Adelino: a cura ancestral que é hoje pura ciência, made in Portugal

Adelino

Descobri recentemente o Bálsamo Adelino, uma criação ancestral do Dr. Adelino Marques da Silva. Este médico, com base na sua experiência e sabedoria, desenvolveu uma solução única e poderosa para quase todas as problemáticas de pele. Sendo eu uma verdadeira entusiasta dos cuidados made in Portugal, mergulhei no estudo das propriedades deste bálsamo que, hoje em dia, representa pura ciência. Acredito que o Bálsamo Adelino é um essencial em qualquer casa portuguesa. Pessoalmente, adoro aplicá-lo nas zonas onde sinto a pele mais seca, e nas mãos tornou-se um cuidado luxuoso, com um aroma marcante e um design inovador. Este é o Adelino.

Quem é o Adelino?

Paulo Marques (filho do Dr. Adelino Marques da Silva e fundador da marca): Adelino é o nome de um bálsamo para a pele que está intrinsecamente ligado ao Dr. Adelino Marques da Silva, médico e humanista português que dedicou a sua vida à ciência e ao acesso generalizado à saúde. A medicina levou-o a viver em África a meio do séc. XX. Foi nessa época que lhe deram a conhecer uma fórmula antiquíssima de um creme natural com resultados fora do comum.

Qual a origem do Bálsamo reparador Adelino e por que transformações passou até chegar à fórmula de hoje?

Adelino

O Bálsamo Adelino tem as suas raízes em África. O Dr. Adelino e a sua família, integrados na cultura local, estiveram profundamente ligados ao meio, às pessoas e à natureza. Criaram uma ligação estreita com a comunidade onde prevalecia um espírito de entreajuda. Neste contexto, e antes do regresso da família a Portugal na década de 70 do séc. XX, os residentes partilharam não apenas a história, mas também a fórmula do “creme mágico da pele” como sinal de agradecimento.

Se no início, pela evidente falta de base científica, o Dr. Adelino teve muitas dúvidas sobre a sua eficácia, ao utilizá-lo, depressa verificou os efeitos excecionais no tratamento tanto de queimaduras graves como de assaduras da pele.  Sendo um homem da ciência, foi com surpresa que viu um produto tradicional ter resultados que nenhum outro lhe tinha oferecido. Comprovou a rápida eliminação da dor, a cicatrização e a excelente regeneração da pele. Partilhar esta fórmula com o mundo perpetua a sua importância cultural.

No regresso a Portugal, o Dr. Adelino voltou a exercer a sua profissão em hospitais onde deu a conhecer a médicos e enfermeiros os benefícios do produto. A Sra. D. Conceição, sua mulher e eterna estudiosa das propriedades medicinais das plantas, assumiu a produção do creme na casa da família, conforme a tradição. Certificando-se de que usava sempre os melhores ingredientes para manter os efeitos desejados, produziu e distribuiu o creme por familiares e amigos, respeitando a receita original ao longo de quase 4 décadas.

Foi a partir deste uso informal do creme e da sua eficácia comprovada que se realizaram estudos da composição original. A partir de 2015, em cooperação com laboratórios universitários e farmacêuticos, a fórmula foi analisada, compreendida e otimizada. As características, efeitos, textura e aroma foram considerados e, após um processo rigoroso de investigação e desenvolvimento, o creme deu origem a um novo produto. O Bálsamo Adelino é um cosmético e cumpre o regulamento europeu 1223/2009.

A marca tem uma história familiar. Como é levar este legado para o futuro?

Tenho uma relação familiar e afetiva com a marca que nasce desta herança ancestral passada ao meu pai, o Dr. Adelino Marques da Silva. Além de sentir uma responsabilidade ética, entusiasma-me liderar este projeto não só pela sua história, mas também pela performance do produto e pelo seu potencial de crescimento.

O Adelino junta três pilares: a história familiar, um saber-fazer ancestral e a mais recente tecnologia. As etapas-chave da produção, de forma a respeitar os preceitos originais continuarão a ser feitas à mão, por profissionais experientes, habituados a manipular ingredientes naturais de elevadíssima qualidade.

A marca assenta ainda em 4 valores primordiais:

  • Altruísmo – pela generosidade que revi sempre nos meus pais quando ofereciam o creme a quem precisava.
  • Esperança – o passa-palavra sobre a eficácia do creme trazia muitas pessoas a casa dos meus pais. Procuravam soluções para eliminar a dor e também apaziguar as incertezas sobre a aparência da pele pós queimaduras.
  • Alegria e Paz – a cura traz serenidade. Guardo boas memórias e muitos exemplos felizes.
Adelino é um bálsamo reparador da pele. Em que situações podemos usá-lo?

Adelino

O Bálsamo Adelino é versátil – enquanto oferece uma proteção da barreira cutânea contra agressões externas, promove a sua recuperação. Deste modo pode ser utilizado com esta finalidade, devolvendo a hidratação à pele seca e também prevenindo a sua desidratação. É um ótimo aliado para queimaduras solares ou domésticas. Alivia o prurido em situações alérgicas ou de eczema atópico e com xerose. Ao funcionar como “creme barreira”, pode ainda ser recomendado nas seguintes situações: eritema causado pelo uso de fralda (frequente em bebés e crianças); cuidados pós-tatuagens; prevenção de radiodermites e toxicodermias provocadas pelos tratamentos oncológicos; pós procedimentos médico-estéticos que fragilizem a pele; aplicação na pele frágil da pessoa idosa para precaução de quebras cutâneas.

