles fazem e colocam em boiõezinhos. Hoje em dia é fácil experimentar antes de usar. Não é bem uma dica de como é que posso poupar, mas antes de como posso não gastar tanto dinheiro em coisas que não vou usar depois. Já não compro uma base 3 tons acima do meu tom de pele porque trago uma amostra antes. Percebo aquela “sede” de querermos trazer a base naquele dia, porque queremos usar. Mas se calhar depois não a vamos usar porque não é o tom que deveria ser. E foram 30 ou 40€ que ficaram ali.

mafalda beirao

P: Se pudesses dar o melhor conselho de beleza a uma grande amiga, qual seria?

Eu bato muito nisto, mas é o desmaquilhar e beber muita água. Sinto que o desmaquilhar é muito desvalorizado. Nós passamos o dia todo com a maquilhagem na pele, mais a porcaria que existe toda no ar, e se ficarmos 8 horas com aquilo no rosto (se dormirmos 8 horas) faz mesmo muito mal. E as pessoas não têm a noção que realmente se a pele for bem cuidada faz muita diferença.

Nessa viagem da Primark de que te falei, ela fez esta coleção também para as britânicas e uma das coisas que fez foi uns patches para borbulhas. As inglesas usam imensa maquilhagem com efeito máscara. E o que ela dizia era que as inglesas em vez de tratarem aquela borbulha, tapam e tapam e tapam e fica uma camadona de maquilhagem! Se a pele estiver bem tratada de raiz não há assim tanta coisa para disfarçar. E o beber muita água faz bem a tudo!

Mafalda Beirão

mafalda beirao

mafalda beirao

Com imensa vontade de partilhar já tudo sobre esta entrevista, mas em breve vou publicar a segunda parte! Volta para saberes mais! Adorei conhecer a Mafalda!

Espaço: A BASE

Coffee break: Bit by Bit

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Os links de produtos não são links de afiliados, e têm como única finalidade mostrar mais em detalhe as características dos produtos mencionados durante esta entrevista.

Posts relacionados

O meu truque de beleza low cost

Este é provavelmente o meu segredo de beleza nº 1 e quero mesmo partilhá-lo contigo. Simplesmente porque é grátis, qualquer mulher o pode fazer e todos os dias me arrepio quando vejo que ninguém o coloca em práti...

Dezembro 3, 2019

Beautyst Interview – Mafalda Antunes (2a parte)

Adoro o tema exercício físico, como bem sabes, e seria impossível, num conjunto de entrevistas sobre beleza, não falar sobre exercício, e quem melhor para representar este tema tão importante do que a Mafalda Ant...

Outubro 31, 2019

Beautyst Interview – Mafalda Antunes (1a parte)

Descobri a Mafalda Antunes e o seu projeto Pretty Fit nas redes sociais. Primeiro pelos treinos de exercício físico que dá a grupos de mulheres e depois a prescrição e treinos de exercício físico a grávidas e os ...

Outubro 10, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist