Rinomodelação: 12 questões respondidas pela medicina estética

rinomodelação

Disclaimer: este tratamento foi-me oferecido pela Skinboutique. Este artigo foi escrito por minha iniciativa e mostra a minha experiência pessoal. Este artigo não tem como objetivo incentivar à realização de uma rinomodelação ou dar conselhos médicos. Os tratamentos médico estéticos acarretam riscos. Antes de qualquer procedimento médico estético deve ser consultado um médico para avaliar a história clínica individual. Desde há uns anos que ando a pensar (ainda que de forma pouco consistente) no que devo fazer ao meu nariz. Tem uma assimetria, uma mínima dificuldade respiratória numa narina e tinha, até há pouco tempo, uma ligeira “bossa”, resultado provável de uma pancada / traumatismo. Cheguei a fazer há uns anos uma consulta com um otorrinolaringologista que me desaconselhou a cirurgia e falei há pouco tempo com um cirurgião plástico que me explicou que a taxa de satisfação das cirurgias ao nariz não é mais do que 50%. A rinomodelação é um procedimento que pode melhorar a aparência do nariz e fi-la, muito recentemente, com a Dra. Mafalda Cleto na Skinboutique. Neste artigo a Dra. Mafalda Cleto, médica estética, esclarece quais os cuidados a ter com este procedimento e eu explico tudo sobre a minha experiência.

1. O que é a rinomodelação?

Dra. Mafalda Cleto: A rinomodelação consiste num tratamento médico estético minimamente invasivo, com a finalidade de melhorar a aparência estética do nariz. A rinomodelação não permite corrigir defeitos funcionais do nariz, mas permite corrigir pequenos defeitos estéticos sem necessidade de tempo de recuperação de uma cirurgia.

2. Com que materiais poderá ser feita uma rinomodelação?

A rinomodelação poderá ser feita com injeção de ácido hialurónico ou menos frequentemente através da aplicação de fios de tração de polidioxanona.

Não estão recomendados materiais de preenchimento definitivos ou temporários que não tenham antídoto.

O ácido hialurónico pode ser injetado através de cânula ou agulha.

O resultado é imediato, no entanto poderá ser realizado em 2 tempos.

3. Quantas ampolas de ácido hialurónico são necessárias para realizar uma rinomodelação?

Habitualmente 1 ampola de ácido hialurónico é suficiente para realizar uma rinomodelação.

4. Quais são as queixas comuns que a rinomodelação ajuda a resolver?

rinomodelação

O preenchimento do nariz com ácido hialurónico permite:

  • Corrigir algumas irregularidades do dorso nasal melhorando o seu contorno
  • Obter uma aparência mais fina do nariz (ângulos de luz) e
  • Elevar a ponta nasal

Está indicada para pacientes com pequenas irregularidades no nariz e cujo nariz tenha um tamanho médio.

5. Quem pode fazer uma rinomodelação (e a partir de que idade)?

Este tratamento pode ser realizado por todos os pacientes com mais de 18 anos que tenham indicação médica e sem contra-indicação.

6. É doloroso?

A rinomodelação é um procedimento habitualmente bem tolerado e poderá ser realizado com recurso à anestesia local.

7. Qual a duração expectável dos resultados obtidos com a rinomodelação?

Os resultados duram em média 2 anos, sempre dependendo do metabolismo individual.

8. Que cuidados devemos ter após uma rinomodelação?

Após a rinomodelação recomenda-se evitar atividade física intensa, saunas, banhos turcos e piscinas nas 24 horas após o tratamento, evitar a exposição solar direta durante 3-5 dias e não usar óculos preferencialmente durante 3-5 dias.

9. Existem contra-indicações?

São contra-indicações para rinomodelação:

  • Gravidez,
  • Amamentação
  • Doenças auto-imunes (não controladas)
  • Infeções cutâneas ativas
  • História de alergias ou reações prévias aos preenchimentos
  • Expectativas irrealistas e sem indicação médica para o tratamento
10. O nariz é uma estrutura muito vascularizada. Que implicações tem na segurança de uma rinomodelação?

A rinomodelação é dos locais de preenchimento com maior risco de complicação vascular, ou seja, de injeção de ácido hialurónico numa artéria com subsequente necrose (morte dos tecidos), pelo que só deverá ser realizada quando existe indicação e por um médico experiente.