E como se deve aplicar?

Pode ser utilizado em camada fina as vezes necessárias para o conforto, desde que a pele esteja íntegra, limpa e seca.

Qual a composição do Bálsamo Adelino?

O Bálsamo Adelino tem uma formulação minimalista, da qual salientamos os 3 ingredientes mais relevantes:

  1. O extrato de nabo, rico em vitamina C, fortemente antioxidante e que melhora os sintomas relacionados com o processo inflamatório como vermelhidão e dor (anti-inflamatório)
  2. A cera de abelha que é regeneradora, antibacteriana, anti-inflamatória e antiálgica.
  3. O azeite, de onde retiramos a Vitamina E e o tocoferol, poderoso antioxidante e emoliente que atua sinergicamente com a vitamina C.

Os restantes componentes são estabilizadores de fórmula e conservantes, de forma a garantir a segurança e durabilidade do produto, conforme a regulamentação legal. Esta é uma fórmula única que distingue este produto de todos os que já existem no mercado.

Qual tem sido o trabalho da marca junto da comunidade médica?

Trabalhamos diariamente com médicos, enfermeiros e técnicos no meio hospitalar. É onde estamos mais presentes. Temos procurado desafiar a comunidade médica a testar o Adelino nos seguintes contextos: reparação da pele; na adjuvância dos processos de cicatrização e prevenção do desconforto; no pós epitelização; na prevenção da descamação e formação de crosta; como emoliente e oclusivo na pele descamativa ou gretada; como reparador e efeito “barreira” e no alívio do prurido.

Neste momento, estamos a realizar estudos científicos nos serviços de radioterapia (prevenção e tratamento da radiodermite). O produto tem sido usado também em tratamento sistémico (quimioterapia, terapêutica hormonal, terapêutica biológica imunoterapia ou hormonoterapia).

É um percurso que exige tempo, mas acreditamos que é o caminho certo. Procuramos o rigor científico através da verificação e validação do bálsamo. Os resultados do seu uso têm falado por si e provado a sua eficácia. Para nós, esse é o fator mais importante.

Onde podemos encontrar a marca à venda?

Adelino

O Bálsamo Adelino já está em algumas lojas / farmácias de hospital. Em Lisboa com a Super Ajudas está no Hospital Pulido Valente, Hospital São Francisco Xavier e Hospital de Santa Maria. Está disponível também no nosso site ou em sites de vendas de produtos online como a SweetCare, aqui.

De uma forma criteriosa, estamos a considerar a entrada no mercado de farmácias. Começaremos brevemente pelo Algarve.

Quais os planos futuros para a marca Adelino?

Estamos a preparar a criação de um novo produto para lábios, pele seca e gretada baseado no ADN da marca e da sua formulação.

A nossa estratégia passa por aumentar a linha de produtos quando sentirmos que é uma mais-valia para o mercado. A nível de presença e distribuição, o Adelino foi pensado para ser uma marca com escala internacional. Esta é a primeira fase de uma longa estratégia de mercado. Interessa-nos posicionarmo-nos primeiro em Portugal.

Simultaneamente, aceitámos testar o produto no mercado espanhol. Estão a decorrer testes em meio hospitalar e estético, o que para nós é um excelente indicador do potencial da marca.

Por outro lado, em linha com os nossos valores e responsabilidade social, estamos em fase final de protocolo com algumas entidades em São Tomé e Príncipe. Do ponto de vista da responsabilidade social, queremos partilhar os benefícios deste projeto. Nesse sentido, no próximo ano, vamos realizar uma missão de investigação a São Tomé com investigadores portugueses e locais, de forma a estudarmos algumas plantas autóctones e testarmos a melhor forma de torná-las viáveis a nível de mercado. A ideia é plantar, produzir e transformar na ilha e, posteriormente, enviar para os nossos laboratórios em Portugal para desenvolvimento e produção.

Paulo Marques, filho do Dr. Adelino Marques da Silva e fundador da marca

 

O Bálsamo Adelino é mais do que um simples cuidado para a pele; é um testemunho da herança portuguesa e da dedicação à qualidade. Criado pelo Dr. Adelino Marques da Silva, este bálsamo combina tradição e ciência, oferecendo uma experiência sensorial única que nutre, suaviza e revitaliza a pele. Estou DELICIADA!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

5 pilares para um envelhecimento saudável: a decisão é AGORA

À medida que os anos passam e eu começo a pensar em como quero envelhecer enquanto pessoa, há muitas questões que tenho em conta. O envelhecimento não é apenas uma questão biológica, é um processo profundamente p...

Dezembro 14, 2024

Heliocare Body Glow: proteção com acabamento dourado!

O quê? Um protetor solar com proteção muito elevada e acabamento dourado e com glow? Era incapaz de deixar passar em branco esta novidade, o Heliocare Body Glow, o protetor solar de corpo que promete e oferece um...

Julho 25, 2024

Xerial Gommage, o esfoliante em grânulos formulado sem água!

Sempre que chega uma novidade ao mercado e eu fico fã numa questão de segundos, penso de imediato que é o assunto perfeito para um novo artigo no site! E este é o caso. O Xerial Gommage foi um dos produtos que me...

Julho 20, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024