Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

Solar Protect Lazartigue

#Artigo escrito em parceria com a Lazartigue. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre o tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico e com os quais tenho uma excelente experiência. O contributo do Dr. Rui Oliveira Soares nesta tema não está relacionado com a parceria estabelecida. Chegou a hora de falar sobre a novidade da Lazartigue para os nossos cabelos (e couro cabeludo!) depois de ter recebido inúmeras perguntas sobre a nova Solar Protect, uma água solar protetora que irá fazer as delícias de quem não prescinde de bons dias de praia e longos banhos de mar e piscina. Claro que estes dias têm o seu revés e por este motivo é tão importante perceber o que acontece ao nosso cabelo quando exposto ao sol e o que podemos esperar da nova água Solar Protect da Lazartigue (sei que há muitas dúvidas a caminho).

Mas antes… o que acontece ao nosso cabelo quando exposto ao sol?

O dermatologista Dr. Rui Oliveira Soares, explica:

Dr. Rui Oliveira Soares: Há duas formas principais de dano capilar provocado pela luz, sobretudo pela luz ultra-violeta (UV) A e B:

  1. Dano exercido sobre a pele, e nomeadamente na fábrica celular viva que constitui o folículo capilar. Este efeito danoso dos UV pode ser sinérgico com o produzido por outros fatores químicos e físicos como alterações de temperatura, humidade e poluição atmosférica. A fotodegradação dá-se pela fotólise, mecanismo no qual a cistina, a tirosina, a fenilalanina e o triptofano absorvem radiação UVB, resultando na formação de radicais livres, que geram foto-oxidação celular e consequente alteração em componentes estruturais, como nalgumas proteínas. Este dano pode ter consequências estruturais definitivas e pode, por exemplo, acelerar a queda de cabelo e a miniaturização dos cabelos, acelerando a alopécia androgenética (calvície comum).
  2. Dano exercido diretamente sobre a haste capilar (cabelo): a fotodegradação proteica cinde as pontes dissulfito (que dão a forma ao cabelo), provoca desidratação dos cabelos, redução da resistência à tração, modificação da textura da superfície (rugosidade), fragilidade e clareamento da cor. Em microscopia eletrónica de transmissão observam-se danos na cutícula, separação das macro-fibrilas e destruição de pigmentos melânicos, resultando em danos ao córtex. Ao contrário do dano sobre a pele, este dano sobre a haste não é definitivo, bastando o tempo e a normal renovação do cabelo para reverter o dano.

A sensibilização dos consumidores para o foto-dano dos cabelos tem aumentado e o mercado lança produtos com proteção solar que mostrem resultados de forma mais percetível visualmente. Por outro lado, o consumidor desconhece a diferença entre o dano definitivo na pele (na fábrica celular ou folículo) e o dano reversível na haste capilar. Nas pessoas com pouco cabelo o principal esforço deve ser a proteção da pele com protetores solares em creme ou spray, consoante exista menos ou mais cabelo. Nas pessoas com muito cabelo mas que querem prevenir o dano na haste capilar podem usar champôs, condicionadores ou sprays que integrem fotoprotetores, existindo uma multiplicidade de marcas com oferta de fotoproteção para o cabelo no mercado.

Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista

O que é a nova água Solar Protect da Lazartigue?

Solar Protect Lazartigue

É exatamente isso, uma água solar que protege os fios de cabelo e o couro cabeludo, com FPS 50+ e que ainda hidrata os fios e a pele do couro cabeludo contra os agressores externos (o sol, o sal, a areia e o vento). Antes de mais eu tenho de dizer que não consigo usar todos os protetores solares de cabelo existentes no mercado pois, por exemplo, os óleos pesam muito no meu cabelo e não aprecio o toque “gorduroso” nas hastes capilares. Por outro lado proteger o couro cabeludo parece uma tarefa quase impossível uma vez que não existem produtos específicos para esta área sensível. Mas estes dramas todos terminaram.

Solar Protect é a primeira água solar capilar com proteção FPS 50+ para o cabelo e o couro cabeludo, formando uma barreira hidratante e nutritiva que protege a fibra e o couro cabeludo dos danos solares e fatores externos. A textura é ligeira e realça a luminosidade do cabelo, deixando-o com um toque hidratado e macio.

Uma das questões que mais me colocaram sobre a nova Solar Protect da Lazartigue é se deixa um toque gorduroso no cabelo e couro cabeludo e a minha resposta é não. Percebo a pergunta pois vemos que é um produto bifásico (e esse era o meu receio, para ser franca!) mas esta água solar parece mesmo uma água, sem deixar o toque a óleo, quer no cabelo ou no couro cabeludo. Deixa, claro, um toque molhado, mas não gorduroso. Iupi!

Qual a composição da nova Solar Protect da Lazartigue?

Solar Protect Lazartigue

Esta fórmula bifásica (mas nada oleosa) contém 72% de ingredientes de origem natural, vegan, sem álcool e sem silicone e entre os principais ingredientes encontramos:

  • Filtros UV: associação de filtros orgânicos com uma elevada proteção contra os raios UVA e UVB (FPS 50+)
  • Alga vermelha: extrato de Fucus vesiculosus conhecido pelas propriedades antioxidantes
  • Coco-caprylate/caprate: ajuda a combater a secura do cabelo
O que podemos esperar da nova Solar Protect da Lazartigue?

Solar Protect Lazartigue

O meu primeiro receio, tal como referi, tratando-se de um produto bifásico, seria que esta água solar pesasse no meu cabelo e couro cabeludo. Mas, este foi o primeiro fator que me deixou realmente surpreendida! Zero peso, um toque hidratado e nada oleoso e uma aplicação facílima, com um spray dispersor que funciona lindamente e deposita exatamente a quantidade necessária de produto. O toque que deixa no cabelo e couro cabeludo é hidratante, sublimado com um aspeto luminoso mas não gorduroso (aleluia), e com um aroma suave e viciante à frescura da melancia com a suavidade do leite de coco, realçadas pelo toque floral da gardénia e a nota amadeirada do sândalo. A fragrância perfeita para o verão (por favor, Lazartigue, é possível um perfume para os nossos cabelos com este delicioso cheirinho?).

E sem receio de não desaparecer na lavagem pois o cabelo fica perfeitamente hidratado e protegido mas a fórmula é perfeitamente eliminada com a passagem do champô.

Como usar a nova água Solar Protect da Lazartigue?

Solar Protect Lazartigue

Exatamente como devemos aplicar os nossos protetores solares de rosto e corpo, ou seja, antes e durante a exposição solar, reaplicando com frequência e especialmente depois dos banhos de mar e piscina. Basta agitar para obter uma textura homogénea e pulverizar generosamente a uma distância de 20 cm desde o couro cabeludo até às pontas do cabelo. Eu gosto de passar um pente de dentes largos após a aplicação, para chegar a cada fio de cabelo (fica a minha dica).

Onde comprar? Em farmácias ou parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

Solar Protect Lazartigue

Nota final? Uma ótima surpresa que vem colmatar uma falha no mercado, um produto que hidrata e protege o cabelo e o couro cabeludo em simultâneo, com um aroma delicioso, sem toque gorduroso e que sublima o cabelo, numa textura leve como a água e que refresca a cada aplicação!

Well done, Lazartigue!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Terapia com laser/luz de baixa potência na alopécia androgenética

A alopécia androgenética pode afetar 80% dos homens e 40% das mulheres. Uma vez que o tema da terapia do laser / luz de baixa potência tem vindo a aparecer cada vez mais sobre a forma de produtos intermináveis qu...

Julho 9, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024