Recomenda-se também que o paciente evite viagens e permaneça próximo da clínica onde realizou a rinomodelação nas 48h seguintes.

11. A rinomodelação pode substituir uma rinoplastia? Ou ser feita em associação?

rinomodelação

A rinomodelação é um tratamento muito menos invasivo que uma rinoplastia, pode ser realizado em ambulatório e tem uma finalidade puramente estética, não resolvendo problemas funcionais do nariz.

Existem alterações da estética nasal que não podem ser resolvidas através da rinomodelação, por exemplo narizes muito volumosos não têm indicação para preenchimento porque estamos a adicionar volume.

A rinomodelação pode ser usada para aperfeiçoar resultados de uma rinoplastia.

12. Algumas notas finais sobre este procedimento?

A rinomodelação é dos locais de preenchimento com maior risco de complicação vascular, pelo que a sua realização deve ser muito ponderada. A realização deste procedimento requer uma avaliação médica para avaliar a existência de indicação e de forma alguma deverá ser realizado por um profissional que não seja um médico experiente registado na Ordem dos Médicos.

A rinoplastia cirúrgica será sempre a opção mais eficaz e definitiva para corrigir defeitos estéticos e funcionais do nariz.

A rinomodelação é um tratamento estético que se restringe ao nariz, no entanto o resultado traduz-se numa enorme satisfação e melhora significativamente a autoestima dos pacientes.

Dra. Mafalda Cleto, médica estética

A minha experiência com a rinomodelação

Quando fiz a rinomodelação não esperava um efeito tão drástico e imediato no meu nariz. De facto, apenas após alguns minutos vi a “bossa” do meu nariz desaparecer sem qualquer alteração na fisionomia da face, que era exatamente o que eu pretendia: uma pequena correção mas que não “se notasse”.

Fiz a rinomodelação e passados cerca de 15 dias um ligeiro “acerto” com a aplicação de hialuronidase. Passados mais uns dias voltei a fazer um acerto mais e ficou perfeito. No momento sente-se apenas uma “picada” no nariz e a Dra. Mafalda Cleto moldou o ácido hialurónico com os dedos de forma a estabilizar na zona exata onde eu necessitava da correção.

Em casa ninguém reparou (para mim é sempre bom sinal!, só perceberam quando falei no assunto). Nos primeiros dias não usei óculos na zona de injeção mas sim apenas na ponta do nariz para ver televisão. Não fiz exercício nas primeiras 24 horas. Durante 3/4 dias massajei, tal como indicado pela Dra. Mafalda Cleto, de baixo para cima, a zona onde o ácido hialurónico foi injetado (cerca de 3 vezes por dia).

rinomodelação antes e depois

Antes e imediatamente após o procedimento

Globalmente estou muitíssimo satisfeita com este procedimento que tem bastante impacto no meu perfil, e simultaneamente sem se “perceber”, muito discreto e, afinal, era exatamente o que procurava (a cirurgia ficou adiada, pelo menos para já e tenho dúvidas que queira vir realmente a fazer).

 

Fotografia: Márcia Soares

Fotografia de antes e depois: gentilmente cedida pela Skinboutique

Posts relacionados

Higiene Íntima ISDIN e como fazer a correta higiene genital?

O que precisamos de saber sobre higiene íntima? Tendo por base a Revisão dos Consensos em Infeções Vulvovaginais da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e as Recomendações para o Diagnóstico e Tratamento das Vagin...

Junho 20, 2024

MicoXpert: o expert das infeções fúngicas das unhas

Depois do enorme sucesso da caneta Si-Nails da ISDIN para as unhas fracas e quebradiças a marca não parou de inovar e acaba de lançar o novo MicoXpert, um dispositivo médico em caneta para o tratamento e prevençã...

Junho 1, 2024

Refirmante da ISDIN: pele mais firme ao fim de 1 mês

Se a flacidez da pele é um dado adquirido à medida que os anos avançam, a verdade é que passamos algum tempo das nossas vidas a tentar encontrar soluções eficazes para a perda de firmeza. Recentemente descobri o ...

Maio 5, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024