Beautyst Interview – Mafalda Antunes (1a parte)

mafalda antunes

Descobri a Mafalda Antunes e o seu projeto Pretty Fit nas redes sociais. Primeiro pelos treinos de exercício físico que dá a grupos de mulheres e depois pela prescrição e treinos de exercício físico a grávidas e os programas de recuperação pós parto. A Mafalda criou ainda uma consulta de fisiologia do exercício (que eu preciso de ir fazer!) para ajudar as mulheres a saberem que tipo de exercício faz sentido para cada uma de acordo com os seus objetivos. A Mafalda tem uma energia e uma luz que não consigo explicar. Respira e transpira uma relação muito feliz consigo mesma. Adoro as partilhas que faz da sua alimentação, que alimentos compra e as sugestões para as refeições das 4 filhas, todas pequenas. É uma inspiração!

mafalda antunes

P: Uma dúvida sobre pele ou cabelo que nunca perguntaste a ninguém?

R: Sabes que sempre fui aquela pessoa a quem me perguntam “Que tipo de cabelo ou de pele tem?” e eu respondo: “Normal!”. E depois dizem-me as coisas mais diferentes como sugestões do que devia usar!

Tenho as minhas rotinas de beleza, mas são simples e fáceis. Sempre tive uma boa experiência com a minha pele, nunca tive acne nem aquelas borbulhas na altura da menstruação. Perguntam-me com frequência o que é que eu faço e é muito básico. Limpo sempre a pele, hidrato sempre a pele (de dia e de noite). Não sou daquelas pessoas que tem 1500 passos de rotina de beleza. Por outro lado, não dispenso nunca maquilhar-me. Existe aquela ideia que as pessoas que fazem exercício não se maquilham. Mas eu maquilho-me sempre! Vivo a minha beleza de forma tranquila e não me importo de experimentar coisas novas que façam sentido para mim.

O exercício físico, que percentagem de massa muscular se estimula, bem como a variedade alimentar e a quantidade de cores que temos na nossa alimentação são fatores determinantes da nossa saúde. Por isso devemos largar a ideia de que fazemos exercício porque “não gosto de mim” ou “porque quero perder peso”. Não, porque a vida é para ser vivida bem. Temos de cuidar do lugar onde vivemos, e o primeiro lugar é o nosso corpo. Acima de tudo gosto de me comportar diariamente da forma como me quero sentir, e isso não é só pôr um topping. Gosto de viver bem a minha beleza. Vem acima de tudo de dentro.

Por vezes procuramos soluções de beleza porque queremos alterar algo em nós, mas eu não sinto que tenha de “tapar” algo em mim.

mafalda antunes

mafalda antunes

P: Qual a maior asneira de beleza que já fizeste?

R: Não sei… asneiras acho que toda a gente faz. Já me queimei quando era miúda, na forma como me depilava. Ora usava a cera quente e não corria bem, ora usava as bandas para ser mais rápido e se não tinha tempo era com a gillette. Aquilo era para resolver o problema na hora.

Talvez utilizar produtos sem saber de que forma me poderiam beneficiar ou prejudicar. Nem sempre estive alerta para esta forma de nos tratarmos de forma simples e o mais natural possível. No entanto acho que tive sorte porque nenhuma dessas coisas foi desastrosa. Por exemplo eu nunca pintei o meu cabelo na vida, e sinto-me feliz com isso. Pelo menos até agora.

mafalda antunes

P: O que é para ti um good hair day?

R: Todos os dias! Eu às vezes nem seco o cabelo. E fica com este aspeto. Adoro o meu cabelo! E adoro mudanças. A única altura da minha vida em que me preocupava em ter um good hair day foi uma altura em que fiz uma mudança enorme. Quando eu estava na universidade decidi cortar o cabelo super curto, à rapaz. Gostava de me ver, mas o cabelo curto dá imenso trabalho, porque o meu é super forte e se eu me encostava na almofada, por exemplo, ficava logo todo marcado. Por isso só podia estar bem se lavasse o cabelo. Não dava para estar sempre pronta. Lembro-me que afetou muito a minha autoestima porque foi uma mudança muito grande e a principal sensação que queria era livrar-me dessa preocupação adicional de “não estar sempre bem”. Não quero isso! Eu não sou nada assim. Lembro-me de não querer ter essa sensação, do tipo “estou sempre a pensar nisto”. Continuo a gostar de ter o cabelo comprido, mas de vez em quando corto o cabelo como tu. E olha, adoro! Ele cresce super rápido. Se tenho o cabelo comprido há mais de um ano e meio depois tenho vontade de o cortar. Não me choca nada. Eu sou aquela pessoa que se senta no cabeleireiro e digo “pode cortar como achar bem”.

mafalda antunes

P: O que fazes quando o teu cabelo está horrível?

