6 dúvidas sobre lavagem do cabelo (segundo o dermatologista)

6 dúvidas sobre lavagem do cabelo

Há dúvidas que ainda persistem sobre a lavagem do cabelo. Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Quantas vezes devemos lavar o cabelo? O que é um champô antiqueda? É muito comum andarmos enganadas sobre algumas delas. Por isso pedi ao Dr. Rui Oliveira Soares, meu dermatologista há muitos anos, para me ajudar com essas dúvidas. Eu não conseguia acertar em todas!

6 duvidas sobre lavagem do cabelo

P: Quais são as perguntas recorrentes sobre a lavagem do nosso cabelo?
R: Existe alguma contra-indicação quanto a lavar a cabeça diariamente?

De uma forma geral não existe essa contra-indicação desde que se trate de duche e não de banho. O banho de banheira tende a secar muito mais a pele do que o duche. O bem-estar pessoal e social que decorre do duche diário ultrapassa largamente a única desvantagem, que consiste em secar um pouco mais a pele de pessoas já de base com pele muito seca (eczema atópico, ictioses, etc).

Lavar a cabeça demasiadas vezes é prejudicial para o couro cabeludo?

Não existe prejuízo evidente em lavar a cabeça muitas vezes, apesar do enraizado mito de que contribui à calvície. Também nunca foi comprovado que mais lavagens funcionem como mais estímulo à secreção sebácea, pelo menos dentro dos limites de frequência habituais.

Qual a periodicidade recomendada para a lavagem do cabelo?

Essa periodicidade recomendada não existe. De um modo geral podemos dizer que pessoas com estados descamativos do couro cabeludo (psoríase, dermite seborreica), com oleosidade intensa, bem como pessoas com atividade física várias vezes por dia terão necessidade de lavar mais vezes a cabeça.

Existe alguma diferença entre os hábitos de homens, mulheres e jovens?

Como atrás ficou exposto, cada um pode lavar a cabeça com a periodicidade que mais gosta. Sobretudo no caso de senhoras após a menopausa, e quando o cabelo não é abundante, é frequente quererem fazer um tratamento estético ao cabelo para o “armar” após a lavagem, pelo que optam por lavar a cabeça apenas no dia que vão ao cabeleireiro. Os jovens têm atividade física mais frequente e mais secreção sebácea, pelo que em regra lavam a cabeça diariamente. As mulheres de forma genérica lavam menos vezes a cabeça, o que podemos também atribuir à maior logística associada devido ao maior comprimento do cabelo, o que dificulta a secagem.

6 dúvidas sobre lavagem do cabelo

Quando o champô falha no efeito que queremos qual é o problema?

O problema habitualmente está na abordagem errada dos problemas que afetam o cabelo, sobretudo nos casos em que o cabelo alterado é reflexo de doença da pele do couro cabeludo. Tudo se passa na pele, e quase nada no cabelo (a haste é uma estrutura morta – as células vivas estão no folículo, dentro da pele). A capacidade de um champô mudar o que se passa no folículo é muito limitada.

Então o que é um champô anti-queda?

Este nome errado é dado a champôs que retiram menos sebo aos cabelos, o que causa efeito mais volume.

Rui Oliveira Soares (Dermatologista)

Quando percebi esta questão dos champôs antiqueda fiquei mesmo baralhada, não tinha ideia! Achava que era o contrário! Apesar de usar alguns champôs destes, vou alternando com champôs de frequência, pois lavo o cabelo todos os dias, sem medos, depois dos conselhos do médico.

E tu, tentas espaçar as lavagens ou lavas todos os dias?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Lambdapil 5 α Plus: o novo suplemento ISDIN

No início deste ano mostrei a minha experiência com o novo Lambdapil 5 α Plus da ISDIN, um suplemento que contém um conjunto de ingredientes com eficácia demonstrada na manutenção de um cabelo saudável e em situa...

Março 9, 2023

Bioclin Bio-Clean Up: o peeling para couro cabeludo

Quem tem descamação ou prurido no couro cabeludo e especialmente se é uma situação duradoura e que parece não ceder à lavagem em casa, deve consultar o dermatologista para consulta de cabelo. Sobre este tema, ten...

Fevereiro 18, 2023

Fibras capilares de queratina: 10 dúvidas frequentes

Um tema sobre o qual ainda não me tinha debruçado são as fibras capilares. Mas as fibras capilares têm várias utilidades e sei que este é um tema que poderá despertar bastante interesse às pessoas que acompanham ...

Janeiro 8, 2023

3 comentários

  1. Carla diz:

    Fiquei á espera de mais qq coisa….

  2. Carla diz:

    Achei este post muito leve
    Esperava mais informação

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla. Muito obrigada pelo teu comentário. É muito útil para mim. Tem feito parte do meu alinhamento editorial produzir textos curtos, pois é o formato que conseguimos ler online. É muito fácil num texto maior perdermos o interesse e desligarmos. Há imensa coisa para falar sobre cada um dos temas, e se fosse fazê-lo de forma exaustiva os textos teriam facilmente milhares de carateres. Por isso há muitos temas que irão ser divididos por vários artigos. Prefiro editá-los e trazer temas mais pequenos, respostas mais breves. Sendo que se ficaste com qualquer dúvida diz-me que poderei abordar numa próxima vez. Muito obrigada!

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023