R: Nunca sinto que o cabelo esteja horrível. Eu adoro o meu cabelo! Quer quando está mais curto quer quando está comprido.

P: Qual é o ritual de beleza de que não prescindes?

R: Não prescindo de uma esfoliação corporal e de uma máscara de hidratação na cara. São coisas que faço uma vez por semana e são momentos especiais, em que tenho aquele bocadinho para mim. Um momento brainless. Não tenho de pensar. Até porque me distraio, sou muita criativa, começo a conversar ou vou ler. Por isso estas coisas para mim são momentos de pausa. Eu adoro um sérum de hidratação intensa da Mádara e gosto de esfoliantes com aqueles cheiros a “terra”, o menos perfumados possível. Aqueles cheiros das massagens ayurvédicas, são os cheiros que gosto, mas nenhuma marca específica.

mafalda antunes

mafalda antunes

P: Qual é o teu segredo para comprar produtos de beleza a um bom preço?

R: Tenho segredos sim! Olha, cremes anticelulíticos que gosto de usar e acabam num instante. E um dos componentes de um bom creme anticelulítico é a presença de cafeína e curcuma. E nós podemos fazer uma excelente esfoliação em casa com as borras do café, óleo de côco e acrescentar curcuma em pó. A pele fica super sedosa, tens que experimentar! Primeiro porque é zero waste, é eficiente. E depois é super económico. Também faço uma máscara de cabelo minha, com óleo de argão e óleo de côco.

P: Se pudesses dar o melhor conselho de beleza a uma grande amiga, qual seria?

R: “Faz exercício físico!” É verdade, é tão importante.

O exercício físico não serve para nos pôr a funcionar mais, mas sim melhor! E isto é tão importante, faz-nos tão bem a todos os níveis. O corpo humano está cheio de mecanismos altamente eficientes de regulação fisiológica e o primeiro benefício do exercício regular e consistente é maximizar a performance desses sistemas de regulação. Desde o controlo da fome, a sensação de bem-estar, a autoestima pela libertação hormonal, o aumento da massa muscular – que é um importante indicador da boa e normal regulação hormonal. E nós somos mulheres, não é? A nossa variação hormonal é algo super interessante ao longo da vida, do mês e do dia.

Além disso, o exercício físico é empoderador! Um excelente catalisador de “eu sou capaz!”, comportar-me da forma de quem consegue fazer o que quer. Por isso abre uma janela enorme de boas sensações. E as pessoas que têm boas sensações são muito bonitas.

Mafalda Antunes

mafalda antunes

mafalda antunes

Queria tanto trazer-te esta entrevista, porque acredito, tal como a Mafalda, que o exercício físico, tal como a alimentação, é algo que nos torna mais bonitas. O bem estar que ambos nos podem trazer ajudam-nos a ser mais felizes, e pessoas felizes irradiam luz!

Espaço: A BASE

Coffee break: Bit by Bit

Fotografia: Márcia Soares

 

 

Posts relacionados

O meu truque de beleza low cost

Este é provavelmente o meu segredo de beleza nº 1 e quero mesmo partilhá-lo contigo. Simplesmente porque é grátis, qualquer mulher o pode fazer e todos os dias me arrepio quando vejo que ninguém o coloca em práti...

Dezembro 3, 2019

Beautyst Interview – Mafalda Antunes (2a parte)

Adoro o tema exercício físico, como bem sabes, e seria impossível, num conjunto de entrevistas sobre beleza, não falar sobre exercício, e quem melhor para representar este tema tão importante do que a Mafalda Ant...

Outubro 31, 2019

Desisti das unhas de gel

Posso dizer-te que já experimentei quase tudo nas minhas unhas! Um dos meus mantras, para além do less is more, é “Sê tu própria”. Se há 15 anos atrás quase ninguém fazia gel e eu andava toda contente a mostrar a...

Setembro 5, